[b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
+7
paulotiesto
TRABUCO
Marlon gs
rma
nomed750
wla
Carlos Mello
11 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Tutoriais
Página 1 de 1
[b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
BEM MEUS QUERIDOS, VAI AQUI UM BREVE PROCEDIMENTO DE SINCRONIZAÇÃO (EQUALIZAÇÃO) DOS CARBURADORES, APROVEITANDO QUE DURANTE ESTA SEMANA FIZ EM 2 MOTOS PROCURANDO O MEIO MAIS FACIL PARA QUE TODOS PODESSEM FAZER SEM MUITO PROBLEMA.
VEJAM QUE SÓ ME REFERI EXCLUSIVAMENTE A EQUALIZAÇÃO, ONDE GARANTO A VCS SEGUINDO ESTE PASSO A PASSO VCS VÃO DEIXAR MUITOS MECANICOS DE BOCA ABERTA.
AOS QUE VÃO PRO CURSO DE CARBURAÇÃO E EQUALIZAÇÃO FAVOR TIRAR COPIAS PARA LEVAR E AOS DEMAIS QUE NÃO IRÃO PODEM COLOCAR NO PC DE VCS, PRA QUANDO PRECISAREM ESTA NA MÃO.
SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)
Sincronização dos carburadores (equalização) é simplesmente o processo de ajustamento dos carburadores de modo que eles passam a mesma quantidade de combustível / ar contendo misturas de cada cilindro.
Isto é visto através da medição do vácuo produzido em cada duto de saida dos carburadores que estão fora de sincronização. Irá resultar um alto consumo de combustível, aumento de temperatura do motor, desempenho menor do que a resposta do acelerador ideal e os níveis de vibração mais elevada.
Para sincronizar corretamente os carburadores, você vai precisar de um conjunto de medidores de vácuo (vacuômetros) ou tubos calibrados (coluna em U) para indicar vácuo do motor.Os aparelhos usados deve ser adequado para um motor de quatro cilindros e vem completo com as mangueiras necessárias para medição, valvulas de restrições (valvulas agulhas) para amortecer as oscilações, e mangueiras (tubing de venil, geralmente de 1/4) para fazer as interligações.
PREPARATIVOS PARA FAZER A SINCRONIZAÇÃO (EQUALIZAÇÃO)
1- Ligue o motor e deixe funcionando até atingir a temperatura normal de funcionamento.
2- Ajuste a velocidade de marcha lenta para 1750 rpm.
3- Remova o tanque de combustível.
4- Retire a mangueira de vácuo que liga a torneira de combustivel do 4º carburador, e os vedantes dos pontos de medição dos demais carburadores.
5- Ligue as mangueiras de medição em cada tomada de medição do vácuo de cada carburador.
NOTA:DEVERÁ TER A GARANTIA DE ESTAR BEM POSICIONADO E SEM VAZAMENTO, PARA EVITAR LEITURA FALSA.
6- Ligue o motor, com todas as (4) valvulas agulhas fechadas.
7-Ajuste as valvulas agulhas abrindo lentamente até começar a oscilar os ponteiros do vacuômetros (se for vacuômetro) ou oscilação na coluna (caso for coluna em U) retornando no sentido fechar até as oscilações estabilizarem, mas de modo que, eles ainda possam responder a pequenas mudanças na pressão (vácuo).
SINCRONIZANDO OS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)
NOTA:
- LEMBRE-SE QUE O 3º CARBURADOR É O MESTRE (REFERENCIA ) SEM AJUSTES, E OS DEMAIS SÃO ESCRAVOS, AJUSTAVEIS.
- AS LEITURAS DO VACUO PARA CADA CILINDRO DEVERÁ SER A MESMA, DIFERENÇA MAXIMA ACEITAVEL 20 MMHG.
1 – Ajuste o 4º carburador com referencia ao 3º carburador pelo parafuso de ajuste de equalização do 4º carburador.
2 – Se a marcha lenta saiu de 1750 rpm ajuste novamente.
3 – Ajuste o 1º carburador com o 2º carburador pelo parafuso de ajuste de equalização do 1º carburador.
4 – Se a marcha lenta saiu de 1750 rpm ajuste novamente.
5 – Ajuste o 1º e 2º carburadores aos 3º e 4º carburadores pelo parafuso de ajuste central de equalização entre o 2º e 3º carburador.
6 – Se a marcha lenta saiu de 1750 rpm ajuste novamente.
7 – Acelere até np maximo 7000 rpm rapidamente e large e veja se mantem os mesmos niveis de vacuo nos 4 carburadores e mesma rotação de marcha lenta.
8 – Faça patamar de aceleração mantendo a rotação em 3000, 5000 e 7000 rpm e verifique os niveis de vacuo devendo permanecer os mesmos, observando sempre a diferença maxima aceitavel entre eles de 20 mmhg.
9 – Estando tudo normal ajuste a rotação de marcha lenta para a nominal de 1200 rpm.
OBSERVAÇÃO:
Algumas ligações pode ser mudado conforme o modelo e tipo de moto, basta observar alguns detalhes como: qual o carburador mestre e escravos, e qual deles é individual ao mestre, ou se são individual.
VEJAM QUE SÓ ME REFERI EXCLUSIVAMENTE A EQUALIZAÇÃO, ONDE GARANTO A VCS SEGUINDO ESTE PASSO A PASSO VCS VÃO DEIXAR MUITOS MECANICOS DE BOCA ABERTA.
AOS QUE VÃO PRO CURSO DE CARBURAÇÃO E EQUALIZAÇÃO FAVOR TIRAR COPIAS PARA LEVAR E AOS DEMAIS QUE NÃO IRÃO PODEM COLOCAR NO PC DE VCS, PRA QUANDO PRECISAREM ESTA NA MÃO.
SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)
Sincronização dos carburadores (equalização) é simplesmente o processo de ajustamento dos carburadores de modo que eles passam a mesma quantidade de combustível / ar contendo misturas de cada cilindro.
Isto é visto através da medição do vácuo produzido em cada duto de saida dos carburadores que estão fora de sincronização. Irá resultar um alto consumo de combustível, aumento de temperatura do motor, desempenho menor do que a resposta do acelerador ideal e os níveis de vibração mais elevada.
Para sincronizar corretamente os carburadores, você vai precisar de um conjunto de medidores de vácuo (vacuômetros) ou tubos calibrados (coluna em U) para indicar vácuo do motor.Os aparelhos usados deve ser adequado para um motor de quatro cilindros e vem completo com as mangueiras necessárias para medição, valvulas de restrições (valvulas agulhas) para amortecer as oscilações, e mangueiras (tubing de venil, geralmente de 1/4) para fazer as interligações.
PREPARATIVOS PARA FAZER A SINCRONIZAÇÃO (EQUALIZAÇÃO)
1- Ligue o motor e deixe funcionando até atingir a temperatura normal de funcionamento.
2- Ajuste a velocidade de marcha lenta para 1750 rpm.
3- Remova o tanque de combustível.
4- Retire a mangueira de vácuo que liga a torneira de combustivel do 4º carburador, e os vedantes dos pontos de medição dos demais carburadores.
5- Ligue as mangueiras de medição em cada tomada de medição do vácuo de cada carburador.
NOTA:DEVERÁ TER A GARANTIA DE ESTAR BEM POSICIONADO E SEM VAZAMENTO, PARA EVITAR LEITURA FALSA.
6- Ligue o motor, com todas as (4) valvulas agulhas fechadas.
7-Ajuste as valvulas agulhas abrindo lentamente até começar a oscilar os ponteiros do vacuômetros (se for vacuômetro) ou oscilação na coluna (caso for coluna em U) retornando no sentido fechar até as oscilações estabilizarem, mas de modo que, eles ainda possam responder a pequenas mudanças na pressão (vácuo).
SINCRONIZANDO OS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)
NOTA:
- LEMBRE-SE QUE O 3º CARBURADOR É O MESTRE (REFERENCIA ) SEM AJUSTES, E OS DEMAIS SÃO ESCRAVOS, AJUSTAVEIS.
- AS LEITURAS DO VACUO PARA CADA CILINDRO DEVERÁ SER A MESMA, DIFERENÇA MAXIMA ACEITAVEL 20 MMHG.
1 – Ajuste o 4º carburador com referencia ao 3º carburador pelo parafuso de ajuste de equalização do 4º carburador.
2 – Se a marcha lenta saiu de 1750 rpm ajuste novamente.
3 – Ajuste o 1º carburador com o 2º carburador pelo parafuso de ajuste de equalização do 1º carburador.
4 – Se a marcha lenta saiu de 1750 rpm ajuste novamente.
5 – Ajuste o 1º e 2º carburadores aos 3º e 4º carburadores pelo parafuso de ajuste central de equalização entre o 2º e 3º carburador.
6 – Se a marcha lenta saiu de 1750 rpm ajuste novamente.
7 – Acelere até np maximo 7000 rpm rapidamente e large e veja se mantem os mesmos niveis de vacuo nos 4 carburadores e mesma rotação de marcha lenta.
8 – Faça patamar de aceleração mantendo a rotação em 3000, 5000 e 7000 rpm e verifique os niveis de vacuo devendo permanecer os mesmos, observando sempre a diferença maxima aceitavel entre eles de 20 mmhg.
9 – Estando tudo normal ajuste a rotação de marcha lenta para a nominal de 1200 rpm.
OBSERVAÇÃO:
Algumas ligações pode ser mudado conforme o modelo e tipo de moto, basta observar alguns detalhes como: qual o carburador mestre e escravos, e qual deles é individual ao mestre, ou se são individual.
Última edição por Carlos Mello em Ter 24 Jun 2014, 09:29, editado 1 vez(es)
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Por enquanto vou aplicar a 2 carburadores hehe
Valeu ai carlão..
Valeu ai carlão..
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Show heim Carlão, ótimo Tutorial!! Valeu!
Abraços
Abraços
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
NOMED750 A DOIS CILINDROS É A MESMA COISA VEJA QUEM É O MESTRE E AJUSTA O OUTRO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Mto bom!!!!
Durante a aula podemos tirar fotos desses procedimentos..irá ficar melhor ainda..
Parabens Carlão!!!
Durante a aula podemos tirar fotos desses procedimentos..irá ficar melhor ainda..
Parabens Carlão!!!
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Troquei o filtro de ar original por um K&N.
A moto já dava umas engasgada quando acelerava rápido, e agora que troquei ficou pior.
A minha pergunta é:
Tem alguma coisa que dê para mim mesmo fazer, é que já é quarta e não estou afim de arriscar levar em algum mecânico e não ficar pronta para o role de Domingo.
Lembrando que não tenho essas ferramentas para equalizar.
A moto já dava umas engasgada quando acelerava rápido, e agora que troquei ficou pior.
A minha pergunta é:
Tem alguma coisa que dê para mim mesmo fazer, é que já é quarta e não estou afim de arriscar levar em algum mecânico e não ficar pronta para o role de Domingo.
Lembrando que não tenho essas ferramentas para equalizar.
TRABUCO- Burgman 400
- Número de Mensagens : 269
Idade : 48
Data de inscrição : 05/10/2011
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
OPA TRABUCO, SÓ UM PALEATIVO VC PODE AUMENTAR A ACELERAÇÃO DE 1200 PARA 1500 RPM E VEJA SE MELHORA, O QUE ESTA ACONTECENDO E A MISTURA QUE ESTA MUITO POBRE.
OUTRA COISA USE O ORIFICIO REGULADOR DE BORRACHA QUE VEM COM O FILTRO DE AR K&N MENOR.
OUTRA COISA USE O ORIFICIO REGULADOR DE BORRACHA QUE VEM COM O FILTRO DE AR K&N MENOR.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Maravilhoso professor Carlão!!!!!!!!!!!!!!
paulotiesto- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 73
Idade : 51
Data de inscrição : 30/03/2013
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
outra aula.hehehe
felipebq- Burgman 400
- Número de Mensagens : 363
Idade : 41
Data de inscrição : 20/05/2013
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Esse professor Carlão acho que só não dá pra amarrar as mãos dele mas pode colocar uma venda nos olhos que ele desmonta e monta nossas maquinas kkkkkkkk.....Parabéns!
nciri- Intruder 125
- Número de Mensagens : 120
Idade : 53
Data de inscrição : 02/07/2013
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Realmente este professor é nota 1000, e se ele estiver por perto pode ter certeza, ele põe a mão na F e ajuda até ver o resultado positivo, já presenciamos isto aqui em Sampa.
abraço
abraço
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
Qual seria o numero de voltas nas agulhas de ar usando o filtro de ar do fusca???
elson- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 16
Idade : 50
Data de inscrição : 18/10/2010
Re: [b]SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES (EQUALIZAÇÃO)[/b]
OPA ELSON PODE MANTE SEM PROBLEMA ALGUM, POIS INDEPENDE DO FILTRO
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Tópicos semelhantes
» Regulagem e equalização dos carburadores?
» Regulando as agulhas dos carburadores
» LImpeza e Equalização do carburador!!!
» Carlão em SP, aula de limpeza/equalização.
» PROCEDIMENTOS PARA ALINHAR, EQUALIZAR, REGULAR CARBURADORES
» Regulando as agulhas dos carburadores
» LImpeza e Equalização do carburador!!!
» Carlão em SP, aula de limpeza/equalização.
» PROCEDIMENTOS PARA ALINHAR, EQUALIZAR, REGULAR CARBURADORES
GSX750F Online :: Geral :: Tutoriais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|