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Troca de marcha sem embreagem

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Mensagem por OJFILHO Seg 10 Jan 2011, 22:42

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal, estava em minhas andanças pela internet e me deparei com esse vídeo no youtube.
MUITO INTERESSANTE
Olha, nunca passou pela minha cabeça essa possibilidade...
Gostaria que todos vissem e comentassem. De qualquer forma... é uma dica e tá valendo!




Abraço
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Mensagem por Argeu Qui 22 Mar 2012, 08:47

È possível? Sim, só que o desgaste das engrenagens do câmbio serão bem maiores, pois a função da embreagem é justamente diminuir a pressão do engate entre uma engrenagem e outra.
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Mensagem por Fuchs Qui 22 Mar 2012, 09:25

e eu to devendo o video pra vcs até hj!! rsrs
to com ele em casa, só colocar no youtube
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Mensagem por Fuchs Qui 22 Mar 2012, 09:43

Ricardo Alexandrino escreveu:Procurei tópico relacionados a minha pergunta e não encontrei, então minha duvida é:
Qual a velocidade ou giro certo para cada troca de marcha?
Ex. até 40km/h 1° marcha, entre 40 e 100km/h 2°.....
Nunca sei se não estou usando uma marcha muito baixa na cidade, normalmente ando em 3° em voltinhas ''voltinhas'' dentro da cidade.

Se alguém puder me ajudar, grato.

Att
Ricardo Alexandrino


nao existe o giro certo pra troca.
eu costumo falar q se vai andar devagar, é o giro mais baixo q nao force o motor e nao faça a corrente pular.
em giro baixo ficam nítidos alguns tranquinhos na corrente, e isso além de ser desconfortavel, acelera o desgaste.

pra manter velocidade dificilmente fico abaixo dos 4mil
fazendo força pra aumentar a velocidade da pra baixar esse valor
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Mensagem por Carlos Mello Qui 22 Mar 2012, 10:19

OPA PESSOAL O FUCHS FALOU MUITO BEM SOBRE A PERGUNTA DO RICARDO ALEXANDRINO, A UNICA SIITUAÇÃO QUE SE USA O GIRO PARA SE PASSAR A MARCHA É EM MOTO DE CORRIDA, PRA SE TER O APROVITAMENTO MAXIMO DA POTENCIA (TORQUE) DO MOTOR.
PROCUREM CONCILIAR MENOS ESFORÇO DO MOTOR AO PESO ASSIMVCS SEMPRE ACHARÃO O PONTO IDEAL DE CADA MARCHA (ANDANDO NUMA BOA), NO MAIS FICAA GOSTO DE ARRANCADAS, ESTICADAS E REDUZIDAS (SÓ NÃO PODE FAZER O MOTOR SAIR PELA DESCARGA NA REDUZIDA).
QUANTO A PASSAGEM DE MARCHA SEM USAR A EMBREAGEM É O SEGUINTE:
AS NOSSAS MOTOS FORAM FEITAS PRA USAR A EMBREAGEM NAS PASSAGEM, ONDE A FUNÇÃO É DIMINUIR O ESFORÇO DA PASSAGEM DAS EMGRENAGENS ENTRE SI.
NO ENTANTO PODE-SE PASSAR A MARCHA SEM EMBREAGEM FAZENDO O PROCEDIMENTO DESCRITO PELO MUCRILLS SEM TRANCO E SUAVE, MAIS SEMPRE TENDO O RISCO DE ALGUMA DESGASTES A MAIS.
O QUE EU ACONSELHO A QUALQUER UM É OO SEGUINTE:
NUNCA PASSE AS MARCHAS SEM EMBREAGEM EM BAIXA VELOCIDADE.
NUNCA REDURA AS MARCHAS SEJA A VELOCIDADE QUE FOR SEM O USO DA EMBREAGEM (É A CONDIÇÃO MAIS CRITICA DA PASSAGEM DAS MARCHAS SEM EMBREAGEM)
O MAIS FICA A GOSTO DE CADA UM.

OPA JÁ IA ME ESQUECENDO, DEPENDE MUITO DA REGULAGEM DA EMBREAGEM, SE ELA NÃO TIVER REGULADA PARA TAL FASÇANHA O RISCO DE PERDER A EMBREAGEM É ALTISSIMO, PORTANTO CUIDADO.
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Mensagem por duduguterres Qui 22 Mar 2012, 10:58

Uma coisa que acho muito importante, mas acho que as vezes esquecemos é a regulagem do cabo de embragem, se ele estiver muito justo com o aquecimento do motor tende a ficar tensionado e "comendo" os discos, ou se estiver muito frouxo na hora das paradas ele não libera completamente e dificulta o encaixe das marchas, quanto a não utilizar a embragem, geralmente utilizo em viagens.
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Mensagem por rma Qui 22 Mar 2012, 12:03

A dica do MuGrills é boa. O QuickShift é uma excelente pedida pra quem não quer arriscar fazer esse método com medo de estragar a embreagem...
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Mensagem por Fuchs Qui 22 Mar 2012, 12:12

tem alguns mecanismos de quickshit que apenas corta a ignição por um pequeno momento para aliviar a engrenagem e deixar entrar a marcha, nao chega nem a acionar a embreagem

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Mensagem por MuGrills Qui 22 Mar 2012, 12:13

argeu rangel filho escreveu:È possível? Sim, só que o desgaste das engrenagens do câmbio serão bem maiores, pois a função da embreagem é justamente diminuir a pressão do engate entre uma engrenagem e outra.

entao cara...esse desgaste é inexistente se feito do modo correto...pois o cambio de moto é diferente do de carro...


A caixa de câmbio de uma moto difere da
transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só
precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de
acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão
típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de
potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso
que os “power shifters” (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta
momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,
economizando tempo e esforço.

Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).

obs:esses dois trechos tirei de um instrutor mecanico de moto...
vou ver se consigo postar ele aqui pra voces...

um abraço!
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Mensagem por Argeu Qui 22 Mar 2012, 16:20

Vou fazer um "teste" e posto aqui minhas impressões, valeu pelas informações.

Abraços
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Qui 22 Mar 2012, 21:38

pode até ser, mas se errar e o tranco for forte é tombo certo e ai não será só a embreagem será muito mais sério!
prefiro usar a embreagem, ou então trocar a moto por uma semi automatica a qual já existe, mas no meu caso sair da GSX750F só por uma Haya.
Paulo R. Andreolli
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Mensagem por Marlon gs Qui 22 Mar 2012, 21:54

Na boa: pra que trocar as marchas sem a embreagem???
Li e reli e não vi nada que "compense" a fazer essa pratica...
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Mensagem por MuGrills Qui 22 Mar 2012, 22:07

Paulo R. Andreolli escreveu:pode até ser, mas se errar e o tranco for forte é tombo certo e ai não será só a embreagem será muito mais sério!
prefiro usar a embreagem, ou então trocar a moto por uma semi automatica a qual já existe, mas no meu caso sair da GSX750F só por uma Haya.

Cara...é tao simples que o erro é praticamente zero...só se for alguem muito braçao mesmo...que nunca piloto moto e ainda esta aprendendo com embreagem...
e tipo...essa troca pode ser feita a qualquer velocidade...
um abraço!
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Mensagem por MuGrills Qui 22 Mar 2012, 22:10

Marlon gs escreveu:Na boa: pra que trocar as marchas sem a embreagem???
Li e reli e não vi nada que "compense" a fazer essa pratica...

pois ae vai algo que compense...
voce tera menos desgastes da sua embreagem....nisso voce nao so economiza ela...mas tambem ganha mais tempo com sua moto ao inves de deixa-la na oficina para trocas mais frequentes da mesma...
sem dizer tb....que voce evita aquela engatada de carrinho de montanha russa...quando voce ve a pessoa ir pra frente e pra traz...
mas cada um cada um...eu acho vantajoso...ate pq voce pode rodar mais tranquilamente com um mao para descanso e ainda assim efetuar as trocas....e se for em uma postura mais racing....voce ganha mais tempo...
um abraço!
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Mensagem por Marlon gs Qui 22 Mar 2012, 22:17

Sei la.... acho que resume com oque vc disse: cada um cada um...

As vezes fazia isso na minha Yes, não lembro de ter feito isso na F ainda. Mas nao sei te dizer a razão pela qual fazia na Yes, mas te garanto que nao era pensando na embreagem, nem por tempo de troca nas marchas...
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Mensagem por MuGrills Qui 22 Mar 2012, 22:23

entao era pelo conforto e praticidade...rs
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Mensagem por Marlon gs Qui 22 Mar 2012, 22:30

acho que era preguiça mesmo....kkkkkk
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Mensagem por MuGrills Qui 22 Mar 2012, 22:33

rsrsrsrs
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Qui 22 Mar 2012, 22:39

MuGrills, ando de moto desde os 15 anos, já tive varias motos das famosas cinquentinhas até as grandes, entre elas uma cb 400 que as marchas eram trocadas sem uso da embreagem, mais ainda prefiro usar as trocas normais acho que cada um tem que achar o melhor jeito de pilotar sua moto, o importante é gostar de motocicleta.
Outra coisa é errar, isto ninguém está isento.
Reforçando a dica é valida e bons passeios.
Abraço
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Mensagem por Fuchs Qui 22 Mar 2012, 22:41

FINALMENTE!!!!

Segue 2 videos que consegui fazer mostrando a troca.

A melhor parte é a partir dos 23 segundos, onde eu reduzo marcha sem embreagem para ultrapassar e na sequencia subo marcha de novo.
Reparem como em nenhuma situação o giro do motor cai, como em trocas normais, além de acontecer muito mais rápido.




E aqui com a gopro presa na rabeta.
Deu preguiça de procurar um programa que consegue girar o vídeo em 90 graus e ficou assim mesmo, rsrs

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Mensagem por Fuchs Qui 22 Mar 2012, 22:43

na cidade dificilmente faço assim, pois o transito pesado no obriga a trabalhar com giros diferentes e varios imprevistos, dificultado de encontrar o ponto certo da troca.

mas na estrada, embreagem só pra reduzir e olhe lá! hehe


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Mensagem por MuGrills Sex 23 Mar 2012, 00:14

perfeita a demonstraçao do Fuchs...
sei la galera...claro que cada um tem sua opçao e o que te faz mais praticidade...porem acredito eu...que a partir do momento que procuramos aperfeiçoar nossa pilotagem...vamos tirar melhor proveito de nossas maquinas...pois tudo começa a se encaixar com mais facilidade...
um abraço!
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Mensagem por Fuchs Sex 23 Mar 2012, 01:13

exato mugirls, cada um faz como se sente mais seguro e a vontade.

sem embreagem consigo subir marcha de forma mais suave, sem trancos, parece até cambio automatico. isso se traduz em mais conforto na estrada, principalmente para a garupa.
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Sex 23 Mar 2012, 20:12

Mugrills e Fuchs este domingo vamos pegar estrada, vou como o Argeu disse fazer um teste, como eu fazia em outras motos e depois falo o que deu com a GSX.
Abraço
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Mensagem por MuGrills Sex 23 Mar 2012, 23:39

faz la...
acho que voce vai gostar da ideia...
um abraço!
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Mensagem por Argeu Dom 25 Mar 2012, 06:37

Mugrill, Fuchs, realmente temos que estar sempre abertos a novos desafios, ontem saí para uma viagem curta (80KM) com único objetivo de "testar" a pilotagem sem a tradicional embreagem. Minhas impressões foram boas, no início senti qual a rotação ideal para se efetuar as trocas sem o mínimo tranco, foi possivel sempre acima de 5.000 giros, o segredo é o punho direito, a sensibilidade em descobrir a sincronia entre baixar a rotação juntamente com a troca de marcha. Gostei da experiência! dá mais esportividade, da 1ª para a 2ª achei melhor fazer uso da embreagem, pois a passagem pelo neutro "atrapalha" um pouco. Ando com um escape tipo megafone da diavel, e ficou parecendo fórmula 1 na largada! Tá aprovado! GOSTEI!
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