filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
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filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Relembrando a primeira mensagem :
Pessoal, embora já haja um tópico sobre este assunto (ver link abaixo_não deixe de conferir) o qual tem muitas informações importantes, achei melhor criar um novo só para deixar mais fácil as informações aos novos usuários.
filtro de ar]https://gsx750f.forumeiros.com/t447-filtro-de-ar]filtro de ar
Tenho uma F 2008 com escape esportivo mas poderíamos dizer que praticamente é um escape direto (uma adaptação do escape da Hornet na F). Como o custo é baixo, resolvi fazer um teste com adaptação do filtro do Fusca na minha F o qual deu certo e não perdi potência.
O meu resultado só não ficou melhor, porque preciso fazer uma limpeza nos carburadores e dar uma equalizada, mesmo assim, andando no módulo esportivo e com um cano direto, estou fazendo uma media de 14km/l mas quando coloquei o escape original a minha média subiu para 17km/l mesmo andando no modulo esportivo.
Quanto a questão de estrangular o filtro quando do aperto dos parafusos e se corta ou não o duto do filtro, posso dizer diante das experiência que sim, é preciso tomar cuidado quando do aperto do parafuso pois se apertar muito, os poros ficarão estrangulados e não deixará passar ar. No tópico ..."filtro de ar".... tem uma dica de utilizar porcas especiais com sistema de trava ou ainda de utilizar um tipo de cano como limitador, também pode-se utilizar uma contra porca ou até um sistema de punção no parafuso em um dos lados impedindo que saia a porca e no outro extremo colocar uma porca/contra-porca. O importante aqui é evitar que a porca se solte para não criar acidentes.Fiz vários testes com apertos diferentes e o resultado muda a cada instante. O importante é manter tudo apertado e vedado para não ter passagem de ar em falso porem, o filtro não pode sofrer pressão para não estrangular os poros.
Quanto ao duto, fiz o primeiro teste com duto inteiro e foi um desastre (ver foto anexa). No segundo teste, tirei a parte móvel do duto o que melhorou mas não resolveu pois a moto continuava estrangulada. Parti para o terceiro teste e cortei no talo (ver foto anexa), pronto, resolvido, vida nova para ambos os escapes pelo menos no meu caso mas de qualquer forma, aconselho antes de cortar o duto de também fazer um teste.
No total, gastei R$11,00 reais no filtro + 2,80 em um fuso/rosca com quatro porcas e quatro arruelas. Mão de obra ja tinha tudo só gastei tempo mesmo na execução dos testes.
Vamos as sequencias de fotos do passo-a-passo. Espero poder contribuir.
abs à todos.
Cortando o duto
e o que ninguém viu.......
Pessoal, embora já haja um tópico sobre este assunto (ver link abaixo_não deixe de conferir) o qual tem muitas informações importantes, achei melhor criar um novo só para deixar mais fácil as informações aos novos usuários.
filtro de ar]https://gsx750f.forumeiros.com/t447-filtro-de-ar]filtro de ar
Tenho uma F 2008 com escape esportivo mas poderíamos dizer que praticamente é um escape direto (uma adaptação do escape da Hornet na F). Como o custo é baixo, resolvi fazer um teste com adaptação do filtro do Fusca na minha F o qual deu certo e não perdi potência.
O meu resultado só não ficou melhor, porque preciso fazer uma limpeza nos carburadores e dar uma equalizada, mesmo assim, andando no módulo esportivo e com um cano direto, estou fazendo uma media de 14km/l mas quando coloquei o escape original a minha média subiu para 17km/l mesmo andando no modulo esportivo.
Quanto a questão de estrangular o filtro quando do aperto dos parafusos e se corta ou não o duto do filtro, posso dizer diante das experiência que sim, é preciso tomar cuidado quando do aperto do parafuso pois se apertar muito, os poros ficarão estrangulados e não deixará passar ar. No tópico ..."filtro de ar".... tem uma dica de utilizar porcas especiais com sistema de trava ou ainda de utilizar um tipo de cano como limitador, também pode-se utilizar uma contra porca ou até um sistema de punção no parafuso em um dos lados impedindo que saia a porca e no outro extremo colocar uma porca/contra-porca. O importante aqui é evitar que a porca se solte para não criar acidentes.Fiz vários testes com apertos diferentes e o resultado muda a cada instante. O importante é manter tudo apertado e vedado para não ter passagem de ar em falso porem, o filtro não pode sofrer pressão para não estrangular os poros.
Quanto ao duto, fiz o primeiro teste com duto inteiro e foi um desastre (ver foto anexa). No segundo teste, tirei a parte móvel do duto o que melhorou mas não resolveu pois a moto continuava estrangulada. Parti para o terceiro teste e cortei no talo (ver foto anexa), pronto, resolvido, vida nova para ambos os escapes pelo menos no meu caso mas de qualquer forma, aconselho antes de cortar o duto de também fazer um teste.
No total, gastei R$11,00 reais no filtro + 2,80 em um fuso/rosca com quatro porcas e quatro arruelas. Mão de obra ja tinha tudo só gastei tempo mesmo na execução dos testes.
Vamos as sequencias de fotos do passo-a-passo. Espero poder contribuir.
abs à todos.
Cortando o duto
e o que ninguém viu.......
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
COITADO DO FUSQUINHA DO GILSON SILVA, KKKKKKKKKKK DEPOIS NÃO VAMOS SABER QUEM ESTÁ ANDANDO NA RUA SE É O FUSQUINHA OU A F, KKKKKKKKKKK.
OPA CONCORDO CARO ARGEU, DEUS DEU AO HOMEM A CAPACIDADE DE FAZER TUDO (CLARO DENTRO DOS LIMITES E CONHECIMENTOS).
AQUI SOMOS UMA GRANDE FAMILIA QUE A CADA DIA CRESCEMOS MAIS, SOMOS ÉLOS DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES E JUNTANDO TODOS ELES FORMAMOS ESTA GRANDE FAMILIA.
VALEU PESSOAL PELOS ELOGIOS E CONSIDERAÇÕES, FAÇO O QUE POSSO E PODEM CONTAR COMIGO SEMPRE.
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VALEU PESSOAL PELOS ELOGIOS E CONSIDERAÇÕES, FAÇO O QUE POSSO E PODEM CONTAR COMIGO SEMPRE.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Se é loko concessionaria??? JamaisGilson Silva escreveu:Bem.....a minha Mocinha está fazendo uma media de 14 andando na macia só a 120kmh......vi que a media delas é de 20 km/l.....ja estava me preparando para uma paulada da concessionaria.....mas pelo jeito vou ter que começar a desmontar meu fusquinha....kkkk....Parabéns pelo tutorial!!!
Faz você mesmo e se tiver duvida o mestre das F Carlao esta ai para ajudar
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
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Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Olha ai Abrahão achei um parafuso 6mm fenda e alem das arruelas de aço eu
também botei arruela de borracha para vedar bem ficou tri.
também botei arruela de borracha para vedar bem ficou tri.
Alesander Aires- Suzuki YES 125
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Data de inscrição : 20/09/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
A cada dia o projeto fica melhor, daqui um tempo vai ser vendido nas melhores casas do ramo...kkkkkk
nciri- Intruder 125
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Data de inscrição : 02/07/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
COITADO DAS LOJAS E CONCESSIONARIAS DA SUZUKI VAI PERDER A BOQUINHA DOS FILTROS, CADA VEZ ESTAMOS APERFEIÇOANDO O SISTEMA DOS FILTROS, PARABENS A TODOS.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Vai nada Carlao sempre vai ter Ze Motul que vai querer pagar R$ 280,00 no filtro de ar original kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
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Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Pessoal eu não coloquei o filtro do fusca, mas essa semana troquei o filtro de ar da minha moto, e diferente dos valores que tenho visto por aí, comprei por um preço bom diga-se de passagem, ou seja, comprei na RCA por R$ 80,00 reais, inclusive já está na moto e ficou muito bom...
Fica dica, pra quem não quiser colocar o do fusca ou achar muito trabalhoso, é só comprar na RCA.
Fica dica, pra quem não quiser colocar o do fusca ou achar muito trabalhoso, é só comprar na RCA.
EPIFANIO- Moderador
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Data de inscrição : 12/06/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Agora vc ta trocando ne hahaha o emgo e a Rca e mto bom mesmo
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
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Data de inscrição : 11/01/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
hehehehehe... tive que trocar...mas não ganhei desconto não....
EPIFANIO- Moderador
- Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
SE NÃO ME ENGANOS TEMOS DESCONTOS SOMENTE NOS AEROQUIP'S
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Sou adepto do filtro de fusca mas tenho algumas observações sobre a adaptação:
Quando retirar o elemento filtrante original é só aquecer o resto de cola que fica presa na carcaça com um secador de cabelo que ela solta toda fácil fácil. A que fica na tampa metálica pode aquecer um pouquinho no fogão que solta mais rápido.
Comprei em uma casa da borracha um pedaço de borracha de 5mm, tipo aqueles que forram balcão de oficina e cortei alguns anéis para servir de espaçador. Aí não precisou cortar ou retirar o bocal da entrada do filtro.
Quando retirar o elemento filtrante original é só aquecer o resto de cola que fica presa na carcaça com um secador de cabelo que ela solta toda fácil fácil. A que fica na tampa metálica pode aquecer um pouquinho no fogão que solta mais rápido.
Comprei em uma casa da borracha um pedaço de borracha de 5mm, tipo aqueles que forram balcão de oficina e cortei alguns anéis para servir de espaçador. Aí não precisou cortar ou retirar o bocal da entrada do filtro.
Saboya- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 15
Idade : 59
Data de inscrição : 18/11/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
MUITO BOM AMIGO BOM SABER DESSA PARTE GOSTEI, VOU FAZER ISSO DA PRÓXIMA VEZ ABRAÇO..Saboya escreveu:Sou adepto do filtro de fusca mas tenho algumas observações sobre a adaptação:
Quando retirar o elemento filtrante original é só aquecer o resto de cola que fica presa na carcaça com um secador de cabelo que ela solta toda fácil fácil. A que fica na tampa metálica pode aquecer um pouquinho no fogão que solta mais rápido.
Comprei em uma casa da borracha um pedaço de borracha de 5mm, tipo aqueles que forram balcão de oficina e cortei alguns anéis para servir de espaçador. Aí não precisou cortar ou retirar o bocal da entrada do filtro.
FelipePB- GS 500
- Número de Mensagens : 169
Idade : 31
Data de inscrição : 28/04/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Olha aí a bagaça
Última edição por Saboya em Qui 07 Nov 2013, 21:47, editado 1 vez(es)
Saboya- Burgman AN 125
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Idade : 59
Data de inscrição : 18/11/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Pessoal só tem um detalhe técnico que não foi levado em consideração....
A tela do filtro da F esta por fora, e a do CA2737 Fusca com carburação simples esta por dentro.
O porque disso?
Na F o fluxo de ar vem de dentro do filtro para fora, e no CA2737 de fora para dentro, parece uma parte desprezível, mas a tela tem uma função muito importante que é impedir que pedaços do elemento filtrante se soltem e sigam para dentro do motor, com uma analise simples da peça podemos concluir que ela não serve para o proposito ao qual esta sendo submetida. Portanto recomendo aos amigos que não utilizem este filtro em suas motos afim de evitar maiores problemas. O filtro original realmente não é barato e tem uma vida relativamente curta, já os K&N tem uma performance melhor e uma durabilidade de 50k milhas..... se dividirmos o investimento de ambos por km rodado o valor é muito baixo e na minha análise é muito valido.
Referente a adaptação, realmente ficou muito bem feita e no capricho. Parabéns Abrahão.
Abs.
A tela do filtro da F esta por fora, e a do CA2737 Fusca com carburação simples esta por dentro.
O porque disso?
Na F o fluxo de ar vem de dentro do filtro para fora, e no CA2737 de fora para dentro, parece uma parte desprezível, mas a tela tem uma função muito importante que é impedir que pedaços do elemento filtrante se soltem e sigam para dentro do motor, com uma analise simples da peça podemos concluir que ela não serve para o proposito ao qual esta sendo submetida. Portanto recomendo aos amigos que não utilizem este filtro em suas motos afim de evitar maiores problemas. O filtro original realmente não é barato e tem uma vida relativamente curta, já os K&N tem uma performance melhor e uma durabilidade de 50k milhas..... se dividirmos o investimento de ambos por km rodado o valor é muito baixo e na minha análise é muito valido.
Referente a adaptação, realmente ficou muito bem feita e no capricho. Parabéns Abrahão.
Abs.
Hammer 750- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 54
Idade : 44
Data de inscrição : 10/10/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Discordo ser essa a finalidade dessa tela em qualquer elemento indiscriminadamente.Hammer 750 escreveu:Pessoal só tem um detalhe técnico que não foi levado em consideração....
A tela do filtro da F esta por fora, e a do CA2737 Fusca com carburação simples esta por dentro.
O porque disso?
Na F o fluxo de ar vem de dentro do filtro para fora, e no CA2737 de fora para dentro, parece uma parte desprezível, mas a tela tem uma função muito importante que é impedir que pedaços do elemento filtrante se soltem e sigam para dentro do motor, com uma analise simples da peça podemos concluir que ela não serve para o proposito ao qual esta sendo submetida. Portanto recomendo aos amigos que não utilizem este filtro em suas motos afim de evitar maiores problemas. O filtro original realmente não é barato e tem uma vida relativamente curta, já os K&N tem uma performance melhor e uma durabilidade de 50k milhas..... se dividirmos o investimento de ambos por km rodado o valor é muito baixo e na minha análise é muito valido.
Referente a adaptação, realmente ficou muito bem feita e no capricho. Parabéns Abrahão.
Abs.
Em vários modelos de filtro sequer existe essa tela mesmo utilizando o mesmo tipo de elemento filtrante. Como exemplo temos uma gama enorme de automóveis que não utilizam mais essa tela pois são planos e a vedação se dá pelas bordas de silicone e não comprime o elemento.
Em grande parte dos filtros, normalmente os cilíndricos, ela tem função estrutural com a finalidade de impedir a deformação do elemento filtrante e perda da vedação.
Quanto aos K&N também é bastante discutível essa "performance melhor".
Saboya- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 15
Idade : 59
Data de inscrição : 18/11/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
e tbm tem outra coisa, para um filtro começar a se despedaçar, jah passou anos da hora d troca-lo, e como filtro d fusca custa 10 reais n custa nada trocar ele todo mês ou a cada troca d óleo para manter um filtro sempre novo sem correr risco d soltar nenhuma parte
Dilan Esteves- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 494
Idade : 31
Data de inscrição : 08/03/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Alias, bela RD Hammer!
Dilan Esteves- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 494
Idade : 31
Data de inscrição : 08/03/2012
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Somente para constar, o modelo do filtro Fran que uso, CA 3130 tem a tela por fora .
" /> (ao lado do original)
" /> (ao lado do original)
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Tudo blz?Saboya escreveu:Discordo ser essa a finalidade dessa tela em qualquer elemento indiscriminadamente.Hammer 750 escreveu:Pessoal só tem um detalhe técnico que não foi levado em consideração....
A tela do filtro da F esta por fora, e a do CA2737 Fusca com carburação simples esta por dentro.
O porque disso?
Na F o fluxo de ar vem de dentro do filtro para fora, e no CA2737 de fora para dentro, parece uma parte desprezível, mas a tela tem uma função muito importante que é impedir que pedaços do elemento filtrante se soltem e sigam para dentro do motor, com uma analise simples da peça podemos concluir que ela não serve para o proposito ao qual esta sendo submetida. Portanto recomendo aos amigos que não utilizem este filtro em suas motos afim de evitar maiores problemas. O filtro original realmente não é barato e tem uma vida relativamente curta, já os K&N tem uma performance melhor e uma durabilidade de 50k milhas..... se dividirmos o investimento de ambos por km rodado o valor é muito baixo e na minha análise é muito valido.
Referente a adaptação, realmente ficou muito bem feita e no capricho. Parabéns Abrahão.
Abs.
Em vários modelos de filtro sequer existe essa tela mesmo utilizando o mesmo tipo de elemento filtrante. Como exemplo temos uma gama enorme de automóveis que não utilizam mais essa tela pois são planos e a vedação se dá pelas bordas de silicone e não comprime o elemento.
Em grande parte dos filtros, normalmente os cilíndricos, ela tem função estrutural com a finalidade de impedir a deformação do elemento filtrante e perda da vedação.
Quanto aos K&N também é bastante discutível essa "performance melhor".
Discordo do seu ponto de vista pelo seguinte motivo:
Não são todos os filtros planos que não utilizam tela. A utilização da tela se da caso a caso conforme o deslocamento de ar que motor gera e a posição da caixa do filtro. Quanto maior a distância menor o arrasto gerado, assim sendo se mede a necessidade ou não da utilização da mesma.
No caso do 3130 mantem as características do original e creio que possa ser utilizado. Não afirmo pq nunca usei...
Deixo uma pergunta para se pensar: Por qual motivo a Fram se daria ao trabalho de desenvolver dois filtros com medidas iguais somente mudando a posição da tela???
Abs.
Hammer 750- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 54
Idade : 44
Data de inscrição : 10/10/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Hammer, os filtros não são iguais, tem tamanho diferente
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
[quote="Hammer 750"][quote="Saboya"]
No caso da Fran encontramos posições diferentes em relação a tela porém com aplicação em diferentes anos de mesmos modelos de carros e com o mesmo sentido de fluxo de ar nos filtros.
Realmente encontramos filtros com medidas iguais com tela em posições diferentes e em algumas marcas essa tela simplesmente não existe, como é o caso do LX 903/1 da Metal Leve.Hammer 750 escreveu:
Deixo uma pergunta para se pensar: Por qual motivo a Fram se daria ao trabalho de desenvolver dois filtros com medidas iguais somente mudando a posição da tela???
Abs.
No caso da Fran encontramos posições diferentes em relação a tela porém com aplicação em diferentes anos de mesmos modelos de carros e com o mesmo sentido de fluxo de ar nos filtros.
Saboya- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 15
Idade : 59
Data de inscrição : 18/11/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Concordo, mas se existe a mudança é por algum motivo. Essa informação me foi passada a algum tempo pelo pessoal de fábrica. Sempre trabalhei com peças, tanto em concessionarias, quanto em auto peças e nos últimos 3 anos na parte técnica tendo contato com o pessoal de fábrica, realizando cursos e palestras para os mecânicos da minha região. A informação que passei se refere ao que aprendi com esses caras ao longo desse período. Porém também concordo que a engenharia cria algumas soluções desnecessárias e pode ser que você realmente esteja certo, assim sendo creio que o melhor a se fazer é estudar os casos e cada um decidir oque fazer.Saboya escreveu:Hammer 750 escreveu:Saboya escreveu:Realmente encontramos filtros com medidas iguais com tela em posições diferentes e em algumas marcas essa tela simplesmente não existe, como é o caso do LX 903/1 da Metal Leve.Hammer 750 escreveu:
Deixo uma pergunta para se pensar: Por qual motivo a Fram se daria ao trabalho de desenvolver dois filtros com medidas iguais somente mudando a posição da tela???
Abs.
No caso da Fran encontramos posições diferentes em relação a tela porém com aplicação em diferentes anos de mesmos modelos de carros e com o mesmo sentido de fluxo de ar nos filtros.
Abs.
Hammer 750- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 54
Idade : 44
Data de inscrição : 10/10/2013
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Realmente podemos estar "certos ou errados" com relação a detalhe da construção desses filtros, pois depende de descobrir a intenção de quem desenvolveu cada produto.
Podemos encontrar várias ideias para o desenvolvimento de um único item.
O que importa é discutir e procurar alternativas de forma responsável para não criar gambiarras ou gatilhos.
Abração
Podemos encontrar várias ideias para o desenvolvimento de um único item.
O que importa é discutir e procurar alternativas de forma responsável para não criar gambiarras ou gatilhos.
Abração
Saboya- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 15
Idade : 59
Data de inscrição : 18/11/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Já usei um filtro de fusca na F que nem tela tinha. Acho que era da Mahle.
igaopasqueta- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 595
Idade : 37
Data de inscrição : 14/12/2011
Re: filtro de ar do fusca na F (continução do topico_filtro de ar)
Antes e depois...rs
nciri- Intruder 125
- Número de Mensagens : 120
Idade : 53
Data de inscrição : 02/07/2013
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