ÓLEOS LUBRIFICANTES
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ÓLEOS LUBRIFICANTES
VAMOS ENTENDER UM POUCO SOBRE ÓLEOS LUBRIFICANTES
Farei uma SÍNTESE sobre óleo lubrificante, espero com isto esclarecer algumas dúvidas que porventura tenham.
FUNÇÕES DOS OLEOS LUBRIFICANTES
Separar as superfícies de atrito reduzindo o atrito (motor)
Reduzir e controlar os desgastes abrasivos (motor)
Proteger as superfícies e controlar a corrosão (motor)
Absorver e transferir CALOR, controlando a TEMPERATURA (motor)
Transportar partículas, impurezas e contaminantes aos filtros (motor)
Transferir potência em sistema hidráulico (amortecedores)
Transferir força e movimento (embreagem hidráulica)
TIPOS DE OLEOS LUBRIFICANTES
Minerais
Semi-sintético
Sintéticos
PROPRIEDADES DOS ÓLEOS
VISCOSIDADE – define o grau de viscosidade do óleo base
INDICE DE VISCOSIDADE – define a relação de viscosidade x temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – define a densidade do óleo em relação à água
PONTO DE FULGOR – define a volatilidade (ponto de fogo) e deterioração a alta temperatura (15w50)
PONTO DE GOTA – define a fluidez (passagem) do óleo a baixa temperatura (15w50)
COMPARATIVO ENTRE OS TIPOS DE ÓLEOS
MINERAIS
VISCOSIDADE – funciona como óleo multiviscoso porem instáveis
INDICE DE VISCOSIDADE – boa viscosidade porem instáveis e desgasta a alta temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – menor ponto de fulgor, instável na estabilidade térmica, se desgasta a alta temperatura
PONTO DE GOTA – boa fluidez porem maior ponto de gota
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – vida útil do óleo determinado, baixa resistência a severidade
SEMI-SINTÉTICO
Usando as mesmas composições dos óleos MINERAIS, adicionado os detergentes naturais sintéticos.
SINTÉTICOS
VISCOSIDADE – funcionando como óleo multiviscoso e estável
INDICE DE VISCOSIDADE – alto índice de viscosidade
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – alto ponto de fulgor, boa estabilidade térmica, não se desgasta a alta temperatura.
PONTO DE GOTA – ótima fluidez devido ao menor ponto de gota.
DETERGÊNCIA NATURAL – ajuda a manter as superfícies limpas.
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – extensão da vida útil do óleo, resistência a severidade.
EFEITOS E CAUSA DO USO ERRADO DO ÓLEO
O uso de óleo errado ou misturar óleo de diferentes marcas ou características e uso de produtos aditivados modificadores cria condições de risco ao sistema de lubrificação consequentemente a maquina, provocando:
QUEDA DE RENDIMENTO
Perda de pressão e colapso do sistema de lubrificação
DIMINUIÇÃO DA VIDA UTIL
Rápida oxidação do óleo
QUEBRA OU TRAVAMENTO:
Fadiga e deterioração da bomba de óleo
FORMAÇÃO DE BORRAS
Entupimento dos canais de lubrificação
O QUE É A BORRA
A borra é formada pela oxidação térmica do óleo
CAUSAS
Óleo errado ou misturado
Período da troca vencido
A não substituição do filtro de óleo
Combustível adulterado
Impurezas do ar
Eu particularmente uso o ÓLEO SINTÉTICO como vcs podem ver a grande vantagem entre eles.
Outro produto que uso é o MILITEC-1, uso a mais de 3 anos tanto nos carros como nas motos, na verdade ele não é aditivo e sim um condicionador de metais o que faz na verdade é melhorar a PERFORMANCE do óleo.
Caso alguém tenha algo para enriquecer o TÓPICO será bem vindo, assim como esclarecimentos e críticas.
Farei uma SÍNTESE sobre óleo lubrificante, espero com isto esclarecer algumas dúvidas que porventura tenham.
FUNÇÕES DOS OLEOS LUBRIFICANTES
Separar as superfícies de atrito reduzindo o atrito (motor)
Reduzir e controlar os desgastes abrasivos (motor)
Proteger as superfícies e controlar a corrosão (motor)
Absorver e transferir CALOR, controlando a TEMPERATURA (motor)
Transportar partículas, impurezas e contaminantes aos filtros (motor)
Transferir potência em sistema hidráulico (amortecedores)
Transferir força e movimento (embreagem hidráulica)
TIPOS DE OLEOS LUBRIFICANTES
Minerais
Semi-sintético
Sintéticos
PROPRIEDADES DOS ÓLEOS
VISCOSIDADE – define o grau de viscosidade do óleo base
INDICE DE VISCOSIDADE – define a relação de viscosidade x temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – define a densidade do óleo em relação à água
PONTO DE FULGOR – define a volatilidade (ponto de fogo) e deterioração a alta temperatura (15w50)
PONTO DE GOTA – define a fluidez (passagem) do óleo a baixa temperatura (15w50)
COMPARATIVO ENTRE OS TIPOS DE ÓLEOS
MINERAIS
VISCOSIDADE – funciona como óleo multiviscoso porem instáveis
INDICE DE VISCOSIDADE – boa viscosidade porem instáveis e desgasta a alta temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – menor ponto de fulgor, instável na estabilidade térmica, se desgasta a alta temperatura
PONTO DE GOTA – boa fluidez porem maior ponto de gota
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – vida útil do óleo determinado, baixa resistência a severidade
SEMI-SINTÉTICO
Usando as mesmas composições dos óleos MINERAIS, adicionado os detergentes naturais sintéticos.
SINTÉTICOS
VISCOSIDADE – funcionando como óleo multiviscoso e estável
INDICE DE VISCOSIDADE – alto índice de viscosidade
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – alto ponto de fulgor, boa estabilidade térmica, não se desgasta a alta temperatura.
PONTO DE GOTA – ótima fluidez devido ao menor ponto de gota.
DETERGÊNCIA NATURAL – ajuda a manter as superfícies limpas.
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – extensão da vida útil do óleo, resistência a severidade.
EFEITOS E CAUSA DO USO ERRADO DO ÓLEO
O uso de óleo errado ou misturar óleo de diferentes marcas ou características e uso de produtos aditivados modificadores cria condições de risco ao sistema de lubrificação consequentemente a maquina, provocando:
QUEDA DE RENDIMENTO
Perda de pressão e colapso do sistema de lubrificação
DIMINUIÇÃO DA VIDA UTIL
Rápida oxidação do óleo
QUEBRA OU TRAVAMENTO:
Fadiga e deterioração da bomba de óleo
FORMAÇÃO DE BORRAS
Entupimento dos canais de lubrificação
O QUE É A BORRA
A borra é formada pela oxidação térmica do óleo
CAUSAS
Óleo errado ou misturado
Período da troca vencido
A não substituição do filtro de óleo
Combustível adulterado
Impurezas do ar
Eu particularmente uso o ÓLEO SINTÉTICO como vcs podem ver a grande vantagem entre eles.
Outro produto que uso é o MILITEC-1, uso a mais de 3 anos tanto nos carros como nas motos, na verdade ele não é aditivo e sim um condicionador de metais o que faz na verdade é melhorar a PERFORMANCE do óleo.
Caso alguém tenha algo para enriquecer o TÓPICO será bem vindo, assim como esclarecimentos e críticas.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
AE galera tem alguém ae prá dizer algo sobre este TÓPICO
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Mas claro que tenho algo a dizer amigo Carlos eh eh eh
Andas a fazer bem os trabalhos de casa, se continuas assim passas de ano rsrsrsrssrs
Eu não tinha ideia das difrenças entre os tipos de oleo, para mim era que o mineral fazia menos km que o sintétito, depois disso acho que vou mudar para sintético.
Uma boa ajuda essa, para os menos entendidos no assunto, como eu eh eh eh .
Abraço
Andas a fazer bem os trabalhos de casa, se continuas assim passas de ano rsrsrsrssrs
Eu não tinha ideia das difrenças entre os tipos de oleo, para mim era que o mineral fazia menos km que o sintétito, depois disso acho que vou mudar para sintético.
Uma boa ajuda essa, para os menos entendidos no assunto, como eu eh eh eh .
Abraço
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Excelente matéria Carlos...eu também uso óleo sintético (mas sem aditivos ou produtos adicionais). Apesar do preço ser maior acaba compensando pela grande diferença (avanço) de tecnologia se comparado ao mineral.
Outro ponto importante que gostaria de lembrar dentro do tópico criado pelo Carlos é a substituição periódica do filtro de óleo. Devemos seguir a recomendação do manual e proceder, no mínimo, com a substituição de acordo com a recomendação da fábrica. Particularmente troco o filtro a cada troca de óleo (ou seja: óleo novo = filtro novo), sei que pessoas dizem que não é preciso, isso é jogar dinheiro fora mas eu troco mesmo. Na minha opinião, o óleo que permanece dentro do filtro é sim velho e "contamina" o óleo novo (e ainda por cima contém parte dos resíduos que o filtro tem a função de segurar).
Abs - Tonão
Outro ponto importante que gostaria de lembrar dentro do tópico criado pelo Carlos é a substituição periódica do filtro de óleo. Devemos seguir a recomendação do manual e proceder, no mínimo, com a substituição de acordo com a recomendação da fábrica. Particularmente troco o filtro a cada troca de óleo (ou seja: óleo novo = filtro novo), sei que pessoas dizem que não é preciso, isso é jogar dinheiro fora mas eu troco mesmo. Na minha opinião, o óleo que permanece dentro do filtro é sim velho e "contamina" o óleo novo (e ainda por cima contém parte dos resíduos que o filtro tem a função de segurar).
Abs - Tonão
Tonão- Moderador
- Número de Mensagens : 687
Idade : 59
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Concordo com vc TONÃO acho que não custa nada usar do bom e melhor, não é nada a cada 3.000 km, só temos a ganhar.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Mas apenas 3.000 para um óleo sintético, não é pouco !!???
Tinha a ideia que um óleo sintético tinha mais duração que um mineral.
Tinha a ideia que um óleo sintético tinha mais duração que um mineral.
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
É isso mesmo caro FRANK o tempo de troca pode sim ser bem mais que o indicado pela troca, mais pra isso alguem tem que fazer o teste e informar.
O fabrincante informa o tempo de troca em relação ao tipo de óleo popular.
Agora fica a critério de cada um em aumentar este tempo com uma qualidade de óleo melhor, em muitos carros e motos que tive a depender da severidade que usei geralmente faço a troca com maior quilometragem.
O carro é tramquilo e mais seguro aumentar o KM para a troca devido a funcionalidade do motor.
Agora posso garantir que o óleo sintético é bem melhor a isso é.
O fabrincante informa o tempo de troca em relação ao tipo de óleo popular.
Agora fica a critério de cada um em aumentar este tempo com uma qualidade de óleo melhor, em muitos carros e motos que tive a depender da severidade que usei geralmente faço a troca com maior quilometragem.
O carro é tramquilo e mais seguro aumentar o KM para a troca devido a funcionalidade do motor.
Agora posso garantir que o óleo sintético é bem melhor a isso é.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
caracas...impressionante o conhecimento técnico...acrescentar só o 10! tirou 10 na matéria... militec1 eu usava na minha turbinada... (carro) 215cv.
CARECA "FOUR"- Intruder 125
- Número de Mensagens : 104
Idade : 48
Data de inscrição : 28/03/2010
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
E o que vc tem a dizer sobre o MILITEC-1
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Muito bom, e vc já pensou no MOTUL 5100
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Carlos Mello escreveu:Muito bom, e vc já pensou no MOTUL 5100
MOTUL É TOP NÃO É??????????
CARECA "FOUR"- Intruder 125
- Número de Mensagens : 104
Idade : 48
Data de inscrição : 28/03/2010
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Sabes Mello... é que não tenho encontrado esse MOTUL 5100, como precisava trocar... sempre tive uma ideia do castrol como um oleo muito bom...pelo menos o preço foi bem salgado eh eh eh eh
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Mas entao.. pode-se colocar outro oleo sintetico na moto que nao motul?
abs
abs
Stabbler- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 568
Idade : 45
Data de inscrição : 30/04/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Sim, pode. Desde que o óleo siga as especificações da Suzuki não há problema em usar outra marca. Abs - Tonão
Tonão- Moderador
- Número de Mensagens : 687
Idade : 59
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
alguma indicacao tonao?
abs
abs
Stabbler- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 568
Idade : 45
Data de inscrição : 30/04/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Stabbler, O importante é usar óleo SINTÉTICO dentro das especificações 20W50.
Tenho usado o MOTUL e estou gostando.
No manual da moto, a Suzuki recomenda o óleo da BR (GP Lubrax 20W50).
Vale lembra dentro deste tópico que motos usam o mesmo óleo do motor para lubrificar também a embreagem e a transmissão, por essa razão não devemos usar lubrificantes com a descrição "Conservação de energia (Energy Conserving)" pois esse tipo de óleo afeta a vida útil e o desempenho da embreagem.
Abs - Tonão
Tenho usado o MOTUL e estou gostando.
No manual da moto, a Suzuki recomenda o óleo da BR (GP Lubrax 20W50).
Vale lembra dentro deste tópico que motos usam o mesmo óleo do motor para lubrificar também a embreagem e a transmissão, por essa razão não devemos usar lubrificantes com a descrição "Conservação de energia (Energy Conserving)" pois esse tipo de óleo afeta a vida útil e o desempenho da embreagem.
Abs - Tonão
Tonão- Moderador
- Número de Mensagens : 687
Idade : 59
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Carlos, blz
Já vi em alguns foruns discussão a respeito da Suzuki recomendar a troca aqui no Brasil a cada 3.000km e na Europa a cada 6.000km para um mesmo modelo de moto e óleo com as mesmas especificações (acho que o exemplo era a Bandit onde scanearam os dois manuais brasileiro e europeu), vou ver se acho essa material para complementar esse post... então a pergunta é: Seria a influência do nosso clima, da nossa ótima gasolina, da ganância capitalista no "lisarB", todas as respostas anteriores ou nehuma delas?
Já vi em alguns foruns discussão a respeito da Suzuki recomendar a troca aqui no Brasil a cada 3.000km e na Europa a cada 6.000km para um mesmo modelo de moto e óleo com as mesmas especificações (acho que o exemplo era a Bandit onde scanearam os dois manuais brasileiro e europeu), vou ver se acho essa material para complementar esse post... então a pergunta é: Seria a influência do nosso clima, da nossa ótima gasolina, da ganância capitalista no "lisarB", todas as respostas anteriores ou nehuma delas?
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Só lembrando toda vez que for trocar de marca de oleo é NECESSARIO trocar o filtro.
Caro FRANK o meu fornecedor do oleo tem uma importadora e ele traz da FRANÇA, se interessa procuro saber dele onde consegue, provavelmente pra vc deve ser bem mais barato
Caro FRANK o meu fornecedor do oleo tem uma importadora e ele traz da FRANÇA, se interessa procuro saber dele onde consegue, provavelmente pra vc deve ser bem mais barato
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Meu mecanico trabalha com oleo Valvoline, mas ja sei de outro aqui pertinho que trabalha com o Motul
Mas e o oleo Valvoline que achas dele? Dizem muito bem dele aqui tambem.
Mas e o oleo Valvoline que achas dele? Dizem muito bem dele aqui tambem.
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Caro WLA acredito que todas as influencia que relacionou, portanto todas as respostas anteriores.
Se vc tiver a oportunidade de mandar analizar o oleo que tirou da moto tanto o SINTÉTICO como o MINERAL vc vai ter dois resultados diferentes claro, mais veras que o SINTETICO não perdeu a sua composição ainda daria pra usar por muito mais tempo.Digo isto por experiência, trabalho numa industria PETROQUIMICA e tem uma empresa que nos presta serviço na area de lubrificação, o qual solicitei analize.
O tempo está relacionado muito com a severidade de uso, como não temos como saber estipulamos datas periodicas de troca para garantir o objetivo determinado.
Se vc tiver a oportunidade de mandar analizar o oleo que tirou da moto tanto o SINTÉTICO como o MINERAL vc vai ter dois resultados diferentes claro, mais veras que o SINTETICO não perdeu a sua composição ainda daria pra usar por muito mais tempo.Digo isto por experiência, trabalho numa industria PETROQUIMICA e tem uma empresa que nos presta serviço na area de lubrificação, o qual solicitei analize.
O tempo está relacionado muito com a severidade de uso, como não temos como saber estipulamos datas periodicas de troca para garantir o objetivo determinado.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Belo tópico Carlos!
Realmente a vantae dos sintéticos é indiscutível, pois sua deterioração com o calor é infinitamente menor. Principalmente aí na Bahia que quase não faz calor.
Realmente a vantae dos sintéticos é indiscutível, pois sua deterioração com o calor é infinitamente menor. Principalmente aí na Bahia que quase não faz calor.
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Obrigado MVINFO e com certeza vc tem coperado bastante com o seu conhecimento e dicas em todos os tópicos.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
mvlinfo escreveu:Belo tópico Carlos!
Realmente a vantae dos sintéticos é indiscutível, pois sua deterioração com o calor é infinitamente menor. Principalmente aí na Bahia que quase não faz calor.
mvlinfo, a oportunidade para voce ver se aqui na bahia não faz calor é vir no 2º Aniversário do Jubarte MC, em Nova Viçosa , veja mais em www.jubartemc.webnode.com vai ser legal e se precisar de uma pousada ou lugar para ficar é só falar comigo que eu arrumo.
Romulo- GSX 750 R
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Data de inscrição : 10/04/2010
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Boas dicas .... estarei ficando com os sintéticos mesmo, apesar do preço bem mais salgado, mas a vantagem é o tempo / kilometragem na troca, pois é bem maior e as vezes acaba valendo mais a pena ...
Mello, vc disse que trabalha em industria petroquimica?? Cara, estive aí no ano retrasado durante as minhas férias, na casa de um tio ... ele estava implantando uma fábrica em Camaçari .... ele mora aí faz mais de 20 anos ... mora em Lauro de Freitas ....
Eita mundo pequeno, só falta vc o conhecer ...
Mello, vc disse que trabalha em industria petroquimica?? Cara, estive aí no ano retrasado durante as minhas férias, na casa de um tio ... ele estava implantando uma fábrica em Camaçari .... ele mora aí faz mais de 20 anos ... mora em Lauro de Freitas ....
Eita mundo pequeno, só falta vc o conhecer ...
Sessu- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 560
Idade : 52
Data de inscrição : 21/04/2010
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