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Projeto Brasil-Peru-Bolivia-Paraguai-Argentina-Brasil Maio de 2015

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Projeto Brasil-Peru-Bolivia-Paraguai-Argentina-Brasil Maio de 2015 - Página 2 Empty Projeto Brasil-Peru-Bolivia-Paraguai-Argentina-Brasil Maio de 2015

Mensagem por wla Qui 25 Jun 2015, 02:07

Relembrando a primeira mensagem :

O Sonho... O planejamento...

O sonho de rodar pela América do Sul, um período de 30 dias de férias que surgiu de certa forma até inesperada, a experiência de uma Viagem Argentina 2013 de moto internacional, o desejo de conhecer o salar de Uyuni (o deserto de sal a 3600m de altitude na Bolívia), o lago Titicaca, Machu Pichu...

A idéia dessa aventura, tomou forma após a leitura de 2 livros, baseado nessas leituras o roteiro da viagem foi escolhido. Foram muitas horas de planejamento nos últimos 6 meses. Os livros são:

- Diários de Motocicleta de Ernesto Che Guevara
Resumo: Em 1952 Ernesto Guevara e o seu amigo Alberto Granado embarcaram numa viagem pela América do Sul, da Argentina ao Peru. Juntos percorreram aproximadamente 12 000 quilómetros em terras sul-americanas, munidos apenas do essencial e da sua motocicleta. Ernesto Guevara - que viria a ficar conhecido como Che Guevara - era então um jovem desejoso de conhecer o mundo. Diários de Motocicleta conta a história dessa viagem, num relato vívido e empolgante, ilustrado com fotografias inéditas tiradas pelo próprio Enesto Guevara. Conta ainda com um terno prefácio de Aleida Guevara, que oferece uma perspectiva diferente do pai, distinta da do ícone em que se veio a tornar.
- A caminho do céu do motociclista e escritor mineiro Rômulo Provetti
Resumo: A caminho do céu, uma viagem de moto pelo Altiplano Andino, conta a aventura de dois motociclistas brasileiros, Rômulo Provetti e Marcelo Penna Guerra, em uma viagem de 11.524 km pelas estradas de seis países sul-americanos: Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai. Nessa viagem, eles passaram por muito calor, frio, fome e contratempos, um acidente, estradas bloqueadas, chuva, neve e gelo, conheceram alguns dos destinos mais fantásticos da Cordilheira dos Andes, como Machu Picchu, o Lago Titicaca, o Salar de Uyuni, o Deserto do Atacama e muitos outros lugares que povoam a imaginação da maioria dos viajantes de todo o mundo, viram paisagens de tirar o fôlego, encantaram-se com as pessoas, encontraram e venceram muitas dificuldades e barreiras no caminho, inclusive neles próprios.

O planejamento dessa aventura incluía um acréscimo de superação ao já grande desafio, a motocicleta a ser pilotada era uma Honda NX350 Sahara ano de fabricação 1990 (25 anos de uso), com 66.000kms rodados antes de iniciar a viagem.
A primeira versão/modelo que chegou ao mercado era oferecida na cor Branca/vermelho/azul e na época ganhou o apelido de Capitão América devido às cores da bandeira americana. Essa motocicleta foi produzida pela Honda entre os anos 1990 e 1999 em substituição a Honda XLX350R, e Depois foi substituída pela Honda Nx400 Falcon, a Sahara tem 31CV, 6marchas, pesa 144kg, consumo em estrada 20km/l e velocidade de cruzeiro 120km/h.



A preparação
Para uso dessa moto nessa viagem, haviam limitações a serem superadas, de autonomia de combustível (com o tanque original de 14lts a autonomia era de 280kms), iluminação(farol), conforto e por ser uma motocicleta ainda carburada sofreria muito na altitude das Cordilheiras dos Andes e Altiplano Andino. Havia uma dúvida acerca da sua resistência. O excelente estado de conservação era um ponto a favor.
Teve um papel fundamental nesse projeto o meu amigo Marcelo Rocha, foi ele quem topou o desafio de preparar essa moto para superar a aventura. Na oficina do Marcelo a moto ganhou uma grande revisão, e um upgrade tecnológico: faróis de Led, tanque marítimo auxiliar de 11lts, tomada 12volts e USB, suportes de GPS, GPS Garmin Zumo e Garmin Nuvi 2560, riser de guidão, bolha mais alta, bauleto Givi 43lts, suporte para câmera GoPro, ajustes na suspensão traseira, protetor do motor, reforços no bagageiro e chassis para suportar o peso do tanque auxiliar, e pneus Metzeler Tourance... Valeu Marcelão!! Pelo bom estado de conservação motor, carburação e a parte elétrica não necessitaram de nenhum ajuste.
Uma lista de peças sobressalentes (cabos de comando, manicoto e manetes, fusíveis, todas as lâmpadas, cdi, tensor de corrente, relê de partida, bobina, vela de ignição, chicote principal, câmaras de ar, retrovisores) e ferramentas (todas para desmontar qualquer item da moto) foram adicionados a bagagem. De todos esses itens somente uma lâmpada de seta foi necessário rs.

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A moto apresentou pequenas falhas durante a viagem, considerei mínimas diante da quilometragem percorrida e situações enfrentadas. Foram temperaturas extremas, abaixo de zero grau e acima de 40 graus, muita chuva, estradas de rípio, terra, deserto de sal... basicamente: 1 lâmpada de seta, descanso empenado, Pedal de Câmbio sem aperto e o fim da relação com 9.000kms rodados. Entre Porto Velho e Rio Branco-AC uma cratera na estrada deixou as duas rodas quadradas, mas esse reparo não considero um defeito e sim um acidente de percurso.
Agradecer aqui as muitas pessoas que me apoiaram nessa aventura, meus familiares, minha noiva e muitos amigos, os novos amigos que surgiram durante a aventura, e pessoas que tive contato e sempre desejavam sorte... foram muitas mensagens de apoio e incentivo desde o lançamento da ideia, que me deram o apoio necessário na hora certa.

Pequeno Resumo
Distância Percorrida 10.502kms
Quantidade de dias: 25 dias
Melhor Média Consumo de Gasolina: 23,0km/l
Pior Média Consumo de Gasolina: 17,8km/l
Gastos:  US$100/Dia
Paises: Brasil-Peru-Bolivia-Argentina-Paraguai-Brasil
Estados Brasileiros: Minas Gerais-Goiás-Mato Grosso-Rondonia-Acre-Paraná-São Paulo-Minas Gerais



DIA 01
"a estrada é longa e a vida é curta"... Finalmente a insônia e ansiedade que antecedem uma aventura chegaram ao fim... Moto na estrada acompanhada daquele frio
no estômago e do pensamento "pq estou me enfiando nessa loucura, pq deixar a zona de conforto, a família, os amigos, o meu amor...", mas quem curte motociclismo e aventura, e ainda gosta de viajar entende perfeitamente... É viajar por paisagens, é o querer ver cm os próprios olhos e não pelo que falaram os livros.... Hoje Atravessei o estado de Minas sentido Oeste chegando a Goiás... Andei dentro das nuvens numa forte neblina próximo à Luz e Araxá, Viajei por paisagens fantásticas como uma fazenda de girassóis próximo a Uberaba, pastos a perder de vista na divisa cm Goiás....e assim vamos seguir potencializando a saudade das pessoas que amo e alimentando a alma com novas paisagens, novas estradas, novas aventuras..
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DIA 02
O segundo dia de uma viagem de motocicleta é mais leve, você já superou a tensão do primeiro dia onde a motocicleta, o equipamento e você são testados em tempo de voo... É realmente como se fosse uma decolagem de aviãoc depois disso você estabiliza... Se ontem foi o dia das chuvas hoje foi o dia perfeito pra pilotar, temperatura boa e sem chuvas... Continuando para o Oeste sai de Goiás e entrei no Mato Grosso... Foram centenas de quilômetros cm plantações a perder de vista margeando a estrada, o tal "chão goiano" é uma terra próspera, planícies sem fim. O espetáculo do dia foi o por do sol... Como estava indo para o oeste... Parecia que eu perseguia o por do sol e isso fez prolongar o show... Mas ele foi mais rápido e a noite chegou na estrada, os faróis de led mostraram seu valor... Sucuris aterrissados em Rondonópolis(o nome da cidade é em homenagem a Marechal Rondon desbravador dessas terras...Força e fé!
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DIA 03
foi um dia completo do ponto de vista de uma estrada de moto, primeiro 150kms rodados numa estrada péssima, pista simples sem sinalização abarrotada de carretas bi-trem... Mto calor e aumentava a medida que me aproximada de Cuiabá (a capital do Pantanal), a paisagem permanecia a mesma, plantações de soja, algodão e girassol a perder de vista, atravessei Cuiabá pelo centro da cidade e o calor cantado na música do Skank é bem real...80kms após Cuiabá parei num restaurante de beira de estrada que possui Wi-Fi, lá sentado conversando cm um senhor, ele me falou cm toda a calma do mundo: moço acho que sua moto tá caindo (Rs), olhei e não acreditei a moto estava deitando pois o descanso não estava suportando o peso da moto + bagagem... Seguramos a moto pra não cair, e peguei estrada, faltavam ainda 362kms pro destino do dia (pontes e Lacerda MT), passando pela cidade de Carceres resolver entrar e resolver o problema da moto, e encontrei a solução na Moto pelo "cabeça", apelido do dono por ser uma espécie de professor pardal como mecânico de motos, constrói ferramentas e máquinas para sua oficina, e esse cara foi p responsável por montar um pedal de descanso de ferro maciço usando a estrutura tubular do meu descanso (empenado). Bom cm 3 horas de atraso sai de Carceres as 21:30 e ainda faltavam 230 até o destino... Me alertaram para o perigo de animais na pista, devido aos muitos alagados ao longo da estrada onde viviam capivaras e outros animais, e fui bem cauteloso e Tbm preparei para clicar cm a GOPro qq bicho q atravessasse minha frente, mas somente vi um sapo Rs
Se ontem o espetáculo foi acompanhar o por do sol, hoje foi a lua que me fez companhia no trecho final da estrada, e pilotar a noite cm lua cheia em pleno pantanal mato-grossense foi fantástico... Pouco Dps da meia noite aterrizei em Pontes e Lacerda... Amanhã tem mais... É Sucuris no comando!
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DIA 04
Decolei rumo ao norte/noroeste, mais um dia perfeito pra pilotar cm temperatura agradável, pouco trânsito, estrada boa... Segundo o escritor Romulo Provetti, o Homem que sai numa viagem de moto volta diferente, volta melhor... Hj refletindo sobre isso na estrada, acabei por concordar... Numa viagem solitária de moto chega determinado momento que vc
Está ali pilotando quase de forma automática e a cabeça está passando um verdadeiro
Filme, você trás a
Tona centenas de lembrança, alegres... Tristes... Vem musicas na cabeça, cheiros, situações, vc vai linkando tudo aquilo E de alguma forma reprocessa aquilo como uma forma de superação... E de fazer melhor... Se sair melhor numa próxima... Uma Viagem solitária de moto é na verdade uma viagem ao seu interior...
A paisagem que antes era dominada por extensas plantações deu lugar a pastos cm gado e fazendas particulares, o relevo Tbm mudou com alguns morros lembrando algumas paisagens de Minas... 80 kms após Pontes e Lacerda-MT duas Serras uma de cada lado da estrada, formavam um paredão e acompanhavam a estrada por vários quilômetros... Após isso passei por alguns trechos de mata nativa, a mata abraçava a estrada formando um visual muito legal... incrível como a temperatura muda qdo você entra nessa vegetação, isso nos dá a certeza que as mudanças de clima que observamos são resultado principalmente dos desmatamentos... Em certos trechos da estrada comecei a observar que havia buracos, quer dizer panelas sempre do lado direito da estrada, fiquei pensando o pq desses buracos na mesma posição do asfalto naquele trecho até q matei a charada, eram as copas das árvores que avançavam sobre a estrada e ali faziam suas goteiras... Algum tipo de reação da floresta ante a devastação rs.
Quando faltavam 10kms para a cidade de Pimenta Bueno, a estrada desapareceu dando lugar a um tapete de crateras lunares, os bi-trens que eram maioria bailavam de um lado a outro da estrada escolhendo os buracos menores.. Cheguei a ver molas e borrachas de suspensão pelo Chão, provavelmente dos caminhões que pesados sofriam muito nesse trecho..No meio desse trecho passou uma placa de sinalização cm o desenho de um homem cm uma pá e logo abaixo a legenda homens trabalhando, logo pensei e comecei a rir sozinho, então é esse fdp q tá cavando esses buracos cm a pá... Como tudo para o marketing é uma oportunidade de negócio, logo após os 10kms de crateras tínhamos a borracharia do Negrinho q estava cheia Rs e 100 Metros depois uma grande loja de molas para caminhões.
Bom chegando próximo da divisa Mato Grosso/Rondônia me deparo cm o restaurante "Rancho do Sucuri"... Logo pensei: um sinal divino pra almoçar Rs... Mto legal o lugar, deixei a nossa marca e ainda trouxe uma pequena lembrança da cachaça Sucuri produzida lá...
Algumas informações técnicas do Voo, a capitão América está cm um consumo médio de 20km/l... Autonomia de 500kms, a moto continua perfeita dentro de suas limitações, e o peso da bagagem e tanque auxiliar tem deixado por vezes à frente cm aquele shimy, nada q uma pilotagem tranquila não resolva...
Já no lusco fusco cheguei em Ji Parana e encerrei a estrada de hj... Amanhã tem mais...força e fé...
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DIA 05
Rumo ao norte, o dia prometia ser um dos mais punks da viagem e com certeza se superou, primeiro por conta da distância e segundo pela condição das estradas. Saindo de Ji-Parana são 30 kms até a cidade de Ouro Preto do Oeste, um trecho bastante perigoso e cm muitos bi-trens. Após isso, a partir de Ariquemes muito tranquilo numa estrada boa de andar até Porto Velho/RO.
Passei por rios que pareciam mar, vi casas em palafitas sobre os rios, e também alguns balneários em braços dos rios que no domingo à tarde e cm calor estavam cheios. A paisagem apresentava ora fazendas de gado, passei por uma unidade da JBL(e uma unidade de confinamento), Tbm começam a aparecer pequenas propriedades rurais.
Após Porto Velho a brincadeira começou a ficar mais séria, estrada cm trechos mto ruins... Era uma preocupação grande pois havia a necessidade de pilotar a noite.
Causo: parei a moto para fotografar um alagado ao lado da estrada, tirei a luva da mão direita, fotografei, montei na moto e sai, uns 25kms depois comecei a perceber um vento na mão direita, putz ai q me dei conta q a luva q estava sobre a bagagem deve ter caído logo que sai, para tentar recuperá-la tinha q voltar 25kms e DPs Os 25kms de novo, acabei desistindo da luva q cumpria sua última viagem devido ao desgaste e promovendo a luva de chuvas a titular nessa viagem.
Numa outra parada novamente para fotos, achei um par de óculos escuros daqueles de plástico xing-ling, se foi algum tipo de compensação eu quero a minha luva de volta Rs
Anoiteceu na estrada e veio uma chuva torrencial, parei a moto no meio do nada cm floresta dos dois lados, os raios iluminavam o céu todo, ai pensei: pelo horário podia estar em casa vendo TV (Faustão), conclui melhor estar na estrada na floresta amazônica. Debaixo de chuva cheguei na balsa q faz a travessia do rio madeira (em 10 minutos)... Após a balsa partir a chuva diminuiu a intensidade e qdo atracamos fui o primeiro a sair e mesmo a noite cm pista molhada desenvolvia bem, faltando 140kms para a divisa entre Rondônia e Acre a estrada deu lugar a crateras lunares, mas de uma forma bem perigosa, você tinha trechos de estrada boa e do nada surgiam verdadeiras panelas em vários pontos da estrada, mesmo cm toda cautela e cm faróis que iluminavam uns 150metros à frente acertei pelo menos 2 dessas panelas sem nenhum dano mas tomei um grande susto pois os buracos eram bem largos e fundos, imaginei q um pneu de perfil baixo e/ou rodas de liga não sobreviveriam a esses 2 impactos... No final das contas cheguei em Rio Branco no Acre as 00:15hs (o fuso aqui é 2hs a menos q Minas)... E cheguei inteiro após 14hs na estrada... Ufa
Uma curiosidade, observei q após mais de 3.000kms rodados e passando por muitas cidades pequenas não vi ainda ninguém andando a cavalo, definitivamente foram substituídos por motos, a maioria Biz, Cg e algumas cinquentinhas xing ling,
Inclusão digital: Incrível mas todo posto aqui tem Wi-Fi liberado desde o Matogrosso, Rondônia e Acre, parei em alguns q o chão era de terra e a internet de boa qualidade, até as lanchonetes de beira de estrada, bem simples, investiram nisso para atrair os clientes.
foi muito cansativo o dia, mas é claro que valeu demais.
Com isso encerro a primeira fase da viagem que foi de BH a Rio Branco no Acre.
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DIA 06
Dia de manutenção e cuidados pra Capitão América prosseguir na aventura... Troca de Óleo, uma seta cm lâmpada queimada e o aro traseiro quadrado resultado das crateras lunares de ontem a noite (imagina se fosse de Hayabusa Rs). Fui bem recebido e a moto está recebendo atenção especial na concessionária Honda Star Motos aqui de Rio Branco/AC.
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DIA 07
Após um dia sem rodar aguardando a liberação da Capitão América da revisão, chegou a hora de partir, café da manhã as 6hs no hotel Gameleira em Rio Branco (Mto
bom Hotel) decolei sobre um céu negro e carregado, no dia anterior Rio Branco havia recebido 4 horas de chuvas intensas cm alagamentos e deslizamentos. Acelerei e consegui escapar da chuva que era iminente, rumo noroeste buscava as últimas cidades do Brasil pra aqueles lados, Brasileia e Assis Brasil, sempre margeando a dívisa cm a Bolívia, numa estrada que alternava trechos bons por muitos kms e poucos cm buracos, desenvolvi bem.
O relevo apresentava agora pequenos morros, o que resultava em algumas curvas na estrada, muito gado nas fazendas e algumas plantações de cana-de-açúcar na paisagem, e de vez em quando um pouquinho da floresta amazônica.
Lembrei de 2 casos que não contei anteriormente... 1-quando estava em Rondônia vi as famosas "Cabriteiras" estradas vicinais de terra que ligam clandestinamente a BR070 a Bolívia, são aproximadamente 90kms de distância e é por ali que se escoam a produção de furtos/roubos de veículos brasileiros que dão trocados por drogas. 2- estava na balsa que faz a travessia dos carros/caminhões/motos e etc pelo rio Madeira entre Porto Velho/RO e Rio Branco/AC, quando chega um senhor perto e me fala: A placa da moto é de BH mas você não veio com ela não né? falei vim sim Rs, e se Deus quiser vou voltar também! Nisso ele vira pra esposa e fala, querida ele veio de lá mesmo... ela: meu filho me fala seu nome que vou rezar orar muito por você! Era um casal de contagem que veio visitar parentes em Nova Califórnia/AC, vieram de avião até um ponto e alugaram um carro... Muito simpáticos e orações são sempre bem vindas.
Finalmente chegou a fronteira Brasil/Peru, fiz a saída do país na Polícia Federal do lado Brasileiro, agora na hora de dar entrada no Peru foi aquele clichê de filme mexicano, primeiro a aparência do lugar era de uma rodoviária antiga perdida em algum lugar esquecido pelo mundo... quando faltava só a entrada da moto fui direcionado pra um setor onde o policial Peruano assistia o jogo Barcelona x Real por 5min, digitava 1 tecla, ai voltava pro jogo, só me restou começar a assistir o jogo Tbm, ai cm o Neymar fazendo gol comecei a falar... É Brasil né... Tem q respeitar o futebol brasileiro, não sei se foi isso mas DPs disso rapidinho ele me liberou.
Treta Boliviana: Na estrada, ainda no Brasil, me deparei cm 3 carretas de combustível, cm placas da Bolívia, paradas numa subida meio q na pista, achei meio estranho, e logo na frente, uns 500 metros havia uma fiscalização móvel da receita estadual brasileira, cm certeza estavam parados antes por isso... Q treta, vou chutar q trazem gasolina boliviana (10 litros = 0,50 centavos de reais e vendem ali no Acre)
Continuei então pela transoceânica, a famosa estrada do Pacífico, agora do lado Peruano, mas era uma estrada totalmente diferente, asfalto bom e bem sinalizada, havia pouquíssimo trânsito, na maioria eram motos de baixa cilindrada e os tuc-tucs, e foi construída por um pool de empresas brasileiras lideradas pela Odebrechet (ué pq então do lado brasileiro tá ruim) o relevo era o mesmo mas havia mais floresta preservada ao longo da estrada, com isso a temperatura era bem mais baixa, o perigo nesse trecho são animais na pista, o gado pasta solto sem cercas e atravessam a estrada sem cerimonia, e os cães que até dormem no meio da pista. Entre a fronteira e a cidade de Puerto Maldonado, passei por umas 20 vilas à beira da estrada, são vilas pobres cm crianças soltas pela rodovia e muitos cães, protegidos apenas pelos quebra-molas... Uma dessas vilas se chamava Belo HoriZonte Rs
Faltando 40kms pra chegar uma Chuva na estrada pra esfriar um pouquinho mais, cheguei tranquilo em Puerto Maldonado entrando no trânsito maluco da cidade cm centenas de motos de baixa cilindrada e tuc-tucs andando pelas ruas como um enxame de abelhas.
O jantar no hotel foi muito bom... lomo a la cabana... A cerca deles Tbm é boa Rs...
A moeda aqui e o Novo Sol, que chamam de Soles, a cotação é 1 pra 1 com o real.
Foi um dia tranquilo cm o visual maravilhoso da Amazônia Peruana me acompanhando até aqui... Que Deus continue me abençoando e protegendo...
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DIA 08
Após um bom café no hotel Cabana Quinta (mto bom) , sai para fazer o SOAT, uma espécie de seguro obrigatório peruano similar ao nosso DPVAT e obrigatório segundo me informaram na aduana peruana, havia uma seguradora que fazia a apenas 2 quadras do hotel e o processo é bem rápido, para estrangeiros o valor é de US$35 para 30 dias.
Como fui a pé fazer o SOAT pude observar melhor a cidade de Puerto Maldonado, o trânsito é basicamente 90% de motocicletas de baixa cilindrada e tuc-tucs, parecem um enxame de abelha em todas as direções, a maioria são moto taxistas. o interessante é que somente o piloto da moto é obrigado a usar capacete, o garupa não rs. Eles usam um capacete que parece aquele modelo nazista que chamam de casco, e usam sem amarrar nem nada... Nas motos há de tudo, famílias inteiras cm Pais e 2 ou 3 crianças, grávidas cm bebês de colo, mulheres sentadas de lado.
Vi uns modelos de moto inexistentes no Brasil e mais interessantes como a Honda CBF 150 monoamortecida na traseira e a Yamaha R15, por curiosidade perguntei e o preço de um tuc-tuc Honda novo é de 5.800 soles mais ou menos 5.800 reais. Vi DT180, Bros, Tornado, mas a grande maioria é motos xing-ling mesmo.
Fiz o primeiro abastecimento no Peru, eles chamam os postos de Grifo, tirando alguns poucos cm aparência melhor mas no geral são somente a bomba de combustível e as vezes o chão é de terra, a gasolina é vendida em galões e não em litros, o preço é equivalente ao do Brasil cm um detalhes, não há adição dos 27% de álcool nem solventes(espero rs). Tem dois tipos de gasolina: 84 octanas e 90 octanas.
Decolei para um dia de grande desafio, cruzar a Cordilheira dos Andes que em alguns pontos tem altitudes acima de 4.800m, havia uma Grande preocupação de como a moto se comportaria nessa atitude com ar rarefeito. na saída de Puerto Maldonado o GPS apontado para a cidade de Cusco ficou louco e me mandou para a direção errada, rodei uns 10kms errados até perceber, existem pouquíssimas placas indicativas, mas na base de quem tem boca vai a Roma eu encontrei o rumo certo.
A estrada é pedagiada mas motos não pagam pedágio (obaaa). A estrada continuava igual, muitas vilas bastante pobres e seus quebra-molas. Na altura da Sierra Santa Rosa ficou mais divertido, curvas bem legais de fazer numa estrada vazia cm asfalto bom...
Foi assim até a estrada começar a acompanhar o leito de um rio, com grande volume de água, às vezes assoreado, às vezes corredeiras sobre pedras num visual bem legal. Em grande parte a estrada corria espremida pelo rio e muralhas de pedra e matas, os deslizamentos de pedra eram constantes e havia muita manutenção na estrada nesses pontos alguns cm pare/siga. Na estrada em certos pontos, e foram muitos, havias depressões na pista que eram propositais para que a água que descia da montanha corresse por cima da estrada, tipo assim você vem na estrada e de repente tem um pequeno córrego atravessando a pista, são pontos de perigo a presença de lodo e água, que podem ter fazer cair.
Próximos das 14 horas e antes de subir a cordilheira, vi um restaurante cm aspecto bom e resolvi parar, Costa Verde, atendia tambem os trabalhadores das obras da estrada, e vi algumas coisas da odebrechet lá, comi um polo cm papas fritas e tomei uma coca por 10 soles (filet de frango cm batata frita), estava ótimo.
A chuva começou a me acompanhar, o visual era fantástico, o rio corria por um vale é a estrada serpenteava entre o rio e as montanhas, por muitas vezes tinha vontade de parar e fotografar mas havia um horário limite para subir/descer a cordilheira devido ao frio, antes de começar a subida o GPS indicava a altitude em 250m.
Começou a subida da cordilheira cm muitas curvas no formato de U, a temperatura ia caindo e a altitude subindo rápido, 1800m, 2300m, a moto continuava cm funcionamento redondo e o visual era de tirar o fôlego, parecia um filme, quedas de água de centenas de metros, pequenos rios cm corredeiras e picos com neve, a partir dos 3.000m de altitude a moto começou a perder rendimento, passei pela cidadezinha de marcapata que fica a 3.200m de altitude pendurada nas cordilheiras, a subida era mto lenta, rodava a 40/50km/h e vez por outra pega um veículo lento e os pontos de ultrapassagem eram poucos, entrei
Numa forte neblina subindo bem rápido mas qdo olhava pra cima via o sol nas partes altas da montanha, enquanto fazia as curvas olhava para trás e via a estrada como um grande caracol descendo a cordilheira, era de arrepiar.
Vi pela primeira vez um rebanho de lhamas, eram tocadas por um cara pela estrada abaixo.
Acima dos 4.000m de altitude eu tinha dificuldade em andar a 40kms por hora, isso cm o motor a 6000rpm, o frio era intenso e apesar de estar muito bem preparado, roupa térmica segunda pele, jaqueta com proteções térmicas, balaclava segunda pele, luva segunda pele e por cima luvas de frio/chuva, as minas mãos queimavam como se estivesse no fogo, tinha dificuldade para acelerar (que falta faz um aquecedor de manoplas rs), passei pelos pontos mais altos da cordilheiras no lusco fusco cm as placas indicando 4.717m e 4.815m de altitude, em certos pontos havia um vento intenso que aumentava a sensação térmica do frio, mas minha roupa suportava bem, nem
Parei para fotografar as placas pois tinha medo da moto apagar e não pegar mais, a noite também se aproximava, quando olhava para os lados via as partes cm neve que eu estava vendo la debaixo.
Comecei a descer ufaaaa, de forma
Menos íngreme a eram curvas mais abertas até que a altitude estabilizou em 3600m, passei por algumas vilas e numa delas parei num grifo e abasteci, estava muito frio ali também.
Com a chegada da noite, antecipei minha parada, e acabei aterrissando na pequena cidade de Urcos, um hostel cm quarto privativo e Wi-Fi (que não funcionou) por 35 soles. Fiquei sem contato... Mas após muitos kms rodados e frio intenso foi como chegar num oásis.
Se valeu o dia? Eu atravessei a cordilheira dos Andes de moto, preciso falar mais? já valeu a viagem... Nunca mais esqueço o que vi... E tem muito mais por vir... Obrigado ao cara lá de cima.
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DIA 09
"Munay: amor. Yankay: trabalho. Yachay: sabedoria. Que aprendamos com os rios, com as montanhas, com as árvores, com os animais. Que aprendamos a ver com os olhos da alma, nos comprometendo com o essencial. Que nossas vidas sejam repletas de abundância, reciprocidade, amor, trabalho e sabedoria." (Pensamento Inca)
Antes de decolar da pequena Urca com destino a ollantaytambo... Dei uma volta a pé pela pequena praça, tirei algumas fotos... Uma vila bem pobre cm muitas senhoras de expressão cansada carregando seus filhos tipo em mochilas, ou nas esquinas vendendo frutas e legumes. Havia um movimento para embarque em vans e ônibus, e pela janela os vendedores tentavam convencer seus clientes.
Após a laguna Huracan peguei uma estrada que era margeada pelo rio e pela linha de trem que vem de Cusco para Machu Picchu, à beira da estrada plantações de algo como flores rojas, e também nas margens do rio... Fui pilotando sem pressa, curtindo aquele visual numa estrada boa e apesar do sol a temperatura era de 15 graus e a altitude estava próxima dos 3.000m.
Passadas algumas vilas, cm os tradicionais quebra-molas, comecei a observar pedras e galhos sobre a pista... Mais adiante em outra vila a estrada estava fechada com pedras e haviam pessoas sentadas nelas, depois vim a descobrir que era o dia "del paro", um dia de manifestações onde fecham as estradas na entradas e saídas de cada vila. Desliguei a moto e fui conversar... No sorriso e diplomacia expliquei que era brasileiro, que estava viajando de moto por muitos quilômetros e que precisava chegar ao hotel em ollantaytambo para descansar, após uma espécie de votação me permitiram passar.
Mas a cada vila ficava mais difícil, eu usando a mesma estratégia paciência e muita diplomacia, numa outra vila um senhor Me pediu contribuicon voluntária para passar, dei 2 soles e retiraram uma pedra por onde passei, numa outra vila vim passando devagar e gritaram estranjero, nem olhei pra trás...
Cheguei a uma das últimas vilas e havia uma fila de carros parados, de repente todos começam a manobrar e fazer meia volta, um dos carros passa por mim e o cara fala: vamos por otro camino, virei a moto e passei a segui-los entramos numa estrada vicinal de terra do outro lado do rio e andamos uns 10kms nela, acabamos saindo atrás da estação de trem de ollantaytambo, dai atravessei uma ponte de pedestres toda de madeira e cordas sobre esse rio com a moto para o outro lado
E cheguei a cidade... Foi tenso
ollantaytambo é ponto de partida e ou passagem obrigatória para quem vai a Machu Picchu, só há 2 caminhos de trem ou trilha a pé com guia autorizado, acho que são 5 dias de caminhada, de trem são 3 horas. Aqui em ollantaytambo é como se fosse a capital mundial dos mochileiros e aventureiros, o movimento de vans trazendo estrangeiros é intenso, vi muitos americanos, ingleses, canadenses, franceses chegando em excursões.
A cidade de ollantaytambo era uma cidade fortaleza para proteger o vale sagrado dos incas, um complexo militar e religioso, chama a atenção o templo del sol, e os solos para guarda de alimentos construídos pelos incas nas montanhas(fotos).
Hoje e amanhã descanso da moto, capitão América ficará descansando nos jardins do hostal, pego um trem para Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas....
Que Deus continue nos protegendo... Obrigado a todos os amigos que me enviam mensagens de apoio e sucesso nessa aventura...
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DIA 10
Após uma volta pela cidade, estava acontecendo uma festa religiosa e houve uma queima de fogos, passei pela feira de artesanato de ollaytamtambo e um delicioso "lomo a la moda" fui dormir cedo pois tinha que estar na estação as 05:40hs o trem partia as 06:10hs... Estava num hostal a 200m da estação... Como bom mineiro não podia perder o trem... E as 06:10 pontualmente ele partiu... Peguei o expedition da PeruRail, Muito confortável, cadeiras em disposição de 4 com mesa ao centro, janelas amplas e janelas panorâmicas no teto, serviço de bordo cm um lanchinho e decoração das paredes do vagão cm motivos incas.
Uma musiquinha peruana daquelas de flauta bem lenta e o balanço do trem quase fazendo todos os passageiros desmaiarem...
Comecei com um Pearl Jam para degustar as paisagens, combinação perfeita de música e visual.
Os trilhos do trem passavam por túneis escavados na pedra, o trem passava a poucos centímetros na lateral que eu estava de paredões de pedra, vi vários picos nevados, por muito tempo acompanhava o leito de um rio...
Passamos por várias pequenas propriedades rurais, com pouco gado e ovelhas, algumas pequenas plantações de milho. Vi também uns 2 ou 3 cemitérios pequenos perto dessas propriedades, enfeitados cm muitas flores, parecem que sepultam seus mortos dentro do próprio terreno.
Em certo momento aumentou a velocidade e o trem pulava como um carro numa estrada de terra, a galera gostou da adrenalina.
Os passageiros no meu vagão eram 50% estudantes americanos, o resto misturado, algumas senhoras brasileiras muito animadas, e na minha mesa duas senhoras americanas, estilo o filme vovozona, extremamente engraçadas.
A chegada na estação de trem de Machu Picchu impressiona, impressiona pela quantidade de comércios, restaurantes e alguns hostals, comprado o ticket para o vale sagrado dos incas (128 soles), existem 2 opções para se chegar ao parque, de micro ônibus ou então caminhando pela montanha, optei pela caminhada pelo visual é porque meu trem de volta seria apenas as 21hs, você começa a caminhada por uma estrada de terra seguindo um grande rio com corredeiras, após uma ponte de madeira está a entrada do vale sagrado e início verdadeiro da caminhada de 1200m subindo a montanha por escadas de pedra por dentro da mata, um caminhador cm preparo consegue fazer o percurso entre 00:45m e 01:00h, pela subida você passa ao lado de pequenas quedas d,água, existem alguns pontos de descanso e o visual é insuperável.
Lá pelo meio da caminhada me aparece um cãozinho que passa me acompanhar, eu gostei pois comecei a conversar cm ele ( em espanhol claro), e ele sempre do lado me dando forças rs, mas após um tempo passou um grupo de americanos caminhando de volta e ele resolveu descer cm eles.
Na subida da montanha, mesmo cm temperatura por volta dos 9 graus, estava suando tanto que tirei as blusas, ficando só cm a camisa mesmo foi um alívio, passei muitos caminhando e muitos me passaram, cada qual no seu ritmo, mas a cada parada pra descansar ficar ali olhando o visual, escutando as quedas d,águas, os pássaros era revigorante.
Para quem vier, e não se sentir preparado para uma caminhada bem pesada como essa pode optar por subir de ônibus e descer caminhando pela montanha, mas quem estiver viajando no modo conforto o melhor é ida e volta de ônibus mesmo.
Numa das paradas na subida havia uma cabana e alguns adesivos, dentre os adesivos um de um casal/argentino/francesa que deram a volta ao mundo numa kombi, inclusive ela engravidou e teve a filhinha durante a viagem, isso foi veiculado pela vollswagen Brasil no encerramento da produção da kombi, como uma das histórias cm a kombi. Uma pena que os adesivos Sucuris ficaram na bagagem no hostal.
Aproveitei uma das paradas para encher as garrafinhas de água vazias numa queda d,Aqua, com certeza mais limpa que muita água mineral que se vende no Brasil. E a água já vinha gelada.
Finalmente cheguei ao topo cm 51 minutos de caminhada, lembrei da equipe caniana do meu amigo rafa...
Logo na entrada encontrei uns brasileiros, o Cleber e a Gabriela de BH, foi legal pq eles contribuíram muito cm minhas fotos
Machu Picchu é um local mágico, místico... Não há palavras ou fotos pra descrever... você tem q vir aqui e ver com seus próprios olhos... sentir o lugar...
Turistas do mundo inteiro perambulando pelas escadas de pedra, muitos guias com grupos contando a história da civilização inca é desse lugar... Para mim chegar até aqui... Numa viagem de moto, foi um sonho realizado.
A cidade estima-se que foi construída em 1450 durante o governo de inka Pachacuti, era um centro político, religioso e administrativo... Um espaço sagrado. A cidade contava cm setores agrícolas, templos, casas, local de cerimonial e um observatório astronômico.
Como foi o meu dia? Eu caminhei pela montanha que leva a cidade Inca de Machu Pichu... Andei por aquelas ruínas sentindo a energia do lugar... Relembrei a história desse povo.... Sem mais palavras...
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DIA 11
Parti de ollaytamtambo ainda com as imagens da cidade sagrada dos Incas na cabeça, nunca mais vou esquecer...Machu Pichu é um lugar mágico... Místico... Tem uma energia... Mexe cm você estar ali... Passei umas 6 horas lá... Foi fantástico.
Após um rápido café peguei estrada e parei num grifo (posto) em Urubamba, quando acabei encontrando um casal argentino de moto aguardando um outro casal amigo para um passeio, conversando com eles me indicaram um caminho para Cusco passando pela vila de Poroy, além de ser atalho seria uma estrada boa e o visual fantástico... Confiei neles, ignorei a moça do GPS e foi dica de ouro, numa estrada boa e vazia subi uma montanha a mais de 4.000m de forma bem gradual, curvas abertas, asfalto perfeito e pouco trânsito. Havia vários mirantes na estrada e valia muito a pena parar em cada um deles.
A paisagem era formada por grandes vales com capim verde amarelado cercado por montanhas muito altas, muitas com neve nos cumes, é um Visual de te deixar boquiaberto, o frio e vento pegavam pesado, temperatura próximo de zero grau e vento forte, muitas vezes frontal. Haviam pequenas propriedades rurais basicamente cm gado e ovelhas, voltei a ver alguns pequenos cemitérios dentro dessas propriedades. A altitude nessa estrada variava entre 3.800m e 4.300m, e o frio era congelante.
Por volta das 14hs parei pra almoçar num restaurante à beira da estrada dentro de uma vila, foi aí que vi um senhor almoçando um prato tradicional da região: Cuay Asado, bom pra quem não sabe Cuay é o porquinho da Índia rs... Muito estranho ver aquele porquinho assado inteiro no prato, mas é o costume deles.
Nas várias vilas que passei, vi muitos fusquinhas, de todas as cores (3 fuscas azuuuuis meu amor)... Continuam rodando e resistindo ao tempo em todos os cantos do mundo.
Com a moto sofrendo muito cm o ar rarefeito que a fazia funcionar de forma irregular e o forte vento frontal avancei muito devagar, mas sem pressa, a direção era mais importante. Era curtir o visual e pilotar em modo automático.
Cheguei em Cusco, tirei a tradicional foto na plaza de armas, fiz câmbio de reales brasilenos rs e fui pra estrada, porém pra isso era preciso atravessar a cidade, em Cusco nenhum motorista descobriu ainda o dispositivo secreto que todo veículo tem, aquela alavanca secreta que fica próximo ao volante e serve pra dar seta, o trânsito é maluco, os caras mudam de faixa sem avisar avancam pra cruzar as vias sem importar se tem carros vindo, e é tudo na base da buzina, um
Buzinaço louco. O trânsito em Cusco é formado principalmente por vans, micro Ônibus e táxis, somente vi 2 motos em todo o trecho urbano. Tem que ter coragem pra andar de moto ali rs.
Após escapar de Cusco novamente uma estrada cm paisagens belas, mas ao passar por Juliaca o pesadelo se repetiu, trânsito louco, agora com Muitos tuc-tucs e um agravante, no centro da cidade as ruas eram de terra e esburacadas, ao atravessar um trilho de trem no meio dessa confusão eu não cai por muito pouco... Mas superei e completei os 40kms finais para chegar a Puno.
Puno está às margens do lago Titicaca, e é ponto de partida para se conhecer o povo de Uros, conhecidos como o povo flutuante do lago Titicaca.
Foi um dia cansativo, pelo frio e pelo stress do trânsito nas cidades de Cusco e Juliaca, mas a missão de chegar a Puno foi cumprida cm direito a paisagens fantásticas... É claro que valeu demais... Obrigado
Meu Deus.
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DIA 12
Kamizarake... ualaki"
(algo como: bom dia/estou bem... Na língua dos Uros)
Acordei cedo para um bom café, uma olhada na Capitão América, uma troca da lâmpada de farolete, conferência do óleo... Tudo ok.
As 9hs à agência veio ao hotel me buscar para o tour as ilhas de Uros. Numa van com holandeses, canadenses, colombiano se peruanos seguimos até o porto onde tomamos um barco pequeno cm capacidade para 20 pessoas.
O nome Titicaca significa pedra de puma. O lago Titicaca tem 8.560 km2, e de 200 a 300 metros na parte mais profunda, chega a ter 160kms de largura. É o lago navegável mais alto do mundo. Era usado como meio de transporte entre Peru e Bolívia, mas após as estradas "carreteras" a navegação comercial foi muito reduzida.
Partindo da baía de Puno, o barco leva cerca de 30 minutos para chegar à ilha principal dos Uros.
Chegando a ilha você é recepcionado pelas famílias que moram naquela ilha, são centenas de ilhas. Todos são convidados a sentar e o guia apoiado pelos Uros falam da construção das ilhas, como vivem ali. Depois cada família convida 3 pessoas para entrarem em sua casa e ai falam um pouquinho mais da forma como vivem.
O lago titicaca é muito lindo, parece um mar sem ondas... Existem Uros que vivem mais isolados, em ilhas mais distantes, não recebem turistas, mas esses que visitamos fazem uma grande festa.
Parti para a Bolívia as 13hs, por 150kms a estrada margeia o lago Titicaca (pra se ter noção do tamanho desse lago), a paisagem era surreal, o lago com água na cor azul turquesa e ao longe cadeias de montanhas totalmente com neve.
Os trâmites na fronteira foram demorados, muita gente, mas correu tudo bem, a imigração e a aduana dessa fronteira Peru/Bolívia fazem lembrar os arredores do shop Oiapoque em BH rs
Poucos quilômetros após a fronteira um posto policial para todos os veículos para registro, o policial fez o registro rápido, e me devolveu meia documentos, quando perguntei se estava tudo ok ele se preparou para falar algo e travou na hora q viu a câmera GoPro no capacete km... Me desejou feliz viaje...rs
Entrei na Bolívia sendo recebido por um por do sol maravilhoso sobre o lago Titicaca... A estrada era boa mas tinha alguns remendos, passei por uma série de curvas subindo uma montanha, o GPS indicava altitudes acima de 4000m, e estava muito frio, sensação térmica 0 grau.
Cheguei em Nuestra Senora de La Paz as 20hs, que não é a capital da Bolívia como muitos pensam rs, ai aquele trânsito maluco, milhares de vans, buzinação, congestionamento, obras e avenidas tomadas de terra, cheguei ao hotel 2hs após ter chegado na cidade.
La Paz tem cerca de 2 milhões de habitantes, está a 3800m de altitude.
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DIA 13
Foi um dia de descanso e passeios em La Paz, após mais de 5mil kms (5.618kms) rodados de moto, precisava de um dia de descanso, afinal de contas são férias.
A cidade de La Paz tem 2 milhões de habitantes, o fuso horário é 1 hora a menos que o Brasil, hoje a temperatura pela manhã era 13 graus, no almoço 28 graus e agora a noite 15 graus, a moeda é o boliviano, 1 real vale 2,31 bolivianos.
Acordei mais tarde, tomei um café simples no hotel, curti preguiça, e mais tarde sai para almoçar um lomo a La café ciudad, dei umas voltas perto do hotel, trânsito maluco, aglomeração de pessoas, havia uma praça próxima ao hotel com um universidade e onde estava acontecendo um festival cultural, também haviam nessa praça muitas barraquinhas vendendo de tudo.
Vi crianças indo para a escola uniformizadas com gravatas, pessoas andando com seus celulares nas mãos, o corre-corre de uma grande cidade, muitos policiais e militares, não vi pichações ou depredações, dizem que tem áreas perigosas em La Paz, mas a região central é tranquila.
A maioria dos carros nas ruas são as vans e táxis antigos (maioria carros japoneses), dos carros particulares maioria toyota, suzuki e mitsubishi, é engraçado a divisão dos particulares, ou é uma camionete ou SUV top ou carro antigo detonado, não tem meio termo. Há também fãs de velozes e furiosos com antigos carros japoneses esportivos. Pouquíssimas motos, também com esse trânsito e frio rs.
Fui a uma Concessionária Yamaha por curiosidade, onde se vendiam veículos toyota 0km e motos Yamaha 0km, alguns modelos diferentes do Brasil e a mini esportiva Yamaha R15 (150cc) por US$5.200.
De volta ao hotel, um bom cochilo (afinal são férias rs), e lá pelas 17hs sai para um passeio muito legal, um passeio pelos teleféricos de La Paz. Por ser uma cidade localizada num vale cercado pelas cordilheiras dos Andes, o teleférico foi uma opção de transporte rápido ligando em linha reta e por cima as extremidades da cidade.
Uma caminhada de 20 minutos do hotel e peguei o teleférico na estação da calle Ecuador, plaza espana, para as linhas amarela e verde, é muito silencioso e parece que você esta flutuando sobre a cidade. No horário que fiz o passeio, fui ao entardecer e retornei à noite tive uma bela visão da cidade.
É um passeio imperdível para quem vier a La Paz, as estações são modernas, tem funcionários educados e atenciosos, cada passagem para uma linha custa 3 bolivianos.
Fusca Azul Boliviano meu amor rs
Há uma coca-cola ks custa 3 bolivianos.
Descansar pois amanha a estrada será longa...
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DIA 14
Conforme planejado acordei bem cedo, fiz checkout, montei a bagagem na moto e ai vi que tinha um carro me fechando na cochera (garagem) do hotel, pedi para manobrar e fui tomar café. Voltei do café e ainda estava lá o carro, era de um sr. Argentino hospedado no hotel e que ainda estava dormindo. Com isso só consegui partir de La Paz as 7:30hs, faziam 8 graus.
Seguindo a rota traçada pelo GPS fui saindo da região central de La Paz e comecei a subir uns morros, passando pelo que chamaríamos aqui no Brasil de comunidades. A brincadeira ficou séria Qdo às ruas passaram a ser estreitas e de terra, e eu só pensando onde esse GPS maluco está me levando, as ruas eram muitos íngremes e faziam curvas em U. Mas como um milagre sai numa via expressa e depois na estrada rumo a Potosi.
Logo no início da estrada parei num puesto de serviço (posto de gasolina na Bolívia) e ai pude comprovar que não é mito o que falam sobre os postos aqui.
Quando parei a frentista já veio me falar que a venda de gasolina para estrangeiros têm uma taxação especial e que eles tinham que emitir uma nota fiscal de venda própria, me pediu até o passaporte. E mais o valor do litro da gasolina aqui é 3,74 bolivianos, para estrangeiros é 9 bolivianos o litro... Fazer o que... Completei o tanque da moto e dps tive que provar pra frentista que o tanque auxiliar não era um galão e estava ligado a moto, pois eles não colocam gasolina em galao pra estrangeiro. No segundo abastecimento o frentista veio e abasteceu os 2 tanques sem questionar nada, mas em cada posto tem um policial de vigia, ai na hora de pagar o policial educadamente informou ao frentista que era venda de gasolina pra estrangeiro, perguntou se eu estava ciente, falei que estava ok.
A estrada saindo de La Paz é duplicada, pedagiada (moto não paga) e com asfalto em ótimas condições até a cidade de Oruro, são retas intermináveis. A paisagem é formada por enormes vales com vegetação baixa verde amarelada e cercados por cadeias de montanhas amarronzadas. A temperatura ambiente era de 5 graus mas cm o vento que era forte a sensação térmica era perto de zero. Nesse trecho também observei casas que pareciam aquelas que vemos em filmes de idade média, construídas com tijolos de barro marrom bem escuro cm teto de capim/palha, e com cercados de pedras bem
Baixo.
Passar pela cidade de Oruro não foi tarefa fácil, o trevo está em obras e tive que andar na terra fofa e dar uma bela volta pra pegar a pista na direção de Potosi, a partir daí estrada pista simples com um longo trecho de serra e ótimas curvas onde eu e a capital América nos divertimos bem. O visual também era lindo e haviam muitas ovelhas e lhamas à beira da estrada.
Passaram por mim nesse trecho cerca de 7 motos big trails BMWs e KTMs, não sei se eram brasileiros somente nos cumprimentamos pois estávamos em sentidos opostos.
Ao ir aproximando de Potosi a vegetação vai ficando mais árida, vi alguns cactos bem grandes estilo filme americano de faroeste, em alguns pontos vi também largas faixas brancas acompanhando as laterais da estrada, não parei pra ver se era gelo ou sal.
A cerca de 45kms de Potosi parei pra almoçar, numa vila bem pequena, um restaurante muito simples, foi um Ótimo almoço muito barato e fui muito bem tratado pelas pessoas ali, pessoas simples de uma região bem pobre, pessoas extremamente educadas.
Potosi é uma cidade ao sul da Bolívia com cerca de 200.000 habitantes, está a quase 4.000m de altitude sendo uma das cidades mais altas do mundo. Ficou em evidência quando em 2014 o rali Paris Dakar teve uma de suas etapas passando por aqui. Na chegada da cidade vi placas, adesivos em postos e carros, do rali Paris Dakar.
Já dentro da cidade, peguei um
Congestionamento e nele seguia uma BMW Gs 1200 cm placa européia, esse tá andando mais longe que eu rs.
Potosi é ponto de partida para o maior deserto de sal do mundo,
O Salar de Uyuni, tem um
Monumento do Paris Dakar lá... Adivinham pra onde eu estou indo?
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DIA 15
Acordei em Potosí com uma temperatura de 2 graus, mesmo cm aquecedor no quarto isso é frio pra caramba rs. Tomei um bom café, fiz checkout e montei a bagagem na moto. Decidi fazer um ajuste na posição do pedal de câmbio da moto, e isso levou aproximadamente 1 hora, pela dificuldade de retirar o pedal para reposiciona-lo.
GPS apontado para Uyuni parti, já comecei a estranhar que a distância indicada era maior do que eu havia pesquisado, dificuldade para sair de dentro da cidade pela quantidade de carros e ruas apertadas, Qdo na saida da cidade paro no puesto de serviço (posto de gasolina) e resolvo confirmar se era a estrada para Uyuni, o cara aponta pra uma montanha do outro lado da cidade e me diz: você tem que passar por ali. Volto pra dentro da cidade enfrentando agora o rush do horário do almoço, não há sinalização dentro das cidades bolivianas sobre saídas, até mesmo na estrada é raro ver uma sinalização de cidades/distâncias, mas finalmente pego a estrada correta. Mais tarde descobri que o mapa da Bolívia que estou usando no GPS não tinha a estrada para Uyuni que foi asfaltada nos últimos 2 anos e traçava uma rota por outras estradas com pelo menos 250kms a mais.
Sobre o GPS estou com um modelo Garmin de última geração, de automóvel, adaptado para uso na moto, tinha um outro Garmin modelo Zumo específico para moto que não resistiu a uma chuva dias antes da estrada. Esse modelo Garmin que estou utilizando já vem com o mapa da América do Sul/Central e Flórida atualizado 2015, exceto a Bolívia (qual seria o motivo para a Garmin não divulgar o mapa da Bolívia, só perguntado ao Evo Morales mesmo rs), para contornar a situação baixei um mapa da Bolívia do projeto tracksource e instalei no GPS, mas tem limitações e muitos erros.
A estrada de Potosi a Uyuni é boa, bom asfalto e pouquíssimo trânsito, saímos fazendo belas curvas eu e a capitão América, o frio era assustador, se na cidade estava 2 graus imagina na estrada. Um vento forte me acompanhou também por um bom tempo, é comum ventos com velocidades superiores a 90kms por hora nessa região. A altitude média era entre 3700m a 4200m. A paisagem era desértica, com muitos cactos, vegetação baixa e rasteira. Em um lugar chamado serra de pelva havia uma vegetação parecendo um Musgo que tomava conta do pequeno vale é das montanhas, de longe parecia que era aveludado e as montanhas davam a impressão de serem almofadas de um sofá rs.
As lhamas foram minhas companheiras nesse trecho da viagem, centenas, milhares delas espalhadas por todos os lados, atravessam a estrada calmamente quando bem entendem, e uma delas vinha correndo pela pista contrária, e na curva onde eu vinha resolveu vir para a contra-mão, foi um belo susto.
A chegada a Uyuni... você vem descendo uma serra e se depara com uma vista de um vale a se perder no horizonte, já com a visão do deserto de sal ao longe, parece aqueles filmes de ficção onde uma nave esta pousando em um outro planeta, é uma visão fantástica, não sei se as fotos vão conseguir mostrar isso.
Chegando a cidade de Uyuni, que tem ares de cidade do velho oeste rs, você logo de cara já fica impressionado com a quantidade de veículos 4x4 pelas ruas, jipes e camionetes na maioria de agencia de turismo que tem pacotes para o Salar. Os hotéis estão cheios de gringos de todos os cantos do mundo, aventureiros em busca do Salar e Lagunas da região.
No centro de Uyuni tem um
Monumento do rali Paris Dakar, que teve uma etapa aqui em 2014.
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, tem 10.582 km quadrados de extensão (extensão maior que do lago Titicaca por exemplo), 80% da reserva de lítio mundial está nele. Em tempos pré-históricos era parte de um grande lago que secou e deixou o rastro gigantesco de sal.
Ao chegar à Uyuni passei no cemitério de trens, máquinas e vagões abandonados ao tempo há muitos anos e que viraram uma espécie de atração turística de Uyuni. Eram utilizadas para escoar a produção de minerais bolivianos, principalmente estanho, ouro e prata, para o porto de Antofagasta (1892-1940).
Conheci o hotel de sal, construído com blocos de sal, muito
Legal...
Amanhã será o dia para explorar o Salar de Uyuni...
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DIA 16
Acordei tranquilo, sem despertador, para um dia que seria de muita aventura... Andar de moto pelo maior deserto de sal do mundo, Salar de Uyuni a 3.600m de altitude.
Um ótimo café da manhã e sai para abastecer a moto, no único posto do lugar, to abastecendo, o frentista já tinha me informado o valor da gasolina para estrangeiro, surge do nada um policial para conferir se estavam cobrando o valor correto para estrageiro, imagino que deva existir um policial/militar Bolíviano cm essa função. E no Brasil quem vigia a adulteração de combustíveis, ou a adição de álcool na gasolina além dos 27% oficiais?
O Salar de Uyuni fica a 30 minutos da cidade, e não é fácil chegar lá tem que ser veículo 4x4 ou moto trail, sofri com a Capitão América por ela ser uma moto pesada e não estar com pneus específicos para terra. Era muita areia fofa e costelas de vaca pelo caminho.
Pilotando bem Devagar cheguei ao Povoado de Colchani, porta de entrada do Salar, haviam muitos jipes parados lá cm turistas do mundo inteiro, uns partindo outros chegando, nas pequenas vendas do lugar se vendiam desde água a lembranças do Salar.
Entrei no Salar e acelerei, da maneira inacreditável nos trilhos dos jipes, o solo estava compactado, conseguia andar a 110/120km/h tranquilo, melhor que muito asfalto.
Cheguei onde queria em pouco tempo, um dos objetivos dessa viagem, a foto no momento do Rali Dakar em pleno deserto de Sal... Urrullll
Muitas fotos no monumento e também na praça das bandeiras, onde os viajantes que passaram por ali deixam as bandeiras de seus países, deixei a marca dos Sucuris na casa de apoio ao lado da praça das bandeiras.
Depois rodei um pouco mais pelo deserto, uns 40kms para dentro do deserto, não fui mais pois é fácil se perder, os próprios jipeiros deixam marcas visuais pelo caminho. o GPS não conseguia apontar meu caminho de volta mesmo tendo marcado as coordenadas no povoado Colchani,
Logo não fui muito longe.
Posso dizer que foi uma experiência fantásticas, quase inacreditável estar ali acelerando uma moto em pleno deserto de sal... Com certeza um grande sonho realizado graças a Deus.
As fotos falam por tudo que vi, mas é um lugar que não há fotos e videos que consigam transmitir o que é estar lá... Você tem que vir... Escutar o silêncio absoluto e até assustador quando se para no meio do deserto e desliga-se o motor... O branco do Sal que te exige óculos escuros... Foi uma experiência fantástica.
Como foi meu dia? Pilotei pelo maior deserto de sal do mundo...
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Mensagem por Vilas Boas Sex 26 Jun 2015, 09:25

Disse tudo Paulo.
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Mensagem por ww0397 Sex 26 Jun 2015, 11:07

wla escreveu:
ww0397 escreveu:Muito legal .
Admiro teu espirito aventureiro e coragem .
Passou por Londrina - Ourinhos ?

Cara valeu... passei la sim... bem caro os pedágios por ali... peguei muita chuva do norte da Argentina, Paraguai, até ali no Paraná, e depois um pouco de chuva até o interior de SP, a chuva so parou mesmo quando entrei em Minas.


Passou ao lado de onde estou morando, poderia ao menos ter dado uma parada para esticar as pernas e tomar um café .
Este pedágio é uma facada descarada, para rodar 50 km custa R$ 16,10 (de carro) e mais a mesma coisa para voltar .
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Mensagem por wla Sex 26 Jun 2015, 12:50

Opa cara valeu... numa próxima a gente toma um café por ai.

ww0397 escreveu:
wla escreveu:
ww0397 escreveu:Muito legal .
Admiro teu espirito aventureiro e coragem .
Passou por Londrina - Ourinhos ?

Cara valeu... passei la sim... bem caro os pedágios por ali... peguei muita chuva do norte da Argentina, Paraguai, até ali no Paraná, e depois um pouco de chuva até o interior de SP, a chuva so parou mesmo quando entrei em Minas.


Passou ao lado de onde estou morando, poderia ao menos ter dado uma parada para esticar as pernas e tomar um café .
Este pedágio é uma facada descarada, para rodar 50 km custa R$ 16,10 (de carro) e mais a mesma coisa para voltar .
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Mensagem por wla Sex 26 Jun 2015, 12:55

É isso mesmo Paulo... falou tudo...

A gente nasce motociclista, parece que vem no seu DNA, não há como fugir desse destino... e a cada viagem, já na volta, você já fica pensando numa próxima aventura rs...

O Objetivo de compartilhar uma aventura dessas é incentivar, e de certa forma até encorajar, a todos que gostam de moto a se aventurarem por ai... não tem segredo algum, um bom planejamento, uma moto adequada, e é seguir o roteiro e curtir muito.

Vlw meu irmão.


Paulo R. Andreolli escreveu:Wlad, você fez o que muitos já fizeram e muitos outros ainda não fizeram por inúmeros motivos, parabéns por proporcionar a todos aqui estas lindas imagens e relatos muito bem detalhados.
como você diz:pensamento "pq estou me enfiando nessa loucura, pq deixar a zona de conforto, a família, os amigos, o meu amor..."
Respondemos: por amar este mundo magico das duas rodas, onde o limite é a vontade de andar, andar e andar até quando nosso bom Deus permitir!
Muito obrigado por compartilhar está magnifica aventura!
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Mensagem por rogerioferraz Sex 26 Jun 2015, 18:02

Parabéns pela viagem. Gostei muito dos relatos. Parabéns, quando será a próxima?
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Mensagem por wla Sex 26 Jun 2015, 23:48

rogerioferraz escreveu:Parabéns pela viagem. Gostei muito dos relatos. Parabéns, quando será a próxima?

Opa valeu cara.... bom se fosse só pela minha vontade a próxima seria bem rápido.... mas tenho me programado para fazer uma ''grande'' viagem de moto a cada 2 anos... fui em 2013 pro Uruguai/Argentina e agora em 2015 fiz esse giro ai... mas quem sabe em 2016 não dou um pulo ali em Ushuaia, por enquanto é só um sonho rs.
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Mensagem por Carlos Mello Sáb 27 Jun 2015, 14:55

OPA WLA, TODA VEZ QUE LIGO O PC E VENHO AO FORUM PROCURO LER O SEU RELATO SE NÃO TODO MAIS ALGUM TRECHO, SEMPRE PROCURANDO VIAJAR JUNTO, ASSIM COMO QUERENDO TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS ONDE O IDEAL SERIA CONVERSAR COM VC PESSOALMENTE.
SEGUE AQUI ALGUMAS PERGUNTAS:
VC AUMENTOU A AUTONOMIA DA SUA MOTO ANTES DA VIAGEM, AGORA DEPOIS DA VIAGEM VC  VIU O TEVE ALGUMA NECESSIDADE COMO TRECHOS GRANDES SEM CONDIÇÕES DE ABASTECER ? ESTE AUMENTO SERIA JÁ PRECAVENDO A FALTA DE RENDIMENTO NAS ALTITUDE ? HOUVE REALMENTE UM ALTO CONSUMO.
O KIT DE RELAÇÃO TEVE ESTE DESGASTE PREMATURO QUAL TERIA SIDO A CAUSA ?
PRA FAZER OS SEGUROS VC TEVE QUE TROCAR DE MOEDAS.
AO ENTRAR EM CADA PAÍS VC TROCAVA A MOEDA REFERENTE ?
CARA PRA QUEM FOR FAZER UMA VIAGEM DESTA O QUE VC ACONSELHA ?
EXISTE UM SEGURO UNICO QUE POSSA FAZER TODO ESTE PERCURSO ?
DIANTE DE ALGUMA DIFICULDADE NAS ADUANAS E LOCAIS O QUE PODERIA SER FEITO PRA FACILITAR ?
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Mensagem por nomed750 Dom 28 Jun 2015, 03:20

Grande relato wlad, acompanhei pelo face mas agora li ele com calma e tenho uma coisa a dizer.

Quero fazer uma viagem dessa, é muito bom rodar de moto acompanhar a paisagem mudando, o povo mudando, os costumes mudando.

É sair da zona de conforto sim, mas esse desconforto sai qdo vamos pegando os km's de estrada e curtindo a viagem.

Aí tem gente que pergunta: pq VC gosta de moto?
Eu posso responder em cada relato de viagem que fiz e em cada relato que temos de cada companheiro de estrada. Pq de moto VC faz parte da paisagem.

Mantenha esse foco de 2 anos uma grande viagem que vai ser bom d+

Abraço
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Mensagem por wla Dom 28 Jun 2015, 22:48

nomed750 escreveu:Grande relato wlad, acompanhei pelo face mas agora li ele com calma e tenho uma coisa a dizer.

Quero fazer uma viagem dessa, é muito bom rodar de moto acompanhar a paisagem mudando, o povo mudando, os costumes mudando.

É sair da zona de conforto sim, mas esse desconforto sai qdo vamos pegando os km's de estrada e curtindo a viagem.

Aí tem gente que pergunta: pq VC gosta de moto?
Eu posso responder em cada relato de viagem que fiz e em cada relato que temos de cada companheiro de estrada. Pq de moto VC faz parte da paisagem.

Mantenha esse foco de 2 anos uma grande viagem que vai ser bom d+

Abraço


Opa é isso ae meu irmão... a gente nasce motociclista, vem no nosso DNA... e ai não tem jeito... quando penso num futuro bem distante...me vejo ainda andando de moto... para começar uma grande aventura vc precisa ter a vontade de viajar de moto por lugares distantes... depois muito planejamento e preparação até chegar o grande dia e curtir a estrada e paisagens.

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Mensagem por wla Dom 28 Jun 2015, 23:20

Carlos Mello escreveu:OPA WLA, TODA VEZ QUE LIGO O PC E VENHO AO FORUM PROCURO LER O SEU RELATO SE NÃO TODO MAIS ALGUM TRECHO, SEMPRE PROCURANDO VIAJAR JUNTO, ASSIM COMO QUERENDO TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS ONDE O IDEAL SERIA CONVERSAR COM VC PESSOALMENTE.
SEGUE AQUI ALGUMAS PERGUNTAS:
VC AUMENTOU A AUTONOMIA DA SUA MOTO ANTES DA VIAGEM, AGORA DEPOIS DA VIAGEM VC  VIU O TEVE ALGUMA NECESSIDADE COMO TRECHOS GRANDES SEM CONDIÇÕES DE ABASTECER ? ESTE AUMENTO SERIA JÁ PRECAVENDO A FALTA DE RENDIMENTO NAS ALTITUDE ? HOUVE REALMENTE UM ALTO CONSUMO.
O KIT DE RELAÇÃO TEVE ESTE DESGASTE PREMATURO QUAL TERIA SIDO A CAUSA ?
PRA FAZER OS SEGUROS VC TEVE QUE TROCAR DE MOEDAS.
AO ENTRAR EM CADA PAÍS VC TROCAVA A MOEDA REFERENTE ?
CARA PRA QUEM FOR FAZER UMA VIAGEM DESTA O QUE VC ACONSELHA ?
EXISTE UM SEGURO UNICO QUE POSSA FAZER TODO ESTE PERCURSO ?
DIANTE DE ALGUMA DIFICULDADE NAS ADUANAS E LOCAIS O QUE PODERIA SER FEITO PRA FACILITAR ?

Opa Carlão...

Eu ainda leio esse relato que escrevi em forma de diário, escrevia todos os dias normalmente a noite, para não esquecer das historias que iam se sucedendo, e quando leio viajo novamente por aquelas estradas e paisagens...

Vamos as perguntas...

Autonomia.
A Sahara tem um tanque original de 14litros do qual uns 13 vc consegue usar rs, 1 litro fica meio que fora do alcance da torneira rs, mas isso daria uma autonomia de cerca de até 280kms considerando um consumo entre 20 a 23km/l (a gasolina la fora não tem etanol e o consumo melhora).

Avaliando meu roteiro haviam algumas distâncias de até 200kms sem posto, minha autonomia seria suficiente porém ai entra uma outra variável, principalmente no interior da Argentina é comum faltar gasolina nos postos, e também se formarem longas filas de abastecimento e quando chega a sua vez não tem gasolina mais. Diferente do Brasil quando se roda uns 60kms vc sempre passa por uma cidadezinha, um posto, etc, nesse meu roteiro não, era comum rodar mais de 100kms sem passar nada, somente umas vilas de pedra que pareciam abandonadas. Bom e havia tbm um preocupação com o consumo na altitude acima dos 3.000m (passei no ponto mais alto a 4.815m quando cruzei a cordilheira dos Andes e todas as cidades da Bolívia e Peru que passei estavam acima dos 3.000m). Com isso a solução encontrada foi o tanque de combustível auxiliar, um tanque marítimo de 11lts usado em barcos com motores de popa que foi instalado no bauleto (conforme foto) e me deu uma autonomia superior a 500kms e foi extremamente importante, até pela segurança que essa autonomia maior me dava.

Relação
A relação da Sahara foi trocada por uma zero km, corrente DID e pinhão/Coroa Riffel, na saída de BH, levei na bagagem óleo para lubrificar a corrente. Mas passando pelo Norte do Pais Rondonia e Acre peguei muita chuva na estrada, depois próximo a Ollantaytambo/Peru por conta do dia do "Paro" peguei um desvio de kms por umas estrada de terra com areia solta, em YUyuni para chegar ao Salar peguei um trecho de trilha: Areião, costelas de vaca, etc e depois no próprio deserto de sal eu rodei 120kms no sal, depois alguns trechos com rípio(cascalho/terra) na Argentina e muita chuva da Argentina até o Paraná. Acho que isso tudo contribuiu para o desgaste prematura dessa relação, uma relação dera dura no mínimo 20.000kms e essa minha durou 9.000kms tomei alguns cuidados de lubrificar quando podia, lavar a moto após andar no deserto de sal, mas numa viagem longa dessas e pegando estradas com muita chuva fica difícil cuidar da relação como deveria ser.

Dinheiro e Seguro da Moto
Sai de BH com reais, dólares e cartões de débito/crédito, no Peru e Bolívia somente efectivo(dinheiro) tanto nos abastecimentos quando em algumas paradas, na Argentina e Paraguai o uso do cartão é normal, aceito em praticamente todos os lugares. Bom quando passava na fronteira eu fazia o câmbio para a moeda local, e ali já resolvia a questão do Seguro (No Peru Soat, Argentina Carta Verde), esses seguros são feitos com pagamento em dinheiro usando sempre moeda local, não aceitam-se cartões ou dólares

Aduana x Seguros.
Tive os problemas que narrei na entrada na Argentina (vindo da Bolívia), cidade de La Quiaca, o único escritório da seguradora estava fechado por ser sábado a tarde, no domingo não abria e na segunda era feriado na Argentina, é proibido entrar na Argentina com um veículo sem o seguro carta-verde. Sugiro fazer o que eu Fiz em 2013 (Com a ajuda do Kiko aqui do forum) fiz o seguro carta verde antecipado já considerando os dias que estaria na Argentina. O risco é vc se atrasar então se fizer antecipado procure colocar um periodo de dias maior na contratação, esse seguro é contratado pelo número de dias de uso.

Ainda sobre aduana tem um lance importante, se o veículo estiver em seu nome tudo ok, se estiver em nome da financeira (veiculos financiados) você precisa de uma carta de autorização da financeira para sair do pais, e esse documento tem que ser reconhecido no(s) consulado(s) dos países que vc vai entrar. Se o veículo não está em seu nome mas está em nome de um parente que vc consiga provar tipo pai ou mãe tbm é tranquilo, agora se o veículo estiver me nome de uma terceira pessoa e ela não estiver presente com vc, você não entra no país (Peru e Bolívia por exemplo). Tem muita coisa sobre esses temas na internet é só procurar, fica aqui somente o alerta.

Seguro ùnico
Você pode ser dispensado de fazer o SOAT e Carta Verde se tiver uma apólice de seguro para o seu veículo que tenha as mesmas coberturas nos paises que exigem esses seguros, mas isso tem que estar muito claro no contrato da seguradora e você precisa apresentar esse contrato da sua seguradora na Aduana. Tipo se você atropelar alguém no meio da bolivia, ou bater em outro carro no Paraguai, ou precisar de atendimento médico no Chile sua seguradora cobre? Acho que é isso que tem que ser avaliado.

Bom Carlão poderia falar horas sobre esses temas ai... espero ter dado uma clareada no assunto, qualquer coisa me liga... ou dá um pulinho em Nova Viçosa no MotoFest do Jubarte ai conversamos direito lá... estou querendo ir... anima ai CarLão

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Mensagem por Carlos Mello Seg 29 Jun 2015, 00:47

OPA ESTOU ME PREPARANDO PARA IR TB, ESTOU DEPENDENDO DE UMA RESPOSTA DE TRABALHO PRA VER SE VAI COINCIDIR COM A DATA.
QUANTO AS RESPOSTAS VALEU E MUITO OBRIGADO.
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Mensagem por wla Ter 30 Jun 2015, 10:54

Blz meu irmão...

Um outro lance pra você pensar: Seguro de saúde internacional, eu nunca fiz e também nunca tive problemas de saúde ou algo assim, mas nessa última viagem internacional pensei nisso e na próxima com certeza farei prá viajar mais tranquilo.

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Mensagem por wla Ter 30 Jun 2015, 12:58

Opa galera... uma novidade aqui...

Hoje o site ViagemdeMoto.com, um dos mais importantes sobre o motociclismo de aventura no Brasil, publicou uma matéria sobre a minha viagem de moto pela América do Sul e vai publicar o meu diário de viagem, está ficando muito legal:

http://viagemdemoto.com/nx350-sahara/3214-viagem-america-do-sul-honda-nx350
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Mensagem por Carlos Mello Ter 30 Jun 2015, 20:56

BELEZA WLA VC MERECE CARA, NADA MAIS JUSTO
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Mensagem por wla Qua 01 Jul 2015, 05:57

Valeu Carlão... é isso ae
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Mensagem por Carlos Mello Qua 01 Jul 2015, 21:19

WLA VC JÁ VIU QUE TEM FOTOS REPETIDAS.
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Mensagem por wla Qui 02 Jul 2015, 00:36

Depois tenho que dar uma ajustada nisso Carlão... na verdade tirei mais de 2mil fotos nessa viagem, fora as filmagens da Go Pro... to compilando todo esse material, acho que vai dar um vídeo bem legal...
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Mensagem por Carlos Mello Sex 03 Jul 2015, 23:08

OK VOU TE AJUDAR.
TODA VEZ QUE ABRO O FORUM É DE PRAXE VIR AQUI E LER, CARA MUITO LEGAL MESMO.
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