Montando motor de partida
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Marlon gs
Elder
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Montando motor de partida
Minha moto vinha reinando pra dar partida quente. Simplesmente virava pesado, tipo bateria morta. Cogitiva que no minimo seria necessário uma troca das escovas afinal a bateria tem pouco uso, e podia deixar ela uma semana parada nao perde carga. Resolvi abrir pra ver o que se passava lá dentro. Pra começar, pra chegar no bendito arranque já é meio dificil, aconselho tirar os carburador e a carenagem esquerda pra ter um acesso tranquilo nele. Aí nao tem muito segredo, desligar os dois polos da bateria, soltar o terminal do arranque, os dois parafusos da carcaça e puxar ele pra fora. Depois só tirar os dois parafusinhos do corpo do motorzinho, e o que terás na mao sao esses 4 ''pedaços'':
Quando vi as 4 escovas soltas pensei, fudeu!!! como vou montar isso.... Olha só:
Precisa segurar as 4 recuadas, e cada uma tem uma mola embaixo, e ali dentro encaixar o induzido. Isso sem espaço pra simplesmente segurar com os dedos. Depois de pensar um pouco, resolvi partir pra engenharia caseira, cortei uma tira lateral de embalagem pet duma famosa marca de refrigerante de cola, enrolei ela, ajeitei bem as escovinhas e soltei dentro:
Depois, vai tentando desenrolar ela ali dentro, pra forçar as escovas pra fora:
Agora fica facil pra encaixar o eixo/induzido do motor:
Depois, com todo cuidado vai puxando a tira de ''pet'' de dentro:
Pronto, ai o mais dificil já passou. Agora precisa muito cuidado segura firme essas peças unidas, pois o corpo do motor tem 4 grandes imas internos, e eles sugam o eixo pra dentro, puxando fora do porta do escovas. E por fim, certificar que a arruela de calço do rolamento de agulhas esteja certinho lá dentro.
E por ultimo, encaixar na posição correta conforme o encaixe, senao o motorzinho pode girar no corpo e fazer caca:
Fixar os parafusos, (usam dois orings pequenos no assentamento) e pronto. O resto é a instalação inversa no motor da moto.
No meu caso, testei o eixo/induzido conforme o manual de serviço, estava ok, escovas ainda em plena ordem, limpeza da ponta do eixo e engraxei essa parte que trabalha seco (a outra é lubrificado pelo óleo do motor, que tem a gaiola com rolamento de agulhas).
Como uso bateria alternativa (no-break), a ligação dos bornes nao é nenhuma perfeição, desconfie que pudesse ser ali o problema, abri o terminal positivo, estava cheio de zinabre, bem como a ponta do fio positivo. Cortei essa ponta fora e refiz a ligação. Ainda o fio negativo da bateria que é ligado com um fio que acho fino e somente na carcaça do motor, fiz um reforço com um mais grosso e liguei junto direto no chassi.
Montei tudo, fui testar e ficou perfeito, sem gastar um centavo.
Se algum dia alguem precisar por algum motivo, ta aí mastigado hehehe. Valeu!
Quando vi as 4 escovas soltas pensei, fudeu!!! como vou montar isso.... Olha só:
Precisa segurar as 4 recuadas, e cada uma tem uma mola embaixo, e ali dentro encaixar o induzido. Isso sem espaço pra simplesmente segurar com os dedos. Depois de pensar um pouco, resolvi partir pra engenharia caseira, cortei uma tira lateral de embalagem pet duma famosa marca de refrigerante de cola, enrolei ela, ajeitei bem as escovinhas e soltei dentro:
Depois, vai tentando desenrolar ela ali dentro, pra forçar as escovas pra fora:
Agora fica facil pra encaixar o eixo/induzido do motor:
Depois, com todo cuidado vai puxando a tira de ''pet'' de dentro:
Pronto, ai o mais dificil já passou. Agora precisa muito cuidado segura firme essas peças unidas, pois o corpo do motor tem 4 grandes imas internos, e eles sugam o eixo pra dentro, puxando fora do porta do escovas. E por fim, certificar que a arruela de calço do rolamento de agulhas esteja certinho lá dentro.
E por ultimo, encaixar na posição correta conforme o encaixe, senao o motorzinho pode girar no corpo e fazer caca:
Fixar os parafusos, (usam dois orings pequenos no assentamento) e pronto. O resto é a instalação inversa no motor da moto.
No meu caso, testei o eixo/induzido conforme o manual de serviço, estava ok, escovas ainda em plena ordem, limpeza da ponta do eixo e engraxei essa parte que trabalha seco (a outra é lubrificado pelo óleo do motor, que tem a gaiola com rolamento de agulhas).
Como uso bateria alternativa (no-break), a ligação dos bornes nao é nenhuma perfeição, desconfie que pudesse ser ali o problema, abri o terminal positivo, estava cheio de zinabre, bem como a ponta do fio positivo. Cortei essa ponta fora e refiz a ligação. Ainda o fio negativo da bateria que é ligado com um fio que acho fino e somente na carcaça do motor, fiz um reforço com um mais grosso e liguei junto direto no chassi.
Montei tudo, fui testar e ficou perfeito, sem gastar um centavo.
Se algum dia alguem precisar por algum motivo, ta aí mastigado hehehe. Valeu!
Elder- Burgman 400
- Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Data de inscrição : 15/09/2011
Re: Montando motor de partida
Muito bom!!! Valew pelo Tutorial..
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Montando motor de partida
BELISSIMO TUTORIAL, E QUE TODOS PODEM VER NÃO TEM MISTÉRIO ALGUM, SÓ ALGUNS CUIDADOS, VALEU ELDER.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Montando motor de partida
Pela pouca experiencia que tenho com motores de arranque e induzidos,
acredito que deve ter uns furinhos em algum lugar para segurar as escovas
com um arame na hora de encaixar .
acredito que deve ter uns furinhos em algum lugar para segurar as escovas
com um arame na hora de encaixar .
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 73
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: Montando motor de partida
muito bom o tutorial e fiquei impressionado com os gambitech kkkkkk
mas ficou bem explicadinho mesmo.
parabens
mas ficou bem explicadinho mesmo.
parabens
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Montando motor de partida
E aí, trocou as escovas mesmo? Pegou de qual modelo?
Obrigado pelo tutorial vai ajudar muita gente, com certeza!
Obrigado pelo tutorial vai ajudar muita gente, com certeza!
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: Montando motor de partida
Nao, nao precisei trocar, ainda estao boas. Só lubrifiquei ele e eliminei mal contato na bateria.
Elder- Burgman 400
- Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Data de inscrição : 15/09/2011
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