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Mensagem por Vegasus Seg 27 Jul 2009, 12:42

Minha F tem apenas 7700km, portanto foi trocado o filtro na revisão de mil e na de 3 mil, na de 6 foi somente oleo, na de 9mil trocarei os dois, porem não vou fazer na consecionaria e sim em uma oficina de confiança.
Agora a duvida.
Como se tira o filtro de oleo da Moto?
Pq pelo que eu vi no manual tem de ter uma ferramenta especial.
É isso mesmo?
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Mensagem por marcelosazon Seg 27 Jul 2009, 18:18

Olá Vegasus, é o seguinte, eu mesmo troco meu óleo e filtro, o filtro é só rosqueado igual aos de carro, porém se o mecânico apertou muito ao colocar fica chato de tirar pois os canos do escapamento deixam pouco espaço.
Não é preciso ferramenta especial, se não sair na mão, fure o filtro com uma chave de fenda ou philips e use a própria chave enfiada no filtro pra girar ele. Quando for colocar o novo, passe um pouco de óleo na borracha de vedação e só aperte com a mão mesmo, até onde der.
Não esqueça, pra trocar o óleo, ligue a moto e aqueça um pouco o motor, troque com o óleo morno e coloque uma bacia bem grande quando abrir o bujão do carter, pois tem 4 litros de óleo.
Boa sorte e bons passeios.
Abraços.
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Mensagem por gsx 750f Ter 28 Jul 2009, 22:22

queria ver se alguem sabe sobre o fil tro de oleo k & n de alto fluxo que eu vi no site motobr.com se é bom ou não . o filtro é da mesma marca do filtro de ar esportivo k&n.
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Mensagem por Bruno MK Ter 04 Ago 2009, 11:23

deve ser da mesma marca sim ... mas nunca ouvi falar do filtro de óleo ...só do de ar ...

vegasus para apertar sem chave o filtro uma luva de borracha ajuda muito ....
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Mensagem por Éder Qui 11 Nov 2010, 10:13

Aproveitando o tópico, rapazeada preciso saber se alguém tem alguma informação de filtro de óleo EKSIM, fui comprar o filtro e o cara me ofereceu dessa marca, já usei o FRAM e o original, mas até agora não tinha ouvido falar no EKSIM.......


Última edição por Éder em Sex 12 Nov 2010, 13:20, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Pin Qui 11 Nov 2010, 15:09

Boa dica de como tirar o Filtro...

Que lugar insuportavelmente chato de mecher... Não há espaço ali...

Comprei um K&N mas acho que comprei gato por lebre, pois o que eu tenho é o KN 133 e ele não é um filtro pra ser rosqueado, é um filtro do tipo que vai na GS 500 ou Burgman que fica interno.

Alguem tem o codigo dos filtro K&N correto? Para as Fs novas?
Alguem está por dentro de quanto está um filtro de oleo para a F? Do original?

[]´s

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Mensagem por Carlos Mello Qui 11 Nov 2010, 21:02

CARA ASSIM QUE CHEGAR EM CASA VEJO E TE INFORMO AQUI.
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Mensagem por Pin Qui 11 Nov 2010, 22:55

Opa, achei...

É o KN-138 ou KN-138C
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Mensagem por rubão do mangue Qua 09 Mar 2011, 20:54

Blz galera!, para trocar o filtro de óleo tem que tirar as carenagens de baixo??? ou dá para trocar sem mexer em nada...a não ser no dito cujo...
Alguém sabe onde encontro ofiltro de óleo K&N na baixada santista??
parece que este é o melhor!!!grato.
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Mensagem por Carlos Mello Qua 09 Mar 2011, 21:13

CARO RUBÃO DO MANGUE, NÃO É NECESSARIO TIRAR A CARENAGEM PRA TROCAR O FILTRO DE OLEO, ATÉ MESMO PRA DRENAR, NÃO SE FAZ NEESSÁRIO.
VEJA AQUI TEM UM TÓPICO ONDE EU EXPLICA A TROCA DO ÓLEO E SEUS CUIDADOS.
QUANTO AO FILTRO VC ENCONTRA NO ML MUITOS VENDENDO, MAIS GOSTARIA DE FAZER UMA RESALVA QUANNTO A ISSO.
OS FILTROS DE OLEO NÃO GERAM NADA SÓ FAZEM FILTRAR, TANTO O K&N QUANTO AO FRAM PH6018 QUE É O NOSSO FILTRO, ALEM DOS PREÇOS SEREM BASTANTES DIFERENTES.
PARA NÓS QUE USAMOS AS NOSSAS MOTOS EM PASSEIOS E EVENTUAIS DURANTE A SEMANA O FRAM ATENDE MUITISSIMO BEM.
AGORA PRA QUEM USA EM COMPETIÇÃO AE EU ATÉ ACHARIA VANTAJOSO.
AGORA SE FOSSE O FILTRO DE AR, AE SERIA OUTRA COISA, POIS ALI SIM GERA UNS PONEIS A MAIS, EU MESMO USO O FILTRO DE AR K&N.
VEJA QUE TAMBEM TEMOS TÓPICOS QUE FALAMOS SOBRE ISSO.
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Mensagem por rubão do mangue Qui 10 Mar 2011, 00:31

Olá Carlos, obrigado pelas dicas, tudo bem o filtro não altera em nada o
desempenho, mas estava pensando numa melhor filtragem e tempo
para troca, vi alguns comentários que o fram as vezer esfarela o miolo, etc...
O K&N tem alguma restrição?? valeu, abraço.
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Mensagem por Carlos Mello Qui 10 Mar 2011, 21:40

NÃO O K&N NÃO TEM RESTRIÇÃO ALGUMA.
EU NUNCA VI UM FILTRO FRAM ESFARELADO, ATÉ PORQUE QUEM USA MAIS TEMPO COM O FILTRO TROCA NA SEGUNDA TROCA DE OLEO, E SE ESFARELOU É PROBLEMA DE FABRICAÇÃO.
PRA MIM A GRANDE VANTAGEM DOS FILTROS K&N É UM SEXTAVADO QUE VEM NO TÓPO DO FILTRO, QUE FACILITA A SUA COLOCAÇÃO E RETIRADA E A FRAM NÃO TEM QUE TER UM SACA FILTRO APROPRIADO OU GAMBIARRA.
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Mensagem por ESQUEMISTA Dom 29 maio 2011, 20:49

Bem as vezes surgem algumas ideias loucas mais que funciona...bem fui trocar o filtro de oleo e pra variar o mecanico que trocou na vez passada apertou até sair água o que fiz comprei uma abraçadeira dessas de parafusar coloquei no filtro apertei bem ai foi facil com ajuda da propria chave de fenda e o martelo consegui tirar facilmente...é isso ai abraços
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Mensagem por lfferraz Dom 29 maio 2011, 21:10

Pra soltar o filtro também pode se usar uma corda.
Enrola umas 3x no filtro e puxe. Funciona como a ferramenta que abraçam o filtro.


Última edição por lfferraz em Dom 29 maio 2011, 21:45, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Carlos Mello Dom 29 maio 2011, 21:21

OPA VIVENDO E APRENDENDO, VALEU PELAS DICAS.
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Mensagem por Fuchs Dom 29 maio 2011, 22:12

ideia mais simples e mais barata do que a q eu acabei adotando...

comprei uma chave de 3 garras pra sacar filtro, serve em quase todos os tamanhos:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/912/1/24/saca-filtro-de-oleo-com-3-garras-auto-ajustaveis

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mas como nem tudo sao flores... o filtro framm é um pouco menor q a regulagem minima dessa chave
mas nada que umas marteladas para fechar mais as garras e um pano em volta do filtro nao resolva
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Mensagem por Carlos Mello Dom 29 maio 2011, 23:09

CARA MUITO LEGAL ESSA FERRAMENTA.
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Mensagem por Fuchs Seg 30 maio 2011, 00:42

gostei bastante tb!
qdo mais força vc faz, mais forte ele agarra no filtro!
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Mensagem por ESQUEMISTA Seg 30 maio 2011, 12:27

haha é isso ai Fuchs o que seria de nos sem o martelo..
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Mensagem por Romulo Seg 30 maio 2011, 16:45

Fuchs e ela serve na nossas F´s
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Mensagem por Fuchs Seg 30 maio 2011, 22:40

ela passa bem certinho entre os tubos do coletor

com o filtro original suziki ja fizeram o teste e ela pega certo
mas o fram q eu uso aqui tem o diametro um pouquinho menor e nao consegue fechar o suficiente. mas nessa hora o martelo me salvou, fechei um pouco as garras e agora serve
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Mensagem por Last_Warrior Dom 07 Ago 2011, 23:31

Falando em filtros, acabei lendo uma avaliação de um site sobre o PH6018 da Fram, sempre usei ele mas agora não estou mais muito confiante...

Sendo assim, pesquisei e existe também da MANN, essa sim eu considero de primeira linha, tanto é que vem original de fábrica em muitas fábricas.

O problema é que não é vendido oficialmente no Brasil, mas é o MW65.

Acho que vou trazer umas unidades e fazer uma avaliação, igual a que eu vi, tipo serrar o filtro e mostrar a construção dele.

Aguardem alguns meses...
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Mensagem por Last_Warrior Seg 08 Ago 2011, 13:37

Galera, sem chance, fica muito caro pra trazer o filtro da Mann...

Acho que vou comprar o Emgo lá em ribeirão mesmo, depois posto as novas por aqui... Pelo menos parece ser melhor que o Fram, apesar de custar 35 contra 20 da Fram.
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Mensagem por Carlos Mello Seg 08 Ago 2011, 19:39

LAST_WARRIOR O QUE VC DESCOBRIU SOBRE OS FILTRO FRAN EM ESPECIAL O PH6018 QUE USAMOS NAS NOSSAS MENINAS.
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Mensagem por Last_Warrior Seg 08 Ago 2011, 20:07

Bem, fazendo umas pesquisas, descobri em 2 avaliações que frisam os seguintes pontos:

1) Área de filtragem do papel. Isso é relativo, porque nem sempre tamanho é documento. Essa página fala sobre o elemento filtrante em si, o papel, que tem muito pouca área de filtragem. Esse documentário também fala sobre a vedação do mesmo, que digamos em condições em que se tem muito fluxo, teoricamente teria uma possibilidade de "vazar" óleo sem ser filtrado.
http://www.maximum-suzuki.com/html/reviews/oilfilters/oilfilters.html

2) Sobre a válvula de atuação, digamos que ela pode não funcionar corretamente, pelo próprio método de fabricação do filtro, mais detalhes nesse link, é um filtro para as Honda, mas o processo de fabricação é o mesmo do 6018.
http://www.tobycreek.org/oil_filters/fram.shtml

Bem, poderíamos abrir uma discussão interminável sobre a metodologia dos testes... Claro que a metodologia utilizada foi basicamente a análise visual da construção do filtro e da qualidade dos materiais em si.

Isso quer dizer se vai funcionar ou não? Não se pode responder com certeza, mas na minha opinião, dá pra se ter uma boa noção de funcionamento ao saber como as coisas são construídas.

Porém, podemos fazer uma metodologia adicional... Também não é 100% fidedigna (nenhuma será!), mas vai ser uma coisa mais ao alcance nosso.

Seguinte, atualmente estou usando um Fram 6018. Na próxima troca, usarei o Emgo. Suponho que, se o filtro está cumprindo sua missão, o óleo vai demorar mais para acumular partículas. Então, farei uma análise visual do óleo. Tudo bem, teria que fazer uma análise laboratorial após rodar 3 mil km com cada um deles... Mas a idéia é a seguinte, se o óleo escurecer no mesmo tempo, significa que realmente só uma análise laboratorial será fidedigna.

Porém, se o óleo demorar mais para escurecer com algum filtro, isso pode sugerir que o mesmo tem uma capacidade de filtragem melhor.

Aguardem o resultado definitivo, vou anotar os resultados agora com o Fram e depois com o Emgo. Vou postando as novidades aqui...
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