PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
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Carlos Mello
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PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
PESSOAL ESTE É UM RASCUNHO QUE ESTOU PREPARANDO PARA POSTAR AQUI NO FORUM, DEI UMAS ARRUMADA MAIS COM O TEMPO VOU MELHORANDO, ATÉ MESMO VCS PODEM PERGUNTANDO E VOU RESPONDENDO E MELHORANDO ESTE TUTORIAL.
PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR
CARBURADORES
CONCEITOS:
Pretendo fazer aqui, um resumo, onde possa ajudar a quem se interessar sobre carburadores, mostrando sua funcionalidades e ajuste.
Existem 3 fases a ser considerado para se ter uma perfeita funcionalidade e operacionalidade dos carburadores, são elas:
ALINHAMENTO
EQUALIZAÇÃO
AJUSTES FINAIS (MARCHA LENTA)
ALINHAMENTO
Visa em pré ajustar os carburadores entre se.
Após a limpeza e montagem dos carburadores, estando todos ligados uns aos outros, devemos observar e verificar todas as suas partes moveis se estão funcionais, alinhar e pré-ajustar algumas partes comuns a todos para que estejam todos funcionando iguais.
Compreende-se que todas as partes moveis foram limpas e lubrificadas
Procedimento para alinhar os carburadores (4)
BOIAS E NIVEL DAS CUBAS
Se todas as bóias estão secas sem indícios de combustível dentro delas.
Se não há deformações nas bóias
Se as válvulas de vedação estão deformadas ou gastas
Se o curso para vedação estão todas iguais.
Se estão vedando
Se o nível das cubas estão iguais
PISTONETES E AGULHAS
Se eles fazem toda percurso na guia sem prender.
Se o retorno dos pistonetes estão iguais (verificando tensão das molas)
Se as agulhas estão do mesmo tamanho.
Se elas estão alinhadas, centralizadas, e com a mesma folga.
VALVULAS DE AFOGAMENTO
Se elas estão funcionando livremente
Se todas estão fazendo o mesmo percurso
Se na posição de fechada o acionador esta realmente no inicio e livre da válvula.
Se elas estão fazendo o percurso total do acionador
AJUSTE DA ROTAÇÃO
Se o parafuso e cabo de conexão estão funcionando sem emperramento.
Deixe o parafuso de ajuste, todo folgado sem ação nenhum sobre o conjunto das válvulas borboletas.
VALVULAS BORBOLETAS
Se todas estão funcionando juntas e livremente
Se não existem folgas ou desgastes
Se os parafusos de acionamento delas estão livres, sem emperramentos.
Deixe as válvulas borboletas todas na mesma abertura.
MARCHA LENTA (PARAFUSOS AGULHA)
Se o parafusos agulhas estão percorrendo o curso sem emperramento
Se não existe desgastes, empenos nas agulhas
Se todos tem o mesmo nº de voltas desde totalmente fechado a retirada.
Se o o-ring, arruela e mola estão perfeitos, sem desgastes ou deformação.
ESCLARECIMENTO FUNCIONAL DAS VALVULAS BORBOLETAS
Observem que o 2º carburador é o único que não tem ajuste de equalização, portanto este é o MESTRE, os demais possuem, portanto estes são os ESCRAVOS, o que significa que, os ESCRAVOS deverão ser ajustados conforme o MESTRE.(fig.1)
O carburador MESTRE só tem ação direta com o parafuso de ajuste da rotação.
Fig .1
PRE-AJUSTE DAS VALVULAS BORBOLETAS
Como o parafuso de ajuste da rotação esta todo folgado temos no entanto as válvulas borboletas todas fechadas.
Ajuste o parafuso de rotação até que a válvula borboleta do 2º carburador (MESTRE) comece a descobrir o orifício de saída de combustível de marcha lenta(na base de saída do Venturi 2º orifício)(fig.2)
Através dos parafusos de ajuste de equalização dos carburadores ESCRAVOS, ajuste as válvulas borboletas de cada um, deixando na mesma posição da válvula borboleta MESTRE.
Acione as borboletas movendo a mola de aceleração, verificando se as aberturas das borboletas estão se movimentando iguais, ajuste se necessário.
Retorne o ajuste de rotação no sentido anti-horário deixando ele livre sem ação nas borboletas.( fig.4)
Fig.2
PRE-AJUSTE DA MARCHA LENTA (AR)
Ajuste os parafusos de marcha lenta (fig.4) girando no sentido horário (fechando) até o final do curso, observando a posição da fenda do parafuso, geralmente a posição da fenda dos parafusos tende a ficar na mesma posição.
CUIDADO: no final do aperto tende a ficar mais resistente isto devido à resistência da mola, portanto observe a ponta do parafuso no 1º orifício se fechou.(fig.3)
Fig.3
Observe na saída dos carburadores (Venturi) se todas as pontas dos parafusos de ar estão do mesmo tamanho (iguais), caso não esteja solte-o e verifique o por que.
Ajuste os parafusos de marcha lenta (AR) após estar todo fechado, girando no sentido anti-horário dando duas e meia (2,5) voltas, observando depois na saída dos carburadores (Venturi) se todos as pontas do parafusos estão do mesmo tamanho, (iguais).
Estando tudo normal instale os carburadores.
Fig.4
Procedimento para preparar para equalização
-Carburadores instalados, feche a mangueira que sai de um dos carburadores (geralmente esta no 4º carburador) que liga na chave de combustível e no PAIR.
-Alimente os carburadores com combustível através de uma mangueira e um vasilhame.
-Carburadores alimentados, puxe o afogador e dê partida no motor, procurando ajustar no afogador 1500 a 2000 RPM.
-Ajuste no parafuso de rotação (borboleta) no sentido horário, até equalizar ou superar a rotação do afogador.
-Normalize o afogador, e ajuste pelo parafuso de rotação (borboleta) deixando entre 1500 a 1700 RPM
-Mantenha a maquina ligada durante uns 5 minutos prá chegar à temperatura normal de funcionamento do motor.
-desligue o motor
-Desconecte a mangueira e os conectores que estão fechando as tomadas de medição de vácuo de cada carburador.
-Conecte as mangueiras de cada vacuômetro nas tomadas de medição de cada carburador.
-Feche as mangueiras de medição ligadas, estrangulando ou fechando as válvulas do equalizador.
-Parta o motor normalmente sem afogador e sem acelerar.
-Alinhe as mangueiras de medição desestrangulando ou abrindo as válvulas lentamente.
Caso tenha válvulas de bloqueio no equalizador deixe aberto de tal forma sem oscilação das medições de vácuo.
Procedimento para equalizar os carburadores (4)
OBSERVAÇÃO: lembre-se que, os carburadores ESCRAVOS são os que têm regulagens e que devem ser regulados conforme o referencial, o MESTRE.
Ajuste os ESCRAVOS para os valores do vácuo do MESTRE
Ajuste a rotação (borboleta) só depois de ajustar a equalização dos carburadores ESCRAVO
-Após ajustado as equalizações venha aumentar a rotação, diminua a rotação pelo parafuso de ajuste de rotação (borboleta) para o valor de referencia (1500 ou 1700 RPM)
-Após ajustado as equalizações venha diminuir a rotação, aumente a rotação pelo parafuso de ajuste de rotação (borboleta) para o valor de referencia (1500 ou 1700 RPM)
-Ajuste até os valores de vácuo nos quatro (4) carburadores estar iguais.
-Carburadores equalizados vá ao parafuso de rotação (borboletas) e ajuste a rotação mínima dado pelo fabricante (1100 a 1200 RPM).
OBS: Todos os vacuômetros indicarão o mesmo valor
Procedimento para ajuste da marcha lenta
SE O MOTOR ESTIVER TRABALHANDO OSCILANDO:
-Com a chave de fenda especial ajuste o parafuso de ar (marcha lenta) em cada carburador da seguinte forma:
-Gire ½ (meia) volta o parafuso de ar (marcha lenta) no sentido horário (fechando) observando o funcionamento do motor, caso tender a piorar a oscilação retorne para a posição inicial.
-Gire ½ (meia) volta o parafuso de ar (marcha lenta) no sentido anti-horário (abrindo) observando o funcionamento do motor, caso tender a oscilar retorne para a posição inicial, caso tender a acelerar mantenha na posição, observando a oscilação, caso mantenha, volte o ajuste para a posição inicial.
-Repita os ajustes acima descritos em todos os carburadores até normalizar a oscilação.
-Caso a rotação sofra alteração reajuste o parafuso de rotação (borboleta) para rotação nominal (1100 a 1200 RPM)
-Reveja a equalização verificando a indicação no vacuômetro, que não deve ter alterado nada ou bem pouco, reajuste se necessário.
SE O MOTOR NÃO ESTIVER TRABALHANDO OSCILANDO OU AO TERMINO DOS AJUSTES ACIMA:
-Com o motor em 1100 ou 1200 RPM ajuste cada carburador pelo ajuste de ar (marcha lenta) usando a chave de fenda especial da seguinte forma: (ajuste fino)
-Gire o parafuso de ajuste de ar no sentido horário (fechando) até sentir o motor oscilar, retorne no sentido anti-horário até parar a oscilação.
-Proceda este ajuste em cada carburador, pois neste caso não existe MESTRE nem ESCRAVO.
-Reveja a equalização verificando a indicação no vacuômetro, que não deve ter alterado nada ou bem pouco, reajuste se necessário.
-Desligue o motor e parta novamente sem acelerar.
-Desligue o motor.
OBSERVAÇÂO:
Veja que nenhum momento se usou o acelerador e sim os parafusos de ajuste.
Procedimento de teste funcional de aceleração
-Desconecte as mangueiras de cada vacuômetro das tomadas de medição de cada carburador
-Conectar a mangueira e os conectores que fecham as tomadas de medição de vácuo de cada carburador.
-Feche a mangueira que sai de um dos carburadores (geralmente esta no 4º carburador) que liga na chave de combustível e no PAIR.
-Ligue o motor
-Acelere o motor verificando a resposta de aceleração e desaceleração, tem que ser a mesma.
-Acelere até 3000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Acelere até 5000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Acelere até 7000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Nos 3 itens acima de aceleração, a retomada e a conservação do patamar de rotação de cada estagio não deve haver falhas, com isto testamos retomada e aceleração em média.
-Acelere até 10000 RPM segure por uns instante e largue, repita por 3 vezes, deverá elevar a aceleração sem falhas com o motor funcionando cheio mantendo no instante que tiver seguro, com isto testamos o estagio de alta.
PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR
CARBURADORES
CONCEITOS:
Pretendo fazer aqui, um resumo, onde possa ajudar a quem se interessar sobre carburadores, mostrando sua funcionalidades e ajuste.
Existem 3 fases a ser considerado para se ter uma perfeita funcionalidade e operacionalidade dos carburadores, são elas:
ALINHAMENTO
EQUALIZAÇÃO
AJUSTES FINAIS (MARCHA LENTA)
ALINHAMENTO
Visa em pré ajustar os carburadores entre se.
Após a limpeza e montagem dos carburadores, estando todos ligados uns aos outros, devemos observar e verificar todas as suas partes moveis se estão funcionais, alinhar e pré-ajustar algumas partes comuns a todos para que estejam todos funcionando iguais.
Compreende-se que todas as partes moveis foram limpas e lubrificadas
Procedimento para alinhar os carburadores (4)
BOIAS E NIVEL DAS CUBAS
Se todas as bóias estão secas sem indícios de combustível dentro delas.
Se não há deformações nas bóias
Se as válvulas de vedação estão deformadas ou gastas
Se o curso para vedação estão todas iguais.
Se estão vedando
Se o nível das cubas estão iguais
PISTONETES E AGULHAS
Se eles fazem toda percurso na guia sem prender.
Se o retorno dos pistonetes estão iguais (verificando tensão das molas)
Se as agulhas estão do mesmo tamanho.
Se elas estão alinhadas, centralizadas, e com a mesma folga.
VALVULAS DE AFOGAMENTO
Se elas estão funcionando livremente
Se todas estão fazendo o mesmo percurso
Se na posição de fechada o acionador esta realmente no inicio e livre da válvula.
Se elas estão fazendo o percurso total do acionador
AJUSTE DA ROTAÇÃO
Se o parafuso e cabo de conexão estão funcionando sem emperramento.
Deixe o parafuso de ajuste, todo folgado sem ação nenhum sobre o conjunto das válvulas borboletas.
VALVULAS BORBOLETAS
Se todas estão funcionando juntas e livremente
Se não existem folgas ou desgastes
Se os parafusos de acionamento delas estão livres, sem emperramentos.
Deixe as válvulas borboletas todas na mesma abertura.
MARCHA LENTA (PARAFUSOS AGULHA)
Se o parafusos agulhas estão percorrendo o curso sem emperramento
Se não existe desgastes, empenos nas agulhas
Se todos tem o mesmo nº de voltas desde totalmente fechado a retirada.
Se o o-ring, arruela e mola estão perfeitos, sem desgastes ou deformação.
ESCLARECIMENTO FUNCIONAL DAS VALVULAS BORBOLETAS
Observem que o 2º carburador é o único que não tem ajuste de equalização, portanto este é o MESTRE, os demais possuem, portanto estes são os ESCRAVOS, o que significa que, os ESCRAVOS deverão ser ajustados conforme o MESTRE.(fig.1)
O carburador MESTRE só tem ação direta com o parafuso de ajuste da rotação.
Fig .1
PRE-AJUSTE DAS VALVULAS BORBOLETAS
Como o parafuso de ajuste da rotação esta todo folgado temos no entanto as válvulas borboletas todas fechadas.
Ajuste o parafuso de rotação até que a válvula borboleta do 2º carburador (MESTRE) comece a descobrir o orifício de saída de combustível de marcha lenta(na base de saída do Venturi 2º orifício)(fig.2)
Através dos parafusos de ajuste de equalização dos carburadores ESCRAVOS, ajuste as válvulas borboletas de cada um, deixando na mesma posição da válvula borboleta MESTRE.
Acione as borboletas movendo a mola de aceleração, verificando se as aberturas das borboletas estão se movimentando iguais, ajuste se necessário.
Retorne o ajuste de rotação no sentido anti-horário deixando ele livre sem ação nas borboletas.( fig.4)
Fig.2
PRE-AJUSTE DA MARCHA LENTA (AR)
Ajuste os parafusos de marcha lenta (fig.4) girando no sentido horário (fechando) até o final do curso, observando a posição da fenda do parafuso, geralmente a posição da fenda dos parafusos tende a ficar na mesma posição.
CUIDADO: no final do aperto tende a ficar mais resistente isto devido à resistência da mola, portanto observe a ponta do parafuso no 1º orifício se fechou.(fig.3)
Fig.3
Observe na saída dos carburadores (Venturi) se todas as pontas dos parafusos de ar estão do mesmo tamanho (iguais), caso não esteja solte-o e verifique o por que.
Ajuste os parafusos de marcha lenta (AR) após estar todo fechado, girando no sentido anti-horário dando duas e meia (2,5) voltas, observando depois na saída dos carburadores (Venturi) se todos as pontas do parafusos estão do mesmo tamanho, (iguais).
Estando tudo normal instale os carburadores.
Fig.4
Procedimento para preparar para equalização
-Carburadores instalados, feche a mangueira que sai de um dos carburadores (geralmente esta no 4º carburador) que liga na chave de combustível e no PAIR.
-Alimente os carburadores com combustível através de uma mangueira e um vasilhame.
-Carburadores alimentados, puxe o afogador e dê partida no motor, procurando ajustar no afogador 1500 a 2000 RPM.
-Ajuste no parafuso de rotação (borboleta) no sentido horário, até equalizar ou superar a rotação do afogador.
-Normalize o afogador, e ajuste pelo parafuso de rotação (borboleta) deixando entre 1500 a 1700 RPM
-Mantenha a maquina ligada durante uns 5 minutos prá chegar à temperatura normal de funcionamento do motor.
-desligue o motor
-Desconecte a mangueira e os conectores que estão fechando as tomadas de medição de vácuo de cada carburador.
-Conecte as mangueiras de cada vacuômetro nas tomadas de medição de cada carburador.
-Feche as mangueiras de medição ligadas, estrangulando ou fechando as válvulas do equalizador.
-Parta o motor normalmente sem afogador e sem acelerar.
-Alinhe as mangueiras de medição desestrangulando ou abrindo as válvulas lentamente.
Caso tenha válvulas de bloqueio no equalizador deixe aberto de tal forma sem oscilação das medições de vácuo.
Procedimento para equalizar os carburadores (4)
OBSERVAÇÃO: lembre-se que, os carburadores ESCRAVOS são os que têm regulagens e que devem ser regulados conforme o referencial, o MESTRE.
Ajuste os ESCRAVOS para os valores do vácuo do MESTRE
Ajuste a rotação (borboleta) só depois de ajustar a equalização dos carburadores ESCRAVO
-Após ajustado as equalizações venha aumentar a rotação, diminua a rotação pelo parafuso de ajuste de rotação (borboleta) para o valor de referencia (1500 ou 1700 RPM)
-Após ajustado as equalizações venha diminuir a rotação, aumente a rotação pelo parafuso de ajuste de rotação (borboleta) para o valor de referencia (1500 ou 1700 RPM)
-Ajuste até os valores de vácuo nos quatro (4) carburadores estar iguais.
-Carburadores equalizados vá ao parafuso de rotação (borboletas) e ajuste a rotação mínima dado pelo fabricante (1100 a 1200 RPM).
OBS: Todos os vacuômetros indicarão o mesmo valor
Procedimento para ajuste da marcha lenta
SE O MOTOR ESTIVER TRABALHANDO OSCILANDO:
-Com a chave de fenda especial ajuste o parafuso de ar (marcha lenta) em cada carburador da seguinte forma:
-Gire ½ (meia) volta o parafuso de ar (marcha lenta) no sentido horário (fechando) observando o funcionamento do motor, caso tender a piorar a oscilação retorne para a posição inicial.
-Gire ½ (meia) volta o parafuso de ar (marcha lenta) no sentido anti-horário (abrindo) observando o funcionamento do motor, caso tender a oscilar retorne para a posição inicial, caso tender a acelerar mantenha na posição, observando a oscilação, caso mantenha, volte o ajuste para a posição inicial.
-Repita os ajustes acima descritos em todos os carburadores até normalizar a oscilação.
-Caso a rotação sofra alteração reajuste o parafuso de rotação (borboleta) para rotação nominal (1100 a 1200 RPM)
-Reveja a equalização verificando a indicação no vacuômetro, que não deve ter alterado nada ou bem pouco, reajuste se necessário.
SE O MOTOR NÃO ESTIVER TRABALHANDO OSCILANDO OU AO TERMINO DOS AJUSTES ACIMA:
-Com o motor em 1100 ou 1200 RPM ajuste cada carburador pelo ajuste de ar (marcha lenta) usando a chave de fenda especial da seguinte forma: (ajuste fino)
-Gire o parafuso de ajuste de ar no sentido horário (fechando) até sentir o motor oscilar, retorne no sentido anti-horário até parar a oscilação.
-Proceda este ajuste em cada carburador, pois neste caso não existe MESTRE nem ESCRAVO.
-Reveja a equalização verificando a indicação no vacuômetro, que não deve ter alterado nada ou bem pouco, reajuste se necessário.
-Desligue o motor e parta novamente sem acelerar.
-Desligue o motor.
OBSERVAÇÂO:
Veja que nenhum momento se usou o acelerador e sim os parafusos de ajuste.
Procedimento de teste funcional de aceleração
-Desconecte as mangueiras de cada vacuômetro das tomadas de medição de cada carburador
-Conectar a mangueira e os conectores que fecham as tomadas de medição de vácuo de cada carburador.
-Feche a mangueira que sai de um dos carburadores (geralmente esta no 4º carburador) que liga na chave de combustível e no PAIR.
-Ligue o motor
-Acelere o motor verificando a resposta de aceleração e desaceleração, tem que ser a mesma.
-Acelere até 3000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Acelere até 5000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Acelere até 7000 RPM e mantenha durante 1 minuto, a rotação não deverá oscilar.
-Nos 3 itens acima de aceleração, a retomada e a conservação do patamar de rotação de cada estagio não deve haver falhas, com isto testamos retomada e aceleração em média.
-Acelere até 10000 RPM segure por uns instante e largue, repita por 3 vezes, deverá elevar a aceleração sem falhas com o motor funcionando cheio mantendo no instante que tiver seguro, com isto testamos o estagio de alta.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
Como sempre SHOW DE BOLA Carlão... você é o cara!
Re: PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
Concordo com o Wla o Carlão é o cara só achei as figuras um pouco pequenas pelo menos pra mim apareceu assim axo que te que ser redimencionada.
ESQUEMISTA- GS 500
- Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011
Odenir- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 940
Idade : 43
Data de inscrição : 06/01/2011
Re: PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
Sensacional....
A unica coisa é que realmente presa aumentar as imagens....
Carlão, voce poderia colocar a lista de ferramentas necessarias e recomendadas? Tipo tubinho para gasolina e etc...
Tipo se mudar filtro velas e escape, é preciso mudar algo nos Gigles? Ou só as alterações nessas regulagens relacionadas são suficientes para parar de pipocar?
Qual o tempo pra conseguir fazer o trabalho todo?
Abraços
Pin
Da pra fazer soz
A unica coisa é que realmente presa aumentar as imagens....
Carlão, voce poderia colocar a lista de ferramentas necessarias e recomendadas? Tipo tubinho para gasolina e etc...
Tipo se mudar filtro velas e escape, é preciso mudar algo nos Gigles? Ou só as alterações nessas regulagens relacionadas são suficientes para parar de pipocar?
Qual o tempo pra conseguir fazer o trabalho todo?
Abraços
Pin
Da pra fazer soz
Pin- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 58
Idade : 43
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
OPA PESSOAL COMO EU FALEI ANTERIORMENTE ESTE É UM RASCUNHO QUE ESTAVA PREPARANDO PARA POSTAR AQUI NO FORUM, INCLUSIVE É MUITO MAIS QUE ISTO, MOSTRO DESDE A RETIRADA DOS CARBURADORES, LIMPESA E MONTAGEM ATÉ A EQUALIZAÇÃO COM OS VACUOMETROS INDICANDO O ANTES, DURANTE E DEPOIS.
ESSAS FOTOS PEGUEI NO SUSTO, MAIS VOU VER SE CONSIGO MELHORAR E ATÉ MESMO COMPLETANDO O TUTORIAL.
SERIA BEM INTERESSANTE VCS IR PERGUNTANDO COMO FEZ O PIN, POIS ME AJUDARÁ DETALHAR MAIS PRA QUE TODOS QUE VIESSE VER O TUTORIAL NÃO TIVESSE A MESMA DÚVIDA, ENFIM IRA ENRRIQUECER MAIS AINDA.
GRATO E ME AGUARDEM
ESSAS FOTOS PEGUEI NO SUSTO, MAIS VOU VER SE CONSIGO MELHORAR E ATÉ MESMO COMPLETANDO O TUTORIAL.
SERIA BEM INTERESSANTE VCS IR PERGUNTANDO COMO FEZ O PIN, POIS ME AJUDARÁ DETALHAR MAIS PRA QUE TODOS QUE VIESSE VER O TUTORIAL NÃO TIVESSE A MESMA DÚVIDA, ENFIM IRA ENRRIQUECER MAIS AINDA.
GRATO E ME AGUARDEM
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
Ficou dez professor Carlão! As fotos que ficaram pequenas mas nota dez mesmo assim ...
paulotiesto- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 73
Idade : 51
Data de inscrição : 30/03/2013
Re: PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
OPA PAULOTIESTA CONCORDO COM VC MAIS VAMOS VER SE CONSEGUIMOS MELHORAR
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: PROCEDIMENTO PARA ALINHAR, EQUALIZAR E AJUSTAR CARBURADORES
Show de tópico obrigado por sempre está nos ajudando Carlos Mello
Felicidades que Deus te dê tudo de bom
Felicidades que Deus te dê tudo de bom
DiogoFIP- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012
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