Quebra de parafuso
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Quebra de parafuso
Então após ver tantos tutoriais aqui disso e daquilo, resolvi por a mão na massa.
Começou semana passada no carro, um rato entrou no sistema de ventilação do ar condicionado desmontei o painel da Meriva e assim por diante, deixei tudo novo e higienizado (é uma longa história sem tiverem curiosidade eu detalho).
Hoje, resolvi pegar a Twister e trocar óleo, filtro e vela, desmontei tanque e assim por diante, porém na hora de apertar o parafuso da caixa do filtro de óleo apertei muito o parafuso e a cabeça quebrou ficando lá dentro da tampa do motor a rosca .
Os amigos já passaram por situação semelhante ? Qual foi a solução "caseira" encontrada ?
Obrigado
Começou semana passada no carro, um rato entrou no sistema de ventilação do ar condicionado desmontei o painel da Meriva e assim por diante, deixei tudo novo e higienizado (é uma longa história sem tiverem curiosidade eu detalho).
Hoje, resolvi pegar a Twister e trocar óleo, filtro e vela, desmontei tanque e assim por diante, porém na hora de apertar o parafuso da caixa do filtro de óleo apertei muito o parafuso e a cabeça quebrou ficando lá dentro da tampa do motor a rosca .
Os amigos já passaram por situação semelhante ? Qual foi a solução "caseira" encontrada ?
Obrigado
Emerson Alex Zylan- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 76
Idade : 52
Data de inscrição : 15/12/2013
Re: Quebra de parafuso
De posse de uma solda eletrica ou mig (não esquecendo de retirar os cabos de bateria, e aterrar no bloco do motor, não aterre na moto, pois a energia passará pelos cabos dela), solde uma chapa, da seguinte forma.
Coloque uma arroela, pode ser colada, essa servira de proteção para que o eletrodo não vaze. Pegue uma chapa de uns 2mm de espessa, por uns 1,5cm de largura, no comprimento que lhe convier.
Coloque num tanto que a ponta da chapa, pegue um pouco mais da metade do parafuso quebrado.
Solde, se for solda eletrica, use eletrodo de niquel-cromo.
Assim que soldar, jogue água, para haver o choque térmico.
Com um alicate, comece a forçar, um pouco em cada sentido, mais sem muita força.
Não coloque porca para soldar. pois não pega muito bem.
Esse serviço aprendi com um torneiro.
Durante o processo de retirada, vá jogando água, um fiozinho, pois a água é o melhor desingripante que existe.
Vai retirando a sujeira da rosca.
Coloque uma arroela, pode ser colada, essa servira de proteção para que o eletrodo não vaze. Pegue uma chapa de uns 2mm de espessa, por uns 1,5cm de largura, no comprimento que lhe convier.
Coloque num tanto que a ponta da chapa, pegue um pouco mais da metade do parafuso quebrado.
Solde, se for solda eletrica, use eletrodo de niquel-cromo.
Assim que soldar, jogue água, para haver o choque térmico.
Com um alicate, comece a forçar, um pouco em cada sentido, mais sem muita força.
Não coloque porca para soldar. pois não pega muito bem.
Esse serviço aprendi com um torneiro.
Durante o processo de retirada, vá jogando água, um fiozinho, pois a água é o melhor desingripante que existe.
Vai retirando a sujeira da rosca.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Quebra de parafuso
OPA ERMERSON ALEX ZYLAN SEM PROBLEMA ALGUM, ALEM DO MODO FALADO PELO NOMED750, VC PODE FAZER O SEGUINTE.
EXISTE UMA FERRAMENTA CHAMADA EXTRATOR QUE COM A AJUDA DE UMA BROCA DE DIAMETRO MENOR QUE A DO PARAFUSO VC FAZ UM FURO CENTRAL NO PEDAÇO QUE FICOU NO BLOCO DO MOTOR E COM O EXTRATOR E DESINGRIPANTE VC RETIRA ELE, MAIS É PRECISO TER A MANHA PARA TAL SERVIÇO.
UMA OUTRA MANEIRA É FAZER UMA TALHADEIRA COM A PONTA BEM FININHA E COM A AJUDA DO SR. MARTELO, ONDE A PONTA DA TALHADEIRA FINA VAI DO LADO DO PEDAÇO DO PARAFUSO E COM ALGUMAS PANCADA NA TALHADEIRA NO SENTIDO ANTI-HORARIO.
NÃO PRECISA SE PREOCUPAR VC NÃO FOI O PRIMEIRO NEM SERÁ O ULTIMO A ACONTECER ISTO.
GOSTARIA NO ENTANTO DE SALIENTAR QUE QUEM VÊDA NÃO É O APERTO DO PARAFUSO E SIM O O-RING OS PARAFUSOS SÓ SERVEM PRA SUSTENTAR A TAMPA, PORTANTO NÃO É PRECISO TIRAR SANGUE DO PARAFUSO.
SE VC TIVER DIFICULDADE LEVE A UM AJUSTADOR OU TORNEIRO QUE ELES FAZEM ISTO BRINCANDO FAZ PARTE DA ROTINA DELES.
EXISTE UMA FERRAMENTA CHAMADA EXTRATOR QUE COM A AJUDA DE UMA BROCA DE DIAMETRO MENOR QUE A DO PARAFUSO VC FAZ UM FURO CENTRAL NO PEDAÇO QUE FICOU NO BLOCO DO MOTOR E COM O EXTRATOR E DESINGRIPANTE VC RETIRA ELE, MAIS É PRECISO TER A MANHA PARA TAL SERVIÇO.
UMA OUTRA MANEIRA É FAZER UMA TALHADEIRA COM A PONTA BEM FININHA E COM A AJUDA DO SR. MARTELO, ONDE A PONTA DA TALHADEIRA FINA VAI DO LADO DO PEDAÇO DO PARAFUSO E COM ALGUMAS PANCADA NA TALHADEIRA NO SENTIDO ANTI-HORARIO.
NÃO PRECISA SE PREOCUPAR VC NÃO FOI O PRIMEIRO NEM SERÁ O ULTIMO A ACONTECER ISTO.
GOSTARIA NO ENTANTO DE SALIENTAR QUE QUEM VÊDA NÃO É O APERTO DO PARAFUSO E SIM O O-RING OS PARAFUSOS SÓ SERVEM PRA SUSTENTAR A TAMPA, PORTANTO NÃO É PRECISO TIRAR SANGUE DO PARAFUSO.
SE VC TIVER DIFICULDADE LEVE A UM AJUSTADOR OU TORNEIRO QUE ELES FAZEM ISTO BRINCANDO FAZ PARTE DA ROTINA DELES.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Quebra de parafuso
Alem dos procedimentos acima citados, pode tentar, se conseguir uma furadeira que gire nos dois sentidos e uma broca esquerda .
Como vai girar no sentido de tirar o parafuso, pode ser que saia .
Caso não saia, ve se consegue alargar o furo em dois sentidos, da forma de encaixar uma
chave de fenda .
Como vai girar no sentido de tirar o parafuso, pode ser que saia .
Caso não saia, ve se consegue alargar o furo em dois sentidos, da forma de encaixar uma
chave de fenda .
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: Quebra de parafuso
as duas dicas são boas, a segunda demanda menos mão de obra e pode dar certo, você vai girar no sentido oposto e o dito teimoso vai sair.
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
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