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Regulando as agulhas dos carburadores

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Regulando as agulhas dos carburadores Empty Regulando as agulhas dos carburadores

Mensagem por mvlinfo Dom 15 Ago 2010, 19:45

Fala Galera boa!

Na esteira da manutenções necessárias e de fácil execução nas nossas F's. Vou postar agora como fazer a regulagem das agulhas que pulverizam gasolina nos carburadores. Esse regulagem determina o enriquecimento ou não da alimentação. Todos já devem te ouvido falar do kit Dynojet. O sistema que vem nas F's é mais ou menos parecido. Aproveitem e qualquer dúvida é só postar.


Primeiramente, coloquem a moto no cavalete para ficar mais fácil. Retire o tanque de combustível desconectando as duas mangueiras da torneira de combustível, a do vácuo, do ladrão e o conector do medidor de combustível. Agora começa a brincadeira: solte os dois parafusos e não se assuste quando for retirar a tampa, já que há uma mola leve que a empurra para cima.

Regulando as agulhas dos carburadores P1030779e

Regulando as agulhas dos carburadores P1030780

Após a retirada da tampa verá uma membrana de borracha, onde vai encaixada a agulha. Retire com cuidado.

Regulando as agulhas dos carburadores P1030781b

Regulando as agulhas dos carburadores P1030782f

Para retirar a agulha, basta virar a membrana que a mesma fica solta dentro dessa peça:

Regulando as agulhas dos carburadores P1030783

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Regulando as agulhas dos carburadores P1030786f

Agora vamos regular a altura que a agulha terá. Quanto mais alta, mais gasolina é injetada, e quanto mais baixa, menos gasolina. Como tem acompanhado, coloquei tambem um filtro K&N de alta performance e estava testando a melhor configuração. Esse filtro possui duas borrachas para regular o tamanho da entrada de ar. Com a borracha de boca maior, subi as agulhas até a última regulagem. Ficou um capeta para andar, mas o consumo passou de 14,3 km/l para 12,0 km/l. Achei um pouco exagerado, e resolvi colocar a borracha de abertura menor e desci um pouco as agulhas, deixando em uma posição intermediária. O resultado foi muito bom, pois aliado a isso tem o uso de velas Iridium DR9EIX. Ficou fantástica, bem lisinha, sem trancos e ganhos de velocidade perfeitos. Recomendo. Para mudar a regulagem, basta retirar a pequena arruela autotravante como nas fotos e recolocar na altura deseja. Eu utilizei a terceira.

Regulando as agulhas dos carburadores P1030787r

Regulando as agulhas dos carburadores P1030788

Regulando as agulhas dos carburadores P1030789vv

A arruela vem acompanhada de dois pequenos calços, como nas fotos abaixo. Cuidado para não deixar cair nenhum, pois são difíceis de achar no chão.

Regulando as agulhas dos carburadores P1030796

Regulando as agulhas dos carburadores P1030797qp

Dica: para retirar a arruela, pressione contra uma superfície dura para empurrá-la. Para recolocar faça o process inverso. Depois de encaixa-la, volte a pressionar contra algo duro até travar, como nas fotos.

Regulando as agulhas dos carburadores P1030798

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Regulando as agulhas dos carburadores P1030801l

Recoloque os dois apoios novamente conforme abaixo:

Regulando as agulhas dos carburadores P1030802

Agora vamos montar novamente: recoloque agulha com os respectivos apoios novamente na membrana de borracha. Com a ajuda de uma chave de fenda ou philips, apoie a cabeça da agulha para que não suba durante o encaixe. Coloque o suporte na guia que há no carburador, verifique o encaixe da membrana, coloque a mola e a tampa. Parafuse tudo e um deles está pronto. É só repetir o processo com os outros três carburadores. Fazendo com bastante cuidade, não se gasta mais que 5 minutos em cada um.

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Espero que ajude bastante os que gostam de cuidar da sua F em casa. É uma dica bastante útil e as vezes necessária para testarmos algo novo.



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Última edição por mvlinfo em Qua 18 Ago 2010, 15:31, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Carlos Mello Dom 15 Ago 2010, 20:38

MUITO bom MVLINFO, ficaremos aguardando a continuação.
VC esta regulando por causa do FILTRO DE AR K&N ?
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Regulando as agulhas dos carburadores Empty Re: Regulando as agulhas dos carburadores

Mensagem por mvlinfo Dom 15 Ago 2010, 23:39

Exatamente. Testei com a abertura maior e a agulha bem alta, mas decidi ficar com a borracha menor e a regulagem intermediária, uma acima do que vem de fábrica. Não altera muito o consumo e em conjunto com a boa qualidade do filtro, mais as velas Iridum, fica muito bom. Recomendo. No mais, o que puder ajudar a galera, ajudamos. Grande abraço, Marco.
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Mensagem por Carlos Mello Seg 16 Ago 2010, 06:49

PQP MVLINFO muito bom este seu TUTORIAL este tipo de regulagem que vc fez é o que falei ao usar o filtro K&N com o regulador de ar de maior tamanho, por favor informe o que acontecia antes quando vc usou o K&N com o regulador de ar maior, assim todos irão entender a diferença, e quanto a regulagem vc já postou aqui neste tutorial.
Muito bom mesmo.
Só faltou o seu SORRISO no final do TUTORIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
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Mensagem por wla Seg 16 Ago 2010, 07:38

Opa show de bola heim Mvlinfo... mais um para o pérolas do GSX750F_Online

Falow WLA.
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Mensagem por mvlinfo Seg 16 Ago 2010, 14:51

Com o regulador maior do filtro de ar, logicamete se admite muito mas ar no sistema, o que demanda um maior volume de combustível. Como a agulha estava muito baixa, o volume de combustível é menor, deixando a mistura pobre. Em alta rotação o motor falhava por falta de combustível.
Então subi as agulhas ao máximo. Ficou fantástico. Era só tristar no acelerador e se segurar, pois a arrancada era forte e a velocidade final, que não consegui chegar até o fim, ficou maior. Só que se cobra o preço. O consumo subiu assustadoramente. Andando acima de 200, até perto de 260, bate perto de 8 km/l. Por isso voltei a colocar o regulador menor e baixei as agulhas para um nível intermediário. Ficou muito bom, pois é o meio termo. Continua a ater uma boa resposta em baixa e em alta, sem cortes em giros altos e o consumo voltou para a média de 14 km/l. Lembro ainda que estou usando velas Iridium DR9EIX. Marco.
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Regulando as agulhas dos carburadores Empty Parceria das regulagens!

Mensagem por kicuo Dom 24 Abr 2011, 20:01

Carlos Mello escreveu:PQP MVLINFO muito bom este seu TUTORIAL este tipo de regulagem que vc fez é o que falei ao usar o filtro K&N com o regulador de ar de maior tamanho, por favor informe o que acontecia antes quando vc usou o K&N com o regulador de ar maior, assim todos irão entender a diferença, e quanto a regulagem vc já postou aqui neste tutorial.
Muito bom mesmo.
Só faltou o seu SORRISO no final do TUTORIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Carlos / MVLINFO,

Caras ... vocês são demais. Olha só ... não seria possível juntar a regulagem das alturas das agulhas com o do alinhamento dos carburadores do Carlos num só tutorial? O do Carlos só tá faltando fotos como o MVLINFO fez!!!

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Mensagem por Carlos Mello Dom 24 Abr 2011, 20:15

OPA KICUO, REALMENTE VC TEM RAZÃO, TANTO QUE JÁ FUI COBRADO POR ISSO, TANTOMQUE ESTOU PREPARANDO UM TUTORIAL MAIS DETALHADO E COM A SUA SUJESTÃO VOU APROVEITAR ESTE TUTORAL E ANEXAR AOS OUTROS.
VALEU MEIU IRMÃO É DISSO QUE ESTAMOS PRECISANDO, MUITO OBRIGADO PELA SUGESTÃO.
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Mensagem por Last_Warrior Dom 21 Ago 2011, 20:28

Gente, qual a regulagem que vem de fábrica?? A minha tá muito gastona, não tem lógica, quero conferir eu mesmo.
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Mensagem por Carlos Mello Dom 21 Ago 2011, 21:42

GERALMENTE ELAS VEM NO PRIMEIRO DE CIMA PARA BAIXO
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Mensagem por Romulo Seg 22 Ago 2011, 11:13

Comprei velas iridium e devo troca-las neste final de semana, vendo este tutorial vou aproveitar para dar uma olhada na regulagem das agulhas. E só para ver se eu entendi, se quero uma moto economica devo colocar a regulagem das agulhas mais altas e a entrada do filtro de ar mais fechada. Certo?
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Mensagem por mvlinfo Seg 22 Ago 2011, 14:24

Correto, mas com velas iridium você vai conseguir performance e não economia. Mas faça. os testes e depois avise a gente. Veja em que posição estão as agulhas. Se estiverem na segunda ou terceira ranhura, deixe como está e ande para ver se a moto vai estourar na reduzidas. Casoesteja com filtro de ar original, aí ter que subir as agulhas, pois a mistura ficou pobre. Se estiver com k&n, tire a redução. Talvez seja necessário equalização também para ter um melhor aproveitamento. Abraço.
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Mensagem por Romulo Seg 22 Ago 2011, 15:21

Eu estou usando filtro de fusca, e ela nas reduzidas fortes estoura sim.
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Mensagem por mvlinfo Seg 22 Ago 2011, 16:50

Oh Rômulo! Deixa de ser muquirana! rsrsrs
Não sei qual será o comportamento dela com esse filtro, já que ele é bem mais restritivo que o filtro original da F. Provavelmente a mistura ficará. bem pobre e a vela ficará esbranquicada. Mas instale as velas, rode alguns dias, e retire uma delas para ver a cor mostra eletrodos. Se estiver muito clara, está indo muito ar e pouca gasolina, se.tiver cinza escuro, estará perfeito. Se tiver muito escuro, está indo muita gasolina. Abraço!
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Mensagem por Romulo Seg 22 Ago 2011, 16:56

não é só questão de muquirana não. rsrsrs. é que tenho muita dificuldade de encontrar peças por aqui, e o filtro de ar de fusca to sempre trocando sem dó. O que significa filtro bem mais restritivo. to andando com esses filtros a muito tempo e a unica coisa é os estouros nas reduzidas fortes, quanto ao consumo ela tá fazendo 17 com garupa e alforges.
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Mensagem por mvlinfo Seg 22 Ago 2011, 17:42

O filtro mais restritivo deixa passar menos ar para a queima do combustível. É até importante verificar a cor das velas que estão nela quando for fazer a troca. Se estiver muito branca a cor próximo ao eletrodo, a queima está pobre, o que ocasiona um super aquecimento do motor. São pequenos detalhes que vamos descobrindo ao longo da vivência com esses motores.
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Mensagem por Daju Dom 18 Mar 2012, 19:22

Entao rapaziada fui fazer essa configuração na minha e uma 2001 só que ela e d iferente pra retirar a agulha tem que puxar um n3egocinho ali que vai travado por um anel de borracha que vai encachado no pistonete o pistonete tem 4 garras onde isso encaixa acho que aminha tava ressecada e quebrou duas garinhas ai as agulhas ficam soltas podem subir esse modelo de cima tem um chapeu em cima da agulha onde a mola preciona a agulha pra baixo e a minha a mola passa por fora coloquei a agulha assim sera que vai da BO
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Mensagem por Carlos Mello Dom 18 Mar 2012, 19:32

BEM DAJU ESTOU QUERENDO ENTENDER O QUE VC ESTA QUERENDO DIZER, MAIS SE AS AGULHAS FICAREM MOVEIS VC TERA PROBLEMA COM CERTEZA.
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Sáb 31 Mar 2012, 11:17

mvlinfo, muito bom, aproveitando um dos carburadores de minha F o primeiro do lado direito(lado do escape) apresenta um pequeno mas incomodo vazamento por debaixo da cuba, o que é possivel fazer? vc ou alguém sabem?
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Regulando as agulhas dos carburadores Empty Re: Regulando as agulhas dos carburadores

Mensagem por Carlos Mello Sáb 31 Mar 2012, 12:28

BEM PAULO ÉPRECISO TIRAR O CARBURADOR PRA VER ONDE REALMENTE ESTA VAZANDO
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Mensagem por cleber.ab Seg 21 maio 2012, 22:32

Olá pessoal, esse FDS resolvi verificar a posição das agulhas dos buras da minha F, fiz seguindo esse tópico mas ao retirar a membrana a agulha não se soltou sozinha. Existe modelos diferentes de um ano pra outro? As da minha F parece ter travas. Acabei montando novamente e deixando do jeito que estava. A minha é 02/03.
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Regulando as agulhas dos carburadores Empty Re: Regulando as agulhas dos carburadores

Mensagem por Carlos Mello Seg 21 maio 2012, 22:42

todas as agulhas tem uma trava (anel elastico) e uma arruela.
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Mensagem por jose barp Qui 28 Jun 2012, 06:07

Ok carlos vou verificar como estao as agulhas dos carburadores e depois vamos conversando abraço.
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Mensagem por cleber.ab Qui 28 Jun 2012, 22:14

Pessoal, desmontei e abaixei as agulhas da minha F, mas ao montar e testar deu falta, então desmontei e voltei para posição normal. A moto tá fazendo entre 12 e 13km/l e já troquei o filtro que tava horrível. Ando cidade 10km / estrada 20km para ir para faculdade e trabalho todo dia, com gasolina aditivada. Não sei por onde começar a investigar. Tá osso!!!
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Regulando as agulhas dos carburadores Empty Re: Regulando as agulhas dos carburadores

Mensagem por jose barp Qui 28 Jun 2012, 22:33

Boa noite carlos as agulhas estavan reguladas no quarto rebaixe e baixei para a terceira como as fotos e a moto falha muito e nao mantem a lenta qual o proximo passo que devo fazer abraço.
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