filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
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filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Pessoal, embora já haja um tópico sobre este assunto (ver link abaixo_não deixe de conferir) o qual tem muitas informações importantes, achei melhor criar um novo só para deixar mais fácil as informações aos novos usuários.
filtro de ar]https://gsx750f.forumeiros.com/t447-filtro-de-ar]filtro de ar
Tenho uma F 2008 com escape esportivo mas poderíamos dizer que praticamente é um escape direto (uma adaptação do escape da Hornet na F). Como o custo é baixo, resolvi fazer um teste com adaptação do filtro do Fusca na minha F o qual deu certo e não perdi potência.
O meu resultado só não ficou melhor, porque preciso fazer uma limpeza nos carburadores e dar uma equalizada, mesmo assim, andando no módulo esportivo e com um cano direto, estou fazendo uma media de 14km/l mas quando coloquei o escape original a minha média subiu para 17km/l mesmo andando no modulo esportivo.
Quanto a questão de estrangular o filtro quando do aperto dos parafusos e se corta ou não o duto do filtro, posso dizer diante das experiência que sim, é preciso tomar cuidado quando do aperto do parafuso pois se apertar muito, os poros ficarão estrangulados e não deixará passar ar. No tópico ..."filtro de ar".... tem uma dica de utilizar porcas especiais com sistema de trava ou ainda de utilizar um tipo de cano como limitador, também pode-se utilizar uma contra porca ou até um sistema de punção no parafuso em um dos lados impedindo que saia a porca e no outro extremo colocar uma porca/contra-porca. O importante aqui é evitar que a porca se solte para não criar acidentes.Fiz vários testes com apertos diferentes e o resultado muda a cada instante. O importante é manter tudo apertado e vedado para não ter passagem de ar em falso porem, o filtro não pode sofrer pressão para não estrangular os poros.
Quanto ao duto, fiz o primeiro teste com duto inteiro e foi um desastre (ver foto anexa). No segundo teste, tirei a parte móvel do duto o que melhorou mas não resolveu pois a moto continuava estrangulada. Parti para o terceiro teste e cortei no talo (ver foto anexa), pronto, resolvido, vida nova para ambos os escapes pelo menos no meu caso mas de qualquer forma, aconselho antes de cortar o duto de também fazer um teste.
No total, gastei R$11,00 reais no filtro + 2,80 em um fuso/rosca com quatro porcas e quatro arruelas. Mão de obra ja tinha tudo só gastei tempo mesmo na execução dos testes.
Vamos as sequencias de fotos do passo-a-passo. Espero poder contribuir.
abs à todos.
Cortando o duto
e o que ninguém viu.......
filtro de ar]https://gsx750f.forumeiros.com/t447-filtro-de-ar]filtro de ar
Tenho uma F 2008 com escape esportivo mas poderíamos dizer que praticamente é um escape direto (uma adaptação do escape da Hornet na F). Como o custo é baixo, resolvi fazer um teste com adaptação do filtro do Fusca na minha F o qual deu certo e não perdi potência.
O meu resultado só não ficou melhor, porque preciso fazer uma limpeza nos carburadores e dar uma equalizada, mesmo assim, andando no módulo esportivo e com um cano direto, estou fazendo uma media de 14km/l mas quando coloquei o escape original a minha média subiu para 17km/l mesmo andando no modulo esportivo.
Quanto a questão de estrangular o filtro quando do aperto dos parafusos e se corta ou não o duto do filtro, posso dizer diante das experiência que sim, é preciso tomar cuidado quando do aperto do parafuso pois se apertar muito, os poros ficarão estrangulados e não deixará passar ar. No tópico ..."filtro de ar".... tem uma dica de utilizar porcas especiais com sistema de trava ou ainda de utilizar um tipo de cano como limitador, também pode-se utilizar uma contra porca ou até um sistema de punção no parafuso em um dos lados impedindo que saia a porca e no outro extremo colocar uma porca/contra-porca. O importante aqui é evitar que a porca se solte para não criar acidentes.Fiz vários testes com apertos diferentes e o resultado muda a cada instante. O importante é manter tudo apertado e vedado para não ter passagem de ar em falso porem, o filtro não pode sofrer pressão para não estrangular os poros.
Quanto ao duto, fiz o primeiro teste com duto inteiro e foi um desastre (ver foto anexa). No segundo teste, tirei a parte móvel do duto o que melhorou mas não resolveu pois a moto continuava estrangulada. Parti para o terceiro teste e cortei no talo (ver foto anexa), pronto, resolvido, vida nova para ambos os escapes pelo menos no meu caso mas de qualquer forma, aconselho antes de cortar o duto de também fazer um teste.
No total, gastei R$11,00 reais no filtro + 2,80 em um fuso/rosca com quatro porcas e quatro arruelas. Mão de obra ja tinha tudo só gastei tempo mesmo na execução dos testes.
Vamos as sequencias de fotos do passo-a-passo. Espero poder contribuir.
abs à todos.
Cortando o duto
e o que ninguém viu.......
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Show meus parabens, so pela mão do cara que fez o furo já da para perceber que iria funcionar ate melhor que o filtro original, quanto mais tiozao for o cara que fizer a gambi melhor pq os novinho (salvo excessões) sao tudo uns Ze Motul que nao gostam de sujar a maozinha.
Como você fez esta adaptação com o escape da Hornet???
Como você fez esta adaptação com o escape da Hornet???
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
esse escape ficou show eim
Daju- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 91
Idade : 54
Data de inscrição : 03/03/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
VALEU ABRAHÃO PELAS DICAS E COM MUITA LÓGICA E TÉCNICA, DÁ PRA PERCEBER NAS FOTOS O ESTRANGULAMENTO LIMITANDO O AR DE SUCÇÃO.
QUANTO A PONTEIRA, COMO EU JÁ FALEI ANTERIORMENTE FICOU MUITO LINDA.
E O FUSCA , QUAL É O CASO
QUANTO A PONTEIRA, COMO EU JÁ FALEI ANTERIORMENTE FICOU MUITO LINDA.
E O FUSCA , QUAL É O CASO
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Viper, eu ja comprei a moto com este escape e o antigo dono ainda mandou o original junto mas o cano ta direto e o ronco eh d+, instiga a loucura mesmo!! O grande problema eh que a curva de conexao ficou um pouco baixa e como estou fora de peso, rsrsrs quando com garupa, nao posso deitar muito se nao a curva raspa no chao, mas estou vendo com um pessoal especializado em escape em São Caetano do Sul para arrumar este detalhe.
Carlao, o fusca eh do meu cunhado e esta passando por uma restauração! A brincadeira aqui era falar que tinha pego o filtro da carro dele!! Rsrsrs
Carlao, o fusca eh do meu cunhado e esta passando por uma restauração! A brincadeira aqui era falar que tinha pego o filtro da carro dele!! Rsrsrs
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Abrahao você é de Sao Caetan?? Do lado de casa hein
Eu sou gordasso cara peso 130 Kgs a minha moto quando deitava muito ralava as pedaleiras e o cavalete central, dava final de curso na dianteira direto ai trocando ideia com os gringos eles me falaram que a suspa da F é p/ cara com 70 Kgs, me aconselharam a trocar a mola das bengalas e regular o amortecedor trazeiro, foi o que fiz mandei um e-mail p/ Racetech - USA falando meu peso, minha tocada e que o solo aqui é lunar os caras mandaram uma mola monstra rsss a tensao da original é 0,60 da minha é 1,20 p/ vc ter uma ideia, e deixei o amortecedor trazeiro na ultima regulagem cara virou OUTRA moto, amortecimento dianteiro show e trazeiro mto bom ela ficou mais alta e nao rala mais em nada inclusive se quizer mais conforto ainda p/ vc e p/ garupa a melhor opção é o amortecedor trazeiro da Bandit 1200 K1
Tenta ajustar seu amortecedor trazeiro deixa ele na ultima regulagem e faz o teste se nao parar de ralar vai ralar BEM menos
Eu sou gordasso cara peso 130 Kgs a minha moto quando deitava muito ralava as pedaleiras e o cavalete central, dava final de curso na dianteira direto ai trocando ideia com os gringos eles me falaram que a suspa da F é p/ cara com 70 Kgs, me aconselharam a trocar a mola das bengalas e regular o amortecedor trazeiro, foi o que fiz mandei um e-mail p/ Racetech - USA falando meu peso, minha tocada e que o solo aqui é lunar os caras mandaram uma mola monstra rsss a tensao da original é 0,60 da minha é 1,20 p/ vc ter uma ideia, e deixei o amortecedor trazeiro na ultima regulagem cara virou OUTRA moto, amortecimento dianteiro show e trazeiro mto bom ela ficou mais alta e nao rala mais em nada inclusive se quizer mais conforto ainda p/ vc e p/ garupa a melhor opção é o amortecedor trazeiro da Bandit 1200 K1
Tenta ajustar seu amortecedor trazeiro deixa ele na ultima regulagem e faz o teste se nao parar de ralar vai ralar BEM menos
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Viper, sabe dizer se essa de a suspensão ser projetada pra um cara de 70kg é coisa da Mickey ou vale pra todos os modelos?
A F é um baita dum trambolho, jamais imaginaria que a suspensão fosse tão "frágil"...
A F é um baita dum trambolho, jamais imaginaria que a suspensão fosse tão "frágil"...
igaopasqueta- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 595
Idade : 37
Data de inscrição : 14/12/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Igao de fagril o amortecedor nao tem nada, talvez me expressei errado, a moto ele sai de fabrica com a regulagem do amortecedor trazeiro para um cara com peso normal 70-80 Kgs se nao me engano no nivel 3 a minha eu coloquei no nivel 7 ( ultimo )
Obs: Ate no manual se voce ler ele tem instrução para se andar com garupa ou bagagem para ajustar a regulagem do amortecedor, e no jogo de ferramentas tem a chavep/ vc ajustar o amortecedor
Quanto as minhas molas da bengalas as originais estavam fadigadas por isso q vira e mexe estourava meus retentores ai eu aproveitei e comprei as preparadas para o meu peso de elefante entendeu???
Obs: Ate no manual se voce ler ele tem instrução para se andar com garupa ou bagagem para ajustar a regulagem do amortecedor, e no jogo de ferramentas tem a chavep/ vc ajustar o amortecedor
Quanto as minhas molas da bengalas as originais estavam fadigadas por isso q vira e mexe estourava meus retentores ai eu aproveitei e comprei as preparadas para o meu peso de elefante entendeu???
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Ah, sim, agora entendi!!!
Vou dar uma olhada melhor nisso aí. Ando quase sempre com garupa, e eu mesmo ja passei faz tempo dos 70kg.
Vou dar uma olhada melhor nisso aí. Ando quase sempre com garupa, e eu mesmo ja passei faz tempo dos 70kg.
igaopasqueta- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 595
Idade : 37
Data de inscrição : 14/12/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Abrahão valeu pelas dicas!!
Seria possível vc colocar um vídeo da menina roncando pra gente ver/ouvir!!?
To querendo colocar um escape na minha, e to decidindo!!!
Abçs..
Seria possível vc colocar um vídeo da menina roncando pra gente ver/ouvir!!?
To querendo colocar um escape na minha, e to decidindo!!!
Abçs..
Jemf- Intruder 125
- Número de Mensagens : 107
Idade : 42
Data de inscrição : 08/02/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Viper, valeu pela super dica, ja vou aplicar as novas regulagens, pois confesso que não tinha visto esta parte. E no meu caso hoje estou com 110kg, realmente fica difícil.
Jemf, ja pensei em postar o ronca da F com este escape mas primeiro preciso arrumar uma câmera com um bom áudio. tentei com os recursos que tenho mas não ficou legal. Logo postarei o ronco da F para vocês analisarem.
Jemf, ja pensei em postar o ronca da F com este escape mas primeiro preciso arrumar uma câmera com um bom áudio. tentei com os recursos que tenho mas não ficou legal. Logo postarei o ronco da F para vocês analisarem.
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Estamos ai p ajudar meu amigo e bem fácil d ajustar tb viu qualquer coisa e so chamar
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
ajuste técnico profissional.
felipebq- Burgman 400
- Número de Mensagens : 363
Idade : 41
Data de inscrição : 20/05/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Olá amigo meus parabéns pelo tópico pois acabei de efetuar a troca do meu, ficou show de bola gastei 13,00 em tudo eu mesmo fiz a troca, pois a unica diferença é que eu não cortei no tronco mas cortei com 1 dedo o plastico de dentro,
O mais complicado que achei foi quando tirei o original pois num tinha um terrinha dentro do compartimento de plastico onde fica o filtro, hehehehee fiquei doidinho kkkk, pois reforcei com bucha de ar condicionado nas bordas onde encacha a parte de plastico do filtro, hhehehehe, parabéns...
O mais complicado que achei foi quando tirei o original pois num tinha um terrinha dentro do compartimento de plastico onde fica o filtro, hehehehee fiquei doidinho kkkk, pois reforcei com bucha de ar condicionado nas bordas onde encacha a parte de plastico do filtro, hhehehehe, parabéns...
FelipePB- GS 500
- Número de Mensagens : 169
Idade : 31
Data de inscrição : 28/04/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Abrahão muito boa esta dica acabei de prepara o filtro, ficou muito bom.
Alesander Aires- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 91
Idade : 49
Data de inscrição : 20/09/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Boa noite, Parabéns pelo tutorial ficou perfeito!!!\
Bem que eu gostaria de modificar meu filtro usando o do fusca, mas o filtro que veio com minha moto está tão ruim q o plastico esta todo quebrado, então como tenho q comprar um pra usar a base achei um K&n por 280,00.
o K&N pelo que eu andei lendo dura 1 milhão e 600 mil km então acho que vale a pena, e o detalhe o K&N vem com a base do filtro em metal caso de problema um dia posso usar a base pra colocar o do fusca.
André
Bem que eu gostaria de modificar meu filtro usando o do fusca, mas o filtro que veio com minha moto está tão ruim q o plastico esta todo quebrado, então como tenho q comprar um pra usar a base achei um K&n por 280,00.
o K&N pelo que eu andei lendo dura 1 milhão e 600 mil km então acho que vale a pena, e o detalhe o K&N vem com a base do filtro em metal caso de problema um dia posso usar a base pra colocar o do fusca.
André
alguevara- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 55
Idade : 42
Data de inscrição : 31/08/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Ontem resolvi a noite trocar a relação da minha motoca e aproveitei pra ver o filtro e pra minha surpresa tchan tchan olha isso....rs
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/692/ozwh.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/692/ozwh.jpg/
nciri- Intruder 125
- Número de Mensagens : 120
Idade : 53
Data de inscrição : 02/07/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Alguém ando visitando o forum kkkkkkk
Alesander Aires- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 91
Idade : 49
Data de inscrição : 20/09/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Só pode Alesander Aires...kkkkkkkkkkkk e foi bem feitinho kkkkkkk
nciri- Intruder 125
- Número de Mensagens : 120
Idade : 53
Data de inscrição : 02/07/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
e vc viu que funciona né rssss agora é so pegar outro de fusca e instalar rsssss
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Funciona mesmo Viper, sou prova disso hehehehe.
nciri- Intruder 125
- Número de Mensagens : 120
Idade : 53
Data de inscrição : 02/07/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Eu fiz na minha, só que fiz uma cirurgia quinta feira e ainda não testei mas no final de semana
ai vai, abraço a todos.
ai vai, abraço a todos.
Alesander Aires- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 91
Idade : 49
Data de inscrição : 20/09/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Um amigo meu foi trocar o filtro do seu fusca, quando abriu descobriu que o filtro era da "F" !!! KKK Agora falando sério, já repararam que este nosso Fórum além de exímios motociclistas encontramos companheiros com alto nível técnico? Parabéns! Concorda professor Carlos Mello?
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Me desculpem toda a galera do fórum, tem pessoas aqui com o conhecimento fora do normal mas esse Carlos Mello o Carlão é que encoraja a gente a meter a mão nas nossas maquinas e fazer o serviço, valeu Carlão!
nciri- Intruder 125
- Número de Mensagens : 120
Idade : 53
Data de inscrição : 02/07/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Bem.....a minha Mocinha está fazendo uma media de 14 andando na macia só a 120kmh......vi que a media delas é de 20 km/l.....ja estava me preparando para uma paulada da concessionaria.....mas pelo jeito vou ter que começar a desmontar meu fusquinha....kkkk....Parabéns pelo tutorial!!!
Gilson Silva- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 4
Idade : 43
Data de inscrição : 24/09/2013
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