Lubrificação da corrente
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Tonão
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GSX750F Online :: Geral :: Mecânica
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Lubrificação da corrente
Pessoal, vamos aqui conversar um pouco sobre os produtos usados pelos integrantes do fórum para manter as correntes limpas e lubrificadas.
A minha corrente estava muito seca...dei uma pesquisada na Internet e perguntei ao meu mecânico e comprei o ChainLube (Motul). Trata-se de um spray que, depois de limpar a corrente, a gente aplica generosamente em toda a corrente...moçada a diferença é muito grande de uma corrente seca para uma bem lubrificada.
Pontos positivos:
1) A F roda muito mais macia
2) A vida útil da relação aumenta
3) O produto não acumula sujeira na corrente (como ocorre com a graxa)
4) Muito fácil e rápido de aplicar
Ponto negativo: o preço (prá variar, né????) - pela embalagem com 400ml paguei R$ 50,00...só que apliquei uma vez e o tudo ainda está bem cheio, me parece que ainda poderei aplicar por umas 5 ou 6 vezes. Ou seja, pelo menos rende bem.
Eu recomendo!!!! Abrs - Tonão
A minha corrente estava muito seca...dei uma pesquisada na Internet e perguntei ao meu mecânico e comprei o ChainLube (Motul). Trata-se de um spray que, depois de limpar a corrente, a gente aplica generosamente em toda a corrente...moçada a diferença é muito grande de uma corrente seca para uma bem lubrificada.
Pontos positivos:
1) A F roda muito mais macia
2) A vida útil da relação aumenta
3) O produto não acumula sujeira na corrente (como ocorre com a graxa)
4) Muito fácil e rápido de aplicar
Ponto negativo: o preço (prá variar, né????) - pela embalagem com 400ml paguei R$ 50,00...só que apliquei uma vez e o tudo ainda está bem cheio, me parece que ainda poderei aplicar por umas 5 ou 6 vezes. Ou seja, pelo menos rende bem.
Eu recomendo!!!! Abrs - Tonão
Tonão- Moderador
- Número de Mensagens : 687
Idade : 59
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Lubrificação da corrente
Certa vez fiz um orçamento de uma relação completa da 'F' (original) custava na concessionária R$ 1.700 hehehe então tem de cuidar mesmo
Cara eu uso WD40 mesmo... 300ml R$18... lubrifico a corrente de 15 em 15 dias mais ou menos...
Como sai com a água, na minha moto de trilha tb utilizo o WD40, porém combinado com graxa
Falow.
Cara eu uso WD40 mesmo... 300ml R$18... lubrifico a corrente de 15 em 15 dias mais ou menos...
Como sai com a água, na minha moto de trilha tb utilizo o WD40, porém combinado com graxa
Falow.
Re: Lubrificação da corrente
Eu tb uso este lubrificante e as vezes quando vou rodar bastante ainda coloco graxa branca que levo sempre comigo, mais este lubrificante pra quem anda pouco é exelente, RECOMENDO TB TONÃO tô com vc.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Lubrificação da corrente
geramente eu lavo minha correte com querozene, aplico lubrificante e depois "graxa branca spray". essa graxa e muito boa, nao pega sujeira e boa de se aplicar sem melequeiras, rsrsr.
ademar moraes- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2010
Re: Lubrificação da corrente
Isso mesmo ademar moraes;
Lavar bem a corrente com querosene para tirar residos velhos, areia e sujeiras afins, depois é bom passar um jato d'gua......a limpeza com querosene tem que ser rápida, pois a borracha não lida muito bem com querosene......resseca. Há comentários verídicos de corrente arrebentada
segue opções,
1 - Spray grafitado tipo: HP, Motul, Vaz, AMA
2 - Óleo 90, suja mais, lubrifica mais
3 - Óleo 140, suja menos, lubrifica menos
4 - graxa branca
Eu uso óleo 90 com graxa branca spray. Espero uns instantes para secar Notei que andando na cidade nao esquenta o suficiente para derreter a graxa. Agora andando na estrada a mais de 120km/h ai a corrente esquenta e a graxa dá uma derretida e suja um pouco a roda (da moto...rsrsr), não se compara a usar só o óleo 90.
E de preferência nunca usar desingripantes tipo Loctite ou white lub.
Lavar bem a corrente com querosene para tirar residos velhos, areia e sujeiras afins, depois é bom passar um jato d'gua......a limpeza com querosene tem que ser rápida, pois a borracha não lida muito bem com querosene......resseca. Há comentários verídicos de corrente arrebentada
segue opções,
1 - Spray grafitado tipo: HP, Motul, Vaz, AMA
2 - Óleo 90, suja mais, lubrifica mais
3 - Óleo 140, suja menos, lubrifica menos
4 - graxa branca
Eu uso óleo 90 com graxa branca spray. Espero uns instantes para secar Notei que andando na cidade nao esquenta o suficiente para derreter a graxa. Agora andando na estrada a mais de 120km/h ai a corrente esquenta e a graxa dá uma derretida e suja um pouco a roda (da moto...rsrsr), não se compara a usar só o óleo 90.
E de preferência nunca usar desingripantes tipo Loctite ou white lub.
motokios- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 761
Idade : 51
Data de inscrição : 30/06/2009
Re: Lubrificação da corrente
Motokios eu tava esquecido dessa acao do queroone ressecar a corrente, eu nao estava dando o jato de agua para retirar o solvente.
valeu pela dica.
valeu pela dica.
ademar moraes- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2010
Re: Lubrificação da corrente
"tamu" aí pra isso .......
motokios- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 761
Idade : 51
Data de inscrição : 30/06/2009
Re: Lubrificação da corrente
MOTOKIOS, diga ae que musica vc esta escultando, o pixano esta animado
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Lubrificação da corrente
hehehehehe....to ouvindo o Hino dos Motociclistas..... BORN TO BE WILD BY CLAUDIOTULL.
Nós nascemos para sermos selvagens. Tema do filme Easy Rider.
Boa essa musica né. Gosto muito dela!.
Nós nascemos para sermos selvagens. Tema do filme Easy Rider.
Boa essa musica né. Gosto muito dela!.
motokios- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 761
Idade : 51
Data de inscrição : 30/06/2009
Re: Lubrificação da corrente
Esse bichano aí ficou muito legal mesmo...show. Abs - Tonão
Tonão- Moderador
- Número de Mensagens : 687
Idade : 59
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Lubrificação da corrente
Pessoal, eu costumo utilizar uma graxa líquida lubrificante a qual é aplicada em spray - tubo de 500ml da WÜRTH SaBesto HHS2000 - "adere a altas pressões. Produto de ótima penetração e de forte aderencia ao metal mesmo em altas vibrações. Possui efeito prolongado e ação anti-corrosiva, resistente a água doce e salgada, a soluções fracas de alcalis e acidos. Resistente a uma temperatura de -35*C até +200*C".
A graxa é show de bola mas as Desvantagens são: preço medio de 60 a 80Reais e nas primeiras voltas suja um pouco.
A graxa é show de bola mas as Desvantagens são: preço medio de 60 a 80Reais e nas primeiras voltas suja um pouco.
Re: Lubrificação da corrente
Creio que o mais importante é limpar bem a corrente antes de lubrificar, principalmente se tiver areia, barro ou qualquer outro resíduo aparente. Se a corrente não estiver com a cor "prata" ou "grafite escuro" brilhante, possivelmente precise de limpeza.
Motivos:
1) A sujeira atua como uma lixa, especialmente a combinação graxa+areia. Quando a corrente está suja e é lubrificada, você "cobre" a sujeita e os detritos com o lubrificante, muitas vezes gerando uma "pasta" que cobre a corrente e fica mais grossa, mais escura e mais suja a cada aplicação posterior. Mas, sem dúvida é melhor uma corrente suja e lubrificada do que uma corrente sem nenhuma lubrificação.
2) Quando a corrente está suja, o novo óleo aplicado não tem contato e nem "gruda" na corrente, sendo assim, além de não cumprir o seu papel, dura menos pois é mais facilmente expulso dela.
Para limpar, o ideal é passar com abundância um óleo fino, que penetre bem e tenha detergentes que retirem a sujeira, como WD40, Penetril, etc. Uma escova de dentes ou pincel fino ajudam muito na limpeza, facilmente tiram a sujeira e detritos acumulados (óleo velho, areia, barro, etc).
Neste ponto a corrente fica bem mais limpa porém ainda existe muito óleo velho e algumas impurezas nela. É o momento ideal para dar uma volta curta, bem devagar, para "expulsar" estes elementos da corrente. Geralmente, ao rodar, o excesso de óleo e sujeira, saem na forma de um líquido fino de cor preta que pinga com muita facilidade, em abundância.
Na volta, é interessante retirar o excesso de óleo que pode haver na corrente e neste momento já podemos observar que os roletes da corrente estão bem mais livres e giram com facilidade. Pode ser interessante retirar o excesso desse óleo com um pano, deixando a corrente "seca" e preparada para receber o novo óleo.
Para finalizar, Motul Chain Lube aplicado generosamente apenas na parte interior da corrente (pode ser usado um pincel para espalhar melhor e aproveitar melhor o óleo) e um descanso de 15 minutos antes de usar a moto, segundo as instruções da embalagem. Geralmente depois dessa aplicação, se a corrente não sujar muito, é possível apenas reaplicar o Chain Lube novamente a cada "x" Km até que a corrente pareça suja novamente.
PS: aparentemente, não é aconselhável usar querosene para a limpeza e muito menos água sob pressão.
Motivos:
1) A sujeira atua como uma lixa, especialmente a combinação graxa+areia. Quando a corrente está suja e é lubrificada, você "cobre" a sujeita e os detritos com o lubrificante, muitas vezes gerando uma "pasta" que cobre a corrente e fica mais grossa, mais escura e mais suja a cada aplicação posterior. Mas, sem dúvida é melhor uma corrente suja e lubrificada do que uma corrente sem nenhuma lubrificação.
2) Quando a corrente está suja, o novo óleo aplicado não tem contato e nem "gruda" na corrente, sendo assim, além de não cumprir o seu papel, dura menos pois é mais facilmente expulso dela.
Para limpar, o ideal é passar com abundância um óleo fino, que penetre bem e tenha detergentes que retirem a sujeira, como WD40, Penetril, etc. Uma escova de dentes ou pincel fino ajudam muito na limpeza, facilmente tiram a sujeira e detritos acumulados (óleo velho, areia, barro, etc).
Neste ponto a corrente fica bem mais limpa porém ainda existe muito óleo velho e algumas impurezas nela. É o momento ideal para dar uma volta curta, bem devagar, para "expulsar" estes elementos da corrente. Geralmente, ao rodar, o excesso de óleo e sujeira, saem na forma de um líquido fino de cor preta que pinga com muita facilidade, em abundância.
Na volta, é interessante retirar o excesso de óleo que pode haver na corrente e neste momento já podemos observar que os roletes da corrente estão bem mais livres e giram com facilidade. Pode ser interessante retirar o excesso desse óleo com um pano, deixando a corrente "seca" e preparada para receber o novo óleo.
Para finalizar, Motul Chain Lube aplicado generosamente apenas na parte interior da corrente (pode ser usado um pincel para espalhar melhor e aproveitar melhor o óleo) e um descanso de 15 minutos antes de usar a moto, segundo as instruções da embalagem. Geralmente depois dessa aplicação, se a corrente não sujar muito, é possível apenas reaplicar o Chain Lube novamente a cada "x" Km até que a corrente pareça suja novamente.
PS: aparentemente, não é aconselhável usar querosene para a limpeza e muito menos água sob pressão.
Fernand- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 11
Idade : 50
Data de inscrição : 09/04/2010
Re: Lubrificação da corrente
Pessoal,
Eu decobri uma graxa que tem a mesma formulacao da motul, mas e a metade do preco. Chama-se molisyl, da molicote (ou vice versa). Paguei R$ 23 na G.O., mas um camarada foi direto na fabrica em Alphaville e pagou ainda mais barato. Para mim e a melhor pedida, porque quando vc aplica ela e liquida (maxima penetracao) e depois de 15 minutos ela estufa e vira uma pasta (max aderencia). Recomendo. Ah e dura bem
Eu decobri uma graxa que tem a mesma formulacao da motul, mas e a metade do preco. Chama-se molisyl, da molicote (ou vice versa). Paguei R$ 23 na G.O., mas um camarada foi direto na fabrica em Alphaville e pagou ainda mais barato. Para mim e a melhor pedida, porque quando vc aplica ela e liquida (maxima penetracao) e depois de 15 minutos ela estufa e vira uma pasta (max aderencia). Recomendo. Ah e dura bem
Soares- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 417
Idade : 50
Data de inscrição : 26/07/2009
Re: Lubrificação da corrente
Sempre utilizei óleo 90 e graxa em spray. As vezes óleo grafitado. A roda fica um pouco suja, para pelo valor da relação, vale a pena. Mas todos os métodos aqui citados sao válidos para manter a durabilidade do conjunto. Quanto a sujeita, dificilmente na área de atrito vaí ficar alguma. Limpeza em excesso pode estragar os retentores da corrente. Abraço a todos. Marco.
Re: Lubrificação da corrente
Pessoal tenho usado o spray da Repsol bom e barato, mas tb uso a graxa que vem junto nas embalagens de mocineticas de autos, ja que tenho um amigo mecanico de autos e ai sai de graça. Esta graxa vem em um traviseirinho de umas 100gms e tambem é grafitada.
Abs a todos
Abs a todos
Marcos_bjp- GS 500
- Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009
Re: Lubrificação da corrente
troquem o querosene por oleo diesel. mais facil de achar e mais barato. por natureza nao agride os retentores da mesma forma, mas tem 10% de gasolina. mesmo assim agride menos do q querosene
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Lubrificação da corrente
PESSOAL O QUE O FUCHS ESTA FALANDO SOBRE O OLEO DIESEL PARA LIMPEZA É A MELHOR E MAIS BARATO SOLUÇÃO DE LIMPEZA, É OTIMO, SÓ NÃO PODE BEBER E DEIXAR FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇADAS.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
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