ÓLEOS LUBRIFICANTES
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ÓLEOS LUBRIFICANTES
Relembrando a primeira mensagem :
VAMOS ENTENDER UM POUCO SOBRE ÓLEOS LUBRIFICANTES
Farei uma SÍNTESE sobre óleo lubrificante, espero com isto esclarecer algumas dúvidas que porventura tenham.
FUNÇÕES DOS OLEOS LUBRIFICANTES
Separar as superfícies de atrito reduzindo o atrito (motor)
Reduzir e controlar os desgastes abrasivos (motor)
Proteger as superfícies e controlar a corrosão (motor)
Absorver e transferir CALOR, controlando a TEMPERATURA (motor)
Transportar partículas, impurezas e contaminantes aos filtros (motor)
Transferir potência em sistema hidráulico (amortecedores)
Transferir força e movimento (embreagem hidráulica)
TIPOS DE OLEOS LUBRIFICANTES
Minerais
Semi-sintético
Sintéticos
PROPRIEDADES DOS ÓLEOS
VISCOSIDADE – define o grau de viscosidade do óleo base
INDICE DE VISCOSIDADE – define a relação de viscosidade x temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – define a densidade do óleo em relação à água
PONTO DE FULGOR – define a volatilidade (ponto de fogo) e deterioração a alta temperatura (15w50)
PONTO DE GOTA – define a fluidez (passagem) do óleo a baixa temperatura (15w50)
COMPARATIVO ENTRE OS TIPOS DE ÓLEOS
MINERAIS
VISCOSIDADE – funciona como óleo multiviscoso porem instáveis
INDICE DE VISCOSIDADE – boa viscosidade porem instáveis e desgasta a alta temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – menor ponto de fulgor, instável na estabilidade térmica, se desgasta a alta temperatura
PONTO DE GOTA – boa fluidez porem maior ponto de gota
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – vida útil do óleo determinado, baixa resistência a severidade
SEMI-SINTÉTICO
Usando as mesmas composições dos óleos MINERAIS, adicionado os detergentes naturais sintéticos.
SINTÉTICOS
VISCOSIDADE – funcionando como óleo multiviscoso e estável
INDICE DE VISCOSIDADE – alto índice de viscosidade
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – alto ponto de fulgor, boa estabilidade térmica, não se desgasta a alta temperatura.
PONTO DE GOTA – ótima fluidez devido ao menor ponto de gota.
DETERGÊNCIA NATURAL – ajuda a manter as superfícies limpas.
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – extensão da vida útil do óleo, resistência a severidade.
EFEITOS E CAUSA DO USO ERRADO DO ÓLEO
O uso de óleo errado ou misturar óleo de diferentes marcas ou características e uso de produtos aditivados modificadores cria condições de risco ao sistema de lubrificação consequentemente a maquina, provocando:
QUEDA DE RENDIMENTO
Perda de pressão e colapso do sistema de lubrificação
DIMINUIÇÃO DA VIDA UTIL
Rápida oxidação do óleo
QUEBRA OU TRAVAMENTO:
Fadiga e deterioração da bomba de óleo
FORMAÇÃO DE BORRAS
Entupimento dos canais de lubrificação
O QUE É A BORRA
A borra é formada pela oxidação térmica do óleo
CAUSAS
Óleo errado ou misturado
Período da troca vencido
A não substituição do filtro de óleo
Combustível adulterado
Impurezas do ar
Eu particularmente uso o ÓLEO SINTÉTICO como vcs podem ver a grande vantagem entre eles.
Outro produto que uso é o MILITEC-1, uso a mais de 3 anos tanto nos carros como nas motos, na verdade ele não é aditivo e sim um condicionador de metais o que faz na verdade é melhorar a PERFORMANCE do óleo.
Caso alguém tenha algo para enriquecer o TÓPICO será bem vindo, assim como esclarecimentos e críticas.
VAMOS ENTENDER UM POUCO SOBRE ÓLEOS LUBRIFICANTES
Farei uma SÍNTESE sobre óleo lubrificante, espero com isto esclarecer algumas dúvidas que porventura tenham.
FUNÇÕES DOS OLEOS LUBRIFICANTES
Separar as superfícies de atrito reduzindo o atrito (motor)
Reduzir e controlar os desgastes abrasivos (motor)
Proteger as superfícies e controlar a corrosão (motor)
Absorver e transferir CALOR, controlando a TEMPERATURA (motor)
Transportar partículas, impurezas e contaminantes aos filtros (motor)
Transferir potência em sistema hidráulico (amortecedores)
Transferir força e movimento (embreagem hidráulica)
TIPOS DE OLEOS LUBRIFICANTES
Minerais
Semi-sintético
Sintéticos
PROPRIEDADES DOS ÓLEOS
VISCOSIDADE – define o grau de viscosidade do óleo base
INDICE DE VISCOSIDADE – define a relação de viscosidade x temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – define a densidade do óleo em relação à água
PONTO DE FULGOR – define a volatilidade (ponto de fogo) e deterioração a alta temperatura (15w50)
PONTO DE GOTA – define a fluidez (passagem) do óleo a baixa temperatura (15w50)
COMPARATIVO ENTRE OS TIPOS DE ÓLEOS
MINERAIS
VISCOSIDADE – funciona como óleo multiviscoso porem instáveis
INDICE DE VISCOSIDADE – boa viscosidade porem instáveis e desgasta a alta temperatura
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – menor ponto de fulgor, instável na estabilidade térmica, se desgasta a alta temperatura
PONTO DE GOTA – boa fluidez porem maior ponto de gota
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – vida útil do óleo determinado, baixa resistência a severidade
SEMI-SINTÉTICO
Usando as mesmas composições dos óleos MINERAIS, adicionado os detergentes naturais sintéticos.
SINTÉTICOS
VISCOSIDADE – funcionando como óleo multiviscoso e estável
INDICE DE VISCOSIDADE – alto índice de viscosidade
GRAVIDADE ESPECÍFICA – densidade estável
PONTO DE FULGOR – alto ponto de fulgor, boa estabilidade térmica, não se desgasta a alta temperatura.
PONTO DE GOTA – ótima fluidez devido ao menor ponto de gota.
DETERGÊNCIA NATURAL – ajuda a manter as superfícies limpas.
ESTABILIDADE A OXIDAÇÃO – extensão da vida útil do óleo, resistência a severidade.
EFEITOS E CAUSA DO USO ERRADO DO ÓLEO
O uso de óleo errado ou misturar óleo de diferentes marcas ou características e uso de produtos aditivados modificadores cria condições de risco ao sistema de lubrificação consequentemente a maquina, provocando:
QUEDA DE RENDIMENTO
Perda de pressão e colapso do sistema de lubrificação
DIMINUIÇÃO DA VIDA UTIL
Rápida oxidação do óleo
QUEBRA OU TRAVAMENTO:
Fadiga e deterioração da bomba de óleo
FORMAÇÃO DE BORRAS
Entupimento dos canais de lubrificação
O QUE É A BORRA
A borra é formada pela oxidação térmica do óleo
CAUSAS
Óleo errado ou misturado
Período da troca vencido
A não substituição do filtro de óleo
Combustível adulterado
Impurezas do ar
Eu particularmente uso o ÓLEO SINTÉTICO como vcs podem ver a grande vantagem entre eles.
Outro produto que uso é o MILITEC-1, uso a mais de 3 anos tanto nos carros como nas motos, na verdade ele não é aditivo e sim um condicionador de metais o que faz na verdade é melhorar a PERFORMANCE do óleo.
Caso alguém tenha algo para enriquecer o TÓPICO será bem vindo, assim como esclarecimentos e críticas.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Carlos Mello, o que vc acha do Lubrax Essencial SAE 20W-50?
teve um colega que me disse ser bom.
ele é em media a metade do preço do castrol actevo extra 20w50
teve um colega que me disse ser bom.
ele é em media a metade do preço do castrol actevo extra 20w50
elielcarvalho- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 30
Idade : 42
Data de inscrição : 11/02/2013
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Eu so uso este Lubrax tanto na F quanto na Twister nada a reclamar somente a elogiar AP.SL por 12 / Litro rssss
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
OPA ELIELCARVALHO, EU AINDA NÃO USEI ELE, MAIS CONFORME OS RELATOS DOS NOSSOS IRMÃOS TEM CREDIBILIDADE.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Olá amigo carlos será que tem algum problema deixar em 3,5l no motor da f 2007?
pois estou recebendo o militec e quero colocar 3,3 de lubrax e um tubo de 200ml de militec e um filtro de oleo novo, certo assim?
posso misturar e colocar dentro do motor u tenho q colocar primeiro o oleo esquentar para poder jogar o militec?
mim ensina ai que estou doido para usar, abraço..
pois estou recebendo o militec e quero colocar 3,3 de lubrax e um tubo de 200ml de militec e um filtro de oleo novo, certo assim?
posso misturar e colocar dentro do motor u tenho q colocar primeiro o oleo esquentar para poder jogar o militec?
mim ensina ai que estou doido para usar, abraço..
FelipePB- GS 500
- Número de Mensagens : 169
Idade : 31
Data de inscrição : 28/04/2012
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
OPA CARO FELIPEPB, NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, A NOSSA MOTO PEGA 3.3 LTS SEM A TROCA DO FILTREO E COM A TROCA PEGA 3.5 LTS, PORTANTO NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, FAÇA COMO VC FALOU ACIMA.
VC PODE COLOCAR OS DOIS JUNTOS NO MESMO MOMENTO POIS O MILITEC-1 USA O OLEO COMO MEIO DE VEICULO PARA CHEGAR AS PARTES DO MOTOR.
VC PODE COLOCAR OS DOIS JUNTOS NO MESMO MOMENTO POIS O MILITEC-1 USA O OLEO COMO MEIO DE VEICULO PARA CHEGAR AS PARTES DO MOTOR.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Obrigado amigo Carlos agora é só aguardar e mostro a vocês abraço a todos..Carlos Mello escreveu:OPA CARO FELIPEPB, NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, A NOSSA MOTO PEGA 3.3 LTS SEM A TROCA DO FILTREO E COM A TROCA PEGA 3.5 LTS, PORTANTO NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, FAÇA COMO VC FALOU ACIMA.
VC PODE COLOCAR OS DOIS JUNTOS NO MESMO MOMENTO POIS O MILITEC-1 USA O OLEO COMO MEIO DE VEICULO PARA CHEGAR AS PARTES DO MOTOR.
FelipePB- GS 500
- Número de Mensagens : 169
Idade : 31
Data de inscrição : 28/04/2012
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Duvida...
Oléo sintetico, não sintético...
Eu uso o Motul 3000 para uma GSXF 750 96... Michey...
Estou usando certo, ou errado?
Oléo sintetico, não sintético...
Eu uso o Motul 3000 para uma GSXF 750 96... Michey...
Estou usando certo, ou errado?
Daniel Duarte- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 88
Idade : 53
Data de inscrição : 25/06/2012
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
ESTA USANDO CERTO, SÓ QUE ESTE OLEO É MINERAL E NÃO SINTETICO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Mas para esta moto, serveria o sintetico tambem?
Daniel Duarte- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 88
Idade : 53
Data de inscrição : 25/06/2012
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
POSITIVO DANIEL A VANTAGEM DOS OLEOS SINTETICOS E SEMI-SINTETICO SÃO AS PROPRIEDADES QUE PERDEM COM OS CHOQUES TERMICOS QUE A MOTO MOTOS SOFREM (OS MINERAIS) VEJA O INICIO DESTE TÓPICO ONDE EXPLICAMOS SOBRE OS TIPOS DE OLEOS, OS SINTETICOS PODEM DURAR MUITO MAIS PRA SE FAZER A TROCA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
DANIEL SE TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR QUE RSPONDEREMOS COM MAIOR PRAZER.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
tira o escorpião do bolso e põe na coitadinha MOTUL 5100, ela vai agradecer, vai rodar maciazinha e não vai dar pipoco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK:face:Viper-SP escreveu:Eu so uso este Lubrax tanto na F quanto na Twister nada a reclamar somente a elogiar AP.SL por 12 / Litro rssss
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Duas informações que me foram passadas pelo meu mecânico e estou repassando,
acredite quem quiser .
Quando adicionar Militec ao óleo, ligar e deixar esquentar bem o motor sem acionar a
embreagem .
O militec adere as partes metálicas quando quente e se não acionar a embreagem só
vai aderir no motor e não tem possibilidade de prejudicar o sistema de fricção .
Segunda informação, o óleo da Lubrax não tem a mesma durabilidade do Motul (por exemplo) então convém encurtar o período de troca .
acredite quem quiser .
Quando adicionar Militec ao óleo, ligar e deixar esquentar bem o motor sem acionar a
embreagem .
O militec adere as partes metálicas quando quente e se não acionar a embreagem só
vai aderir no motor e não tem possibilidade de prejudicar o sistema de fricção .
Segunda informação, o óleo da Lubrax não tem a mesma durabilidade do Motul (por exemplo) então convém encurtar o período de troca .
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Paulao Motul 5100 ????? JAMAIS rsssss
Se viu que a Twister passou no controlar com o Coc nivel moto injetada usando oleo Ypiranga de tonel medido na jarra de suco a 8,00 o litro né rsssss
Motul, Militec etc eu nao uso, motor so vai oleo na especificação do fabricante nada mais que isso
Se viu que a Twister passou no controlar com o Coc nivel moto injetada usando oleo Ypiranga de tonel medido na jarra de suco a 8,00 o litro né rsssss
Motul, Militec etc eu nao uso, motor so vai oleo na especificação do fabricante nada mais que isso
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
É isso aí Viper-SP isso é igual aquelas situações de carro que você cuida de tudo e usa tudo de primeira aí dá problema na serra e quem te socorre o cara de Ford Belina das antigas toda arregaçada e o cara diz que ta viajando há uns 500 Km já kkkkkkkkkkkk, nada contra a belina e muito menos a Ford pq tenho um Ford.....rs
nciri- Intruder 125
- Número de Mensagens : 120
Idade : 53
Data de inscrição : 02/07/2013
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Excelente topico Carlos. Aqui em Fortaleza troco cada 3 mil km o oleo. Muito quente aqui
Charrua- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 22
Idade : 47
Data de inscrição : 25/02/2016
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
OPA CARO CHARRUA VERDADE AQUI NO NORDESTE MUITO QUENTE, PORTANTO TEMOS QUE TEMOS QUE TOMAR MAIS CUIDADOS COMO:
PARA AS MOTOS
- USAR O ÓLEO MAIS GROSSO POSSÍVEL NO NOSSO CASO TEMOS O 20W50
- AS MOTOS REFRIGERADOS A ÁGUA FICAR OBSERVANDO PARA NÃO DEIXAR COM NIVEL BAIXO.
- QUANTO MAIS CEDO PEGAR ESTRADA MELHOR
- FAZER A TROCA ANTECIPADA QUANDO ANDAR EM REGIMES AGRESSIVOS A EXEMPLO ENGARRAFAMENTOS.
PARA AS MOTOS
- USAR O ÓLEO MAIS GROSSO POSSÍVEL NO NOSSO CASO TEMOS O 20W50
- AS MOTOS REFRIGERADOS A ÁGUA FICAR OBSERVANDO PARA NÃO DEIXAR COM NIVEL BAIXO.
- QUANTO MAIS CEDO PEGAR ESTRADA MELHOR
- FAZER A TROCA ANTECIPADA QUANDO ANDAR EM REGIMES AGRESSIVOS A EXEMPLO ENGARRAFAMENTOS.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Excelente Carlos, o rigado não sabia do oleo mais grosso o 20w50 vou pegar a dica para a proxima troca. E tambem dou meu parabens, com os 60 anos e de moto, ja viu o que postei no outro topico!!
Charrua- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 22
Idade : 47
Data de inscrição : 25/02/2016
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Realmente, a Suzuki recomenda, no Brasil, no manual do proprietário, o 20W50, e somente outros se não achar o 20W50. Como aqui nunca faz temperatura abaixo de -5 graus, esse é o óleo mais indicado.
Pra falar a verdade, apesar de ter locais frios no Brasil, a média de temperatura é sempre alta...
Pra falar a verdade, apesar de ter locais frios no Brasil, a média de temperatura é sempre alta...
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
NÃO CHARRUA, QUE TÓPICO.
POSITIVO E OPERANTE CARO LAST_WARRIOR
POSITIVO E OPERANTE CARO LAST_WARRIOR
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Informação do meu mecânico, o aditivo militec pertence ao mesmo grupo da Motul e ja faz parte do lubrificante, então, quem está acrescentando Militec ao óleo Motul está gastando sem precisar .
Nas embalagens do Motul, está escrito Ester, não sei se é mesma coisa, mas digna de confirmação .
Outra coisa, todos os óleos nacionais tem obrigação de adicionar uma porcentagem de recondicionados, o que não acontece com o Motul, por ser importado .
Nas embalagens do Motul, está escrito Ester, não sei se é mesma coisa, mas digna de confirmação .
Outra coisa, todos os óleos nacionais tem obrigação de adicionar uma porcentagem de recondicionados, o que não acontece com o Motul, por ser importado .
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
OPA CARO WW0397 VALEU PELA INFORMAÇÃO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Interessante!
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
Este um assunto que merece ser desenterrado....usar ou ñ usar ? qual o melhor custo-benefício ...?? Mano Carlos .... ja se passaram alguns anos , essa sua área portanto como sempre sua avaliação de grande importância....minha moto chegou aos 40 000 Km , dai achar que chegou ou ja passou da hora de um carinho para o motor . Pintou a duvida Militreco a 70,00 ou Molykote a 30,00 ??? Quanto usa de cada um....?? grato por sua ajuda...pensando em ir no segundo . Abxx
Roberto Paulo- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 93
Idade : 70
Data de inscrição : 11/06/2016
Re: ÓLEOS LUBRIFICANTES
OPA CARO ROBERTO PAULO, QUALQUER UM DOS DOIS SERVEM, CLARO QUE PENSANDO NO PREÇO O SEGUNDO TÁ DE BOM TAMANHO.
QUANTO A QUANTIDADE ACHO QUE NO MAXIMO 200 ML A CADA TROCA TB ESTA DE BOM TAMANHO.
VC FAÇA A TROCA DO OLEO PERIODICAMENTE COMO VEM FAZENDO, INCLUSIVE TROCANDO TB O FILTRO DE OLEO.
VC DEVE COLOCAR 3,4 LTS DE OLEO COM 200 ML (MILITEC-01 OU MOLYKOTE) DEIXANDO SEMPRE 100 ML A MAIS.
OUTRO DETALHE É O OLEO USAR 0S 15W50 E NÃO O 10W30 (QUANTO MAIS GROSSO MELHOR.
QUANTO A QUANTIDADE ACHO QUE NO MAXIMO 200 ML A CADA TROCA TB ESTA DE BOM TAMANHO.
VC FAÇA A TROCA DO OLEO PERIODICAMENTE COMO VEM FAZENDO, INCLUSIVE TROCANDO TB O FILTRO DE OLEO.
VC DEVE COLOCAR 3,4 LTS DE OLEO COM 200 ML (MILITEC-01 OU MOLYKOTE) DEIXANDO SEMPRE 100 ML A MAIS.
OUTRO DETALHE É O OLEO USAR 0S 15W50 E NÃO O 10W30 (QUANTO MAIS GROSSO MELHOR.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
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