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Troca de marcha sem embreagem

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Troca de marcha sem embreagem  Empty Troca de marcha sem embreagem

Mensagem por OJFILHO Seg 10 Jan 2011, 22:42

Pessoal, estava em minhas andanças pela internet e me deparei com esse vídeo no youtube.
MUITO INTERESSANTE
Olha, nunca passou pela minha cabeça essa possibilidade...
Gostaria que todos vissem e comentassem. De qualquer forma... é uma dica e tá valendo!




Abraço
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Mensagem por Carlos Mello Ter 11 Jan 2011, 02:15

OJFILHO PRA QUE ISTO POSSA ACONTECER TEM QUE AJUSTAR A EMBREAGEM PROXIMO AO PONTO DE TROCA, ALÉM DO MAIS O FABRICANTE COLOCOU A EMBREAGEM PRA NÃO CRIAR ESFORÇO NAS ENGRENAGENS, MAIS É POSSIVEL SIM TROCAR AS MARCHAS SEM A EMBREAGEM.
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Mensagem por chn750 Ter 11 Jan 2011, 03:40

Acho que é só trocar no tempo, como carro .
Só achar o giro certo do motor.
Temos que ter cuidado e conhecer o motor do carro, senão arranha
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Mensagem por Carlão Ter 11 Jan 2011, 07:16

A troca de marcha sem embreagem funciona legal mas exige experiência.
Nas galos que tive sempre fiz isso porém no vídeo faltaram algumas explicações.
1) Só a partir de uns 4 ou 5 mil giros é que troca bem legal.
2) Aquela aliviadinha no acelerador é o detalhe mais importante. Naquele instante o pedal do câmbio deve ser acionado e a aceleração retomada de imediato para não dar tranco.
3) Numa esticadinha, a troca entre 1ª e 2ª é um pouco mais problemática porque se entrar o neutro pode atrapalhar o controle da moto.
Uma vez adquirida a experiência torna-se mais prazerosa a pilotagem especialmente em rodovias pelo uso de rotações mais elevadas.
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Mensagem por OJFILHO Ter 11 Jan 2011, 10:38

Carlos Mello escreveu:OJFILHO PRA QUE ISTO POSSA ACONTECER TEM QUE AJUSTAR A EMBREAGEM PROXIMO AO PONTO DE TROCA, ALÉM DO MAIS O FABRICANTE COLOCOU A EMBREAGEM PRA NÃO CRIAR ESFORÇO NAS ENGRENAGENS, MAIS É POSSIVEL SIM TROCAR AS MARCHAS SEM A EMBREAGEM.

Pois é, Carlos.
A meu ver, a embreagem tem uma razão de existir...
Caso contrário, ninguém usaria... e sequer o fabricante colocaria tempo e dinheiro no projeto e desenvolvimento da embreagem!
Eu opto por continuar utilizando pois, provavelmente, o desgaste gerado sem a utilização é muito maior do que quando utilizada a embreagem.
E, no final das contas, o que dói é o bolso!
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Mensagem por henrique jr Ter 11 Jan 2011, 19:47

Eu só troca sem embreagem de vez em quando , só pra fazer diferente. Abraço.
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Mensagem por Odenir Qua 12 Jan 2011, 08:36

Este recurso só é bom em vez em quando mas em "quando mesmo" se a pessoa não saber não inventa fico olhando alguns fazendo isto da cada tranco na moto que é f..., isto só deve ser bom fazer quando rompe o cabo da embreagem e olhe lá ainda.
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Mensagem por OJFILHO Qua 12 Jan 2011, 12:43

Odenir escreveu:Este recurso só é bom em vez em quando mas em "quando mesmo" se a pessoa não saber não inventa fico olhando alguns fazendo isto da cada tranco na moto que é f..., isto só deve ser bom fazer quando rompe o cabo da embreagem e olhe lá ainda.

Concordo!
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Mensagem por jctorino Qua 02 Fev 2011, 09:20

Há muitos anos atrás( 89 ou 90) , quando tinha minha CBR 450, reclamei ao mecânico que a moto ficava com o câmbio muito duro quando estava quente. Foi então que ele me disse que com o uso da embreagem é normal o câmbio quente ter este comportamento. Então qual seria a solução ?
Não usar a embreagem para fazer a passagem de marcha para cima. Com excessão da primeira marcha, é claro, poderia ser feito sem embreagem desde que sem dar trancos. Daí em diante passei a usar essa técnica e com o tempo e dependendo da moto fui adaptando até chegar no ponto ideal, ou seja, velocidade, rotação etc. Hoje por exemplo com a Haya , devido à grande potência do motor, isto só é possivel de terceira para cima e assim mesmo quando estiver desenvolvendo boa velocidade, do contrário o bicho fica chucro e corcoveia. Na minha opinião a técnica é válida , desde que bem utilizada, pois além de ser um pouco mais confortável ainda ajuda a poupar a embreagem. Abraço
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Mensagem por Fuchs Qua 02 Fev 2011, 19:09

depois q pega o jeito fica até melhor do q usando embreagem.
na estrada de F, só subo marcha sem embreagem. fica tao suave q até parece cambio automatico, alem de reduzir mto o tempo da troca

mas pra nao dar tranco, tem q ser td mto rapido e sempre subindo o giro. se tentar fazer isso mantendo o giro constante, nao funciona direito e o tranco é certo.

o segredo é fazer a troca acima dos 5mil rpm. na hora da troca, inicie pressionando um pouco o pedal do cambio antes de tudo. alivie o acelerador bem pouco, como se quisesse baixar o giro em no maximo 500rpm e pronto, a marcha entra sozinha. depois q pega o jeito, baixar o iro em 200 rpm é suficiente para a suavidade do cambio automatico surgir!! ehehhe

se fizer no tempo certo nao acelera o desgaste, inclusive existem alguns dispositivos para auxiliar este processo q nao aciona a embreagem, mas sim corta a ignição em alguns milesimos de segundo apenas para aliviar o tempo necessario para a troca. se nao me engano a SS da bmw tem isso.
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Mensagem por OJFILHO Qua 02 Fev 2011, 23:17

Excelente depoimento Fuchs!
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Mensagem por Marcos_bjp Ter 08 Fev 2011, 10:46

OJFILHO, eu ja fazia isto por conta própria, mas sempre com um poko de receio de estar danificando a caixa de cambio e tb não sabia q as motos tem o cambio seqüencial como os da stok car. Agora vou continuar a fazer o mesmo rsrs mas sem receios ...
Vídeo muito interessante e bem explicativo.
Forte Abraço
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Mensagem por chn750 Qui 24 Fev 2011, 22:06

Odenir escreveu:
Este recurso só é bom em vez em quando mas em "quando mesmo" se a pessoa não saber não inventa fico olhando alguns fazendo isto da cada tranco na moto que é f..., isto só deve ser bom fazer quando rompe o cabo da embreagem e olhe lá ainda.

Concordo!

Tambem concordo (Pessoal, desculpem me, mas nao sei colar a frase dos colegas, ficando em evidencia)
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Mensagem por Fuchs Qui 24 Fev 2011, 22:18

use o botao QUOTE q tem em todos os posts

e em relacao ao tranco, só da se nao fizer direito, na rotacao e/ou situacao errada. se eu lembrar faço um video esse fim de semana pra gravar o som e pereber a diferença de tempo de troca com e sem embreagem
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Mensagem por OJFILHO Sex 25 Fev 2011, 01:02

Fuchs escreveu:use o botao QUOTE q tem em todos os posts

e em relacao ao tranco, só da se nao fizer direito, na rotacao e/ou situacao errada. se eu lembrar faço um video esse fim de semana pra gravar o som e pereber a diferença de tempo de troca com e sem embreagem

Blz, fico no aguardo do vídeo!
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Mensagem por martinmann@brturbo.com.br Sex 25 Fev 2011, 17:21

Que dá pra fazer dá, mas a que custo?
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Mensagem por jctorino Sex 25 Fev 2011, 20:48

Custo zero......
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Mensagem por martinmann@brturbo.com.br Sáb 26 Fev 2011, 00:04

Impossível não ter desgaste ao longo do tempo!
Por mais lubrificada que esteja a transmissão, a troca "nunca" vai ser sem atrito nenhum a não ser com o acionamento da embreagem...
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Mensagem por OJFILHO Sáb 26 Fev 2011, 00:50

martinmann@brturbo.com.br escreveu:Impossível não ter desgaste ao longo do tempo!
Por mais lubrificada que esteja a transmissão, a troca "nunca" vai ser sem atrito nenhum a não ser com o acionamento da embreagem...

pois é... eu tb prefiro a embreagem...
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Mensagem por Carlos Mello Sáb 26 Fev 2011, 07:00

OI EU TB AGUARDANDO.
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Mensagem por jctorino Sáb 26 Fev 2011, 08:12

Prá um sábado, acordou cedo Carlão ! Bom dia . Sleep
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Mensagem por Ricardo Alexandrino Qua 21 Mar 2012, 23:48

Procurei tópico relacionados a minha pergunta e não encontrei, então minha duvida é:
Qual a velocidade ou giro certo para cada troca de marcha?
Ex. até 40km/h 1° marcha, entre 40 e 100km/h 2°.....
Nunca sei se não estou usando uma marcha muito baixa na cidade, normalmente ando em 3° em voltinhas ''voltinhas'' dentro da cidade.

Se alguém puder me ajudar, grato.

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Mensagem por rma Qui 22 Mar 2012, 00:28

Ricardo, não vou responder essa pergunta, por não saber exatamente, então é melhor não responder, do que falar qualquer coisa, rsrs. Vamos aguardar as respostas dos "mecânicos de plantão" mais experientes no assunto, e assim todos já sabem a resposta Very Happy
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Mensagem por MuGrills Qui 22 Mar 2012, 01:41

martinmann@brturbo.com.br escreveu:Impossível não ter desgaste ao longo do tempo!
Por mais lubrificada que esteja a transmissão, a troca "nunca" vai ser sem atrito nenhum a não ser com o acionamento da embreagem...

Ai galera...na verdade nao tem desgaste....e foi comprovado que a troca sem a embreagem é melhor para a moto...alem do mais voce economiza a embreagem....e esse tipo de troca é mais simples do que imaginam...
vai uma dica...alguem que tenha uma biz ou uma motinha com cambio rotativo...ou seja...semi automatico...é praticamente o mesmo procedimento...

quem tem uma biz...vai reparar que se voce nao der um certo alivio no acelerador....ela nao engata a marcha ou entra forçada...pois bem....é a mesma coisa...tanto que quem ja teve essas motos...se tentar fazer uma vez em uma moto com embreagem vai perceber que é tao simples quanto...eu pelo menos aprendi assim....aprendi nao...percebi que era possivel um dia que esqueci de puxar a embreagem da moto onde eu trabalhava...e ai percebi que é a mesma coisa que a gente faz em uma biz...depois disso...fiz em todas as motos que peguei....e nao da erro...hoje consigo reduzir tambem desta forma...

outra dica que dou é a seguinte...essa operaçao tem que ser rapida...ao mesmo tempo que se alivia o acelerador...voce engrena a marcha...pois senao resulta em trancos...ai sim estragando as engrenagens do cambio...pra reduzir é a mesma coisa....mas tem um porem...exige mais treino e de preferencia em uma moto de menor cilindrada...pois os trancos em reduzida sao mais faceis de acontecer do que quando se esta subindo marchas...

espero ter ajudado...

um abraço!
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Mensagem por MuGrills Qui 22 Mar 2012, 01:46

ou entao...quem tem medo de arriscar...
instala uma Quickshift na moto...voce vai subir e descer marchas sem precisar tirar a mao do acelerador...esse aparelho ja faz isso pra voce...
um abraço!
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