GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda parte elétrica

+3
Paulo R. Andreolli
Viper-SP
Paulorld
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Ter 02 Abr 2013, 08:55

Bom dia a todos!?
Anda sumido do fórum, estou devendo fotos das modificações que fiz na minha F, mas tive um zilhão de problemas envolvendo a moto...mas essa história conto com detalhes depois.
Estou com o seguinte problema, fiquei com ela parada por quase um mês, pois derrubaram-a no trabalho. Quando fui ligá-la, não pegou, nem deu sinal, farol, setas e etc funcionando, mas a moto não partia por nada.
Botei para pegar no tranco, achando que fosse bateria arriada, dei uma volta de quase uma hora, e nada, desliguei e ela não ligou. Carreguei a bateria, e nada, por fim, reboquei ao mecânico, e ele botou a dita para funcionar, segundo ele foi um mal contato no momento que montei a carenagem...
Ocorre que neste feriado, ela ficou parada por dois dias, e o mesmo problema ocorreu, quando verifiquei a bateria percebi que ela estava com a solução baixa por não ser selada, acredito que com o tombo, muito da solução se perdeu.
Precipitadamente, comprei outra bateria e...adivinhem o que aconteceu?
Exatamente, nada, a moto continua sem dar sinal nenhum de vida...
Todos os fusíveis são novos, e não apresentam sinal de derretimento, o que poderia indicar um curto. Correto? A bateria é Yuasa, assim como a anterior, e também não é selada, pois não achei.
Como se isso não bastasse, ainda tem a ladainha daqueles com mente atrofiada e/ou ultra-superticiosos: "É melhor vender, tá dando muito problema...!!!". Saco isso!!!
Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Não estou a fim de pagar reboque de novo para resolver isso...
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Ter 02 Abr 2013, 10:25

Paulorld escreveu:Bom dia a todos!?
Anda sumido do fórum, estou devendo fotos das modificações que fiz na minha F, mas tive um zilhão de problemas envolvendo a moto...mas essa história conto com detalhes depois.
Estou com o seguinte problema, fiquei com ela parada por quase um mês, pois derrubaram-a no trabalho. Quando fui ligá-la, não pegou, nem deu sinal, farol, setas e etc funcionando, mas a moto não partia por nada.
Botei para pegar no tranco, achando que fosse bateria arriada, dei uma volta de quase uma hora, e nada, desliguei e ela não ligou. Carreguei a bateria, e nada, por fim, reboquei ao mecânico, e ele botou a dita para funcionar, segundo ele foi um mal contato no momento que montei a carenagem...
Ocorre que neste feriado, ela ficou parada por dois dias, e o mesmo problema ocorreu, quando verifiquei a bateria percebi que ela estava com a solução baixa por não ser selada, acredito que com o tombo, muito da solução se perdeu.
Precipitadamente, comprei outra bateria e...adivinhem o que aconteceu?
Exatamente, nada, a moto continua sem dar sinal nenhum de vida...
Todos os fusíveis são novos, e não apresentam sinal de derretimento, o que poderia indicar um curto. Correto? A bateria é Yuasa, assim como a anterior, e também não é selada, pois não achei.
Como se isso não bastasse, ainda tem a ladainha daqueles com mente atrofiada e/ou ultra-superticiosos: "É melhor vender, tá dando muito problema...!!!". Saco isso!!!
Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Não estou a fim de pagar reboque de novo para resolver isso...

Nem dei tempo para os especialistas de plantão!!! Laughing Laughing
Foi o relé de partida que foi para o saco...
Ao menos foi uma peça barata!?
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Viper-SP Ter 02 Abr 2013, 10:35

Otima noticia :-)

Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulo R. Andreolli Qua 03 Abr 2013, 22:43

blz, agora manda as fotos
abraço
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Qua 10 Abr 2013, 14:50

Paulo R. Andreolli escreveu:blz, agora manda as fotos
abraço

Vou tirar as fotos hoje e amanhã posto, prometo!!!

Uma dúvida aos especialistas de plantão. Não vou abrir outro tópico para isso...
Ontem dei uma big lavada na dita, mas, ela não quis pegar depois.
Alguém sabe me explicar o porquê? Hoje cheguei até atrasado no trampo por causa disso. Ela não pegou por nada.
Tenho certeza que não soltou/molho nada elétrico, pois nessa última ocorrência foi feita uma varredura, limpeza e isolamento de todas conexões e contatos, seja com fita, ou com graxa de silicone.
Já me disseram que o ideal é lavar motor sempre ligado. Isso é mesmo verdade?
Pela minha experiência acho que não, pois já lavei minhas motos e carros ligados e desligados, até em lava-jato, e com raras exceções nunca tive problemas. E os problemas que tive, foi sempre lavando em casa.

Abraços!!!
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Marlon gs Qua 10 Abr 2013, 16:10

Sera que com a "big lavada" não foi agua nas velas?? scratch scratch
Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Carlos Mello Qua 10 Abr 2013, 22:54

OPA PAULORLD NÃO TEM PROBLEMA NENHUM LAVAR ELA PARADA PORTANTO ISTO É MITO DIZER EM LAVAR LIGADA.
CARA PRECISAMOS DE MAIS DETALHES PRA TE DIZER ALGO SOBRE O PROBLEMA, MAIS VOU DIZER ALGUMAS SITUAÇÕES E VC VAI AVALIANDO E QUEM SABE RESOLVEREMOS JUNTOS O SEU PROBLEMA, OK:
VAMOIS ENTENDER COMO FUNCIONA O SISTEMA E SEQUENCIAL DE PARTIDA DA MOTO.
AS SEGUINTES CONDIÇÕES TEM QUE ESTAR SATISFATÓRIA PARA QUE ELA DÊ PARTIDA:
- CHAVE DE IGNIÇÃO LIGADA
- BOTÃO DE BLOQUEIO DA IGNIÇÃO DESTRAVADO. (VERMELHO DO LADO DIRETO DA MANETE)
- MARCHA EM NEUTRO (À DEPENDER)
- PEDAL DE DESCANSO LATERAL RECOLHIDO (SE TIVER EM MARCHA)
- MANETE DA EMBREAGEM ACIONADA
- BOTÃO DE PARTIDA (START) ACIONADA.

COMO FUNCIONA:

FAROL DESLIGA
LIGA SISTEMA DE IGNIÇÃO ELETRICO
RELE DE PARTIDA ACIONA FECHANDO O CONTATO PARA ACIONAR O MOTOR DE ARRANQUE
MOTOR DE ARRANQUE LIGA RODANDO O CONJUNTO DE ENGRENAGEM MECANICA.
MOTOR PARTE
AO DESLIGAR O BOTÃO DE PARTIDA (START)
FAROL VOLTA A FUNCIONAR
RELE DE PARTIDA DESLIGA
MOTOR DE ARRANQUE PARA

DEFEITOS E ONDE VERIFICAR:

D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO E NADA FUNCIONA
V : FUSÍVEL GERAL DO LADO DO RELE DE PARTIDA DE 30 AMPER.
D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO FAROL APAGA MOTOR DE PARTIDA FUNCIONA MAIS NÃO PEGA.
V : FUSIVEL DE IGNIÇÃO NA CAIXA DE FUSIVEL DEBAIXO DO BANCO PROXIMO A BATERIA.
D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO, FAROL LIGA MAIS NÃO DESLIGA AO DAR PARTIDA NO BOTÃO STRART.
V : IDEM AO ITEM ANTERIOR OU DEFEITO NO BOTÃO DE START.
D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO, FAROL LIGA, APERTANDO O BOTÃO DE START DESLIGA O FAROL MAIS NÃO PARTE O MOTOR DE ARRANQUE.
V : CAIXA DE FUSIVEL, CHAVE DE PERMISSÕES DITO ACIMA (BOTÃO DO BLOQUEIO DA IGNIÇÃO, CHAVE DO DESCANSO LATERAL, CHAVE DA EMBREAGEM, MARCHA EM NEUTRO, RELE DE PARTIDA)
COMO VERIFICAR CADA CHAVE DESTES:
BOTÃO DO BLOQUEIO DA IGNIÇÃO - É PRECISO ABRIR PARA VERIFICAR
CHAVE DO DESCANSO LATERAL - TENTE LUBRIFICAR E ACIONAR O EMBULO DE ACIONAMENTO.
CHAVE DA EMBREAGEM - VC PODE DESLIGAR ELE E COM UM PEDAÇO DE FIO FECHAR UM FIO COM O OUTRO, MAIS TENTE LUBRIFICAR E ACIONAR VARIAS VEZES.
MARCHA EM NEUTRO - PASSE AS MARCHAS VARIAS VEZES E VERIFIQUE SE TODA VEZ A LAMPADA DO NEUTRO ACENDE GARANTINDO ASSIM O ACIONAMENTO DELE.
RELE DE PARTIDA - GERALMENTE O RELE QUANDO É ATUADO FAZ UM BARULHO CARACTERÍSTICO (TEC) O QUE GARANTE QUE FOI ACIONADO ELETRICAMENTE MAIS O QUE DÁ DEFEITO É O CONTATO INTERNO QUE NÃO FECHA GERALMENTE POR DESGASTES DOS CONTATOS POIS ALI PASSA CORRENTE ALTA, O QUE VC PODE VERIFICAR FACILMENTE FAZENDO UM JAMPER COM UM FIO GROSSO ENTRE OS FIOS MAIS GROSSOS LIGADO NELE E COM O RELE ATUADO.
BEM DETECTADO ALGUM DEFEITO DESTE VC JA SABE É SÓ TROCAR A PEÇA DEFEITUOSA.
MAIS É CLARO QUE NÃO FALAMOS DO MOTOR DE ARRANQUE EM SE, PORTANTO VAMOS FALAR UM POUCO DELE:
NO MOTOR DE ARRANQUE GERALMENTE O QUE MAIS DÁ PROBLEMA SÃO:
ESCOVAS (CARVÃO) E BUCHAS OU ROLAMENTOS.
D : GERALMENTE FICA INTERMITENTE, HORA PEGA E OUTRAS NÃO PRINCIPALMENTE QUANDO O MOTOR ESTA FRIO.
V : COLOCA UMA MARCHA (2ª) E MOVIMENTE A MOTO PRA FRENTE E PRA TRÁS DEPOIS TENTE PARTIR SE FUNCIONAR ELA JÁ ESTA TE DIXZENDO QUE UMA HORA VOU PIFAR DE VEZ, PORTANTO MANDE SUBSTITUIR AS ESCOVAS E FAZER UMA GERAL, E FICA FELIZ PARA SEMPRE.
BEM MEU AMIGO PAULORLD ESPERO TER AJUDADO, E QUALQUER DUVIDAS ESTAREMOS AQUI.
QUANTO A LAVAR E DÁ ESTE PROBLEMA PODE CORRER ATRÁS DE UM DESTES ITENS QUE RESOLVERÁ O SEU PROBLEMA SÓ NÃO VAI PODER MERGULHAR COM A MOTO.

Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Qui 11 Abr 2013, 06:46

Marlon gs escreveu:Sera que com a "big lavada" não foi agua nas velas?? scratch scratch

Cheguei a pensar nisso Marlon.

Carlos Mello escreveu:OPA PAULORLD NÃO TEM PROBLEMA NENHUM LAVAR ELA PARADA PORTANTO ISTO É MITO DIZER EM LAVAR LIGADA.
CARA PRECISAMOS DE MAIS DETALHES PRA TE DIZER ALGO SOBRE O PROBLEMA, MAIS VOU DIZER ALGUMAS SITUAÇÕES E VC VAI AVALIANDO E QUEM SABE RESOLVEREMOS JUNTOS O SEU PROBLEMA, OK:
VAMOIS ENTENDER COMO FUNCIONA O SISTEMA E SEQUENCIAL DE PARTIDA DA MOTO.
AS SEGUINTES CONDIÇÕES TEM QUE ESTAR SATISFATÓRIA PARA QUE ELA DÊ PARTIDA:
- CHAVE DE IGNIÇÃO LIGADA
- BOTÃO DE BLOQUEIO DA IGNIÇÃO DESTRAVADO. (VERMELHO DO LADO DIRETO DA MANETE)
- MARCHA EM NEUTRO (À DEPENDER)
- PEDAL DE DESCANSO LATERAL RECOLHIDO (SE TIVER EM MARCHA)
- MANETE DA EMBREAGEM ACIONADA
- BOTÃO DE PARTIDA (START) ACIONADA.

COMO FUNCIONA:

FAROL DESLIGA
LIGA SISTEMA DE IGNIÇÃO ELETRICO
RELE DE PARTIDA ACIONA FECHANDO O CONTATO PARA ACIONAR O MOTOR DE ARRANQUE
MOTOR DE ARRANQUE LIGA RODANDO O CONJUNTO DE ENGRENAGEM MECANICA.
MOTOR PARTE
AO DESLIGAR O BOTÃO DE PARTIDA (START)
FAROL VOLTA A FUNCIONAR
RELE DE PARTIDA DESLIGA
MOTOR DE ARRANQUE PARA

DEFEITOS E ONDE VERIFICAR:

D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO E NADA FUNCIONA
V : FUSÍVEL GERAL DO LADO DO RELE DE PARTIDA DE 30 AMPER.
D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO FAROL APAGA MOTOR DE PARTIDA FUNCIONA MAIS NÃO PEGA.
V : FUSIVEL DE IGNIÇÃO NA CAIXA DE FUSIVEL DEBAIXO DO BANCO PROXIMO A BATERIA.
D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO, FAROL LIGA MAIS NÃO DESLIGA AO DAR PARTIDA NO BOTÃO STRART.
V : IDEM AO ITEM ANTERIOR OU DEFEITO NO BOTÃO DE START.
D : LIGA A CHAVE DE IGNIÇÃO, FAROL LIGA, APERTANDO O BOTÃO DE START DESLIGA O FAROL MAIS NÃO PARTE O MOTOR DE ARRANQUE.
V : CAIXA DE FUSIVEL, CHAVE DE PERMISSÕES DITO ACIMA (BOTÃO DO BLOQUEIO DA IGNIÇÃO, CHAVE DO DESCANSO LATERAL, CHAVE DA EMBREAGEM, MARCHA EM NEUTRO, RELE DE PARTIDA)
COMO VERIFICAR CADA CHAVE DESTES:
BOTÃO DO BLOQUEIO DA IGNIÇÃO - É PRECISO ABRIR PARA VERIFICAR
CHAVE DO DESCANSO LATERAL - TENTE LUBRIFICAR E ACIONAR O EMBULO DE ACIONAMENTO.
CHAVE DA EMBREAGEM - VC PODE DESLIGAR ELE E COM UM PEDAÇO DE FIO FECHAR UM FIO COM O OUTRO, MAIS TENTE LUBRIFICAR E ACIONAR VARIAS VEZES.
MARCHA EM NEUTRO - PASSE AS MARCHAS VARIAS VEZES E VERIFIQUE SE TODA VEZ A LAMPADA DO NEUTRO ACENDE GARANTINDO ASSIM O ACIONAMENTO DELE.
RELE DE PARTIDA - GERALMENTE O RELE QUANDO É ATUADO FAZ UM BARULHO CARACTERÍSTICO (TEC) O QUE GARANTE QUE FOI ACIONADO ELETRICAMENTE MAIS O QUE DÁ DEFEITO É O CONTATO INTERNO QUE NÃO FECHA GERALMENTE POR DESGASTES DOS CONTATOS POIS ALI PASSA CORRENTE ALTA, O QUE VC PODE VERIFICAR FACILMENTE FAZENDO UM JAMPER COM UM FIO GROSSO ENTRE OS FIOS MAIS GROSSOS LIGADO NELE E COM O RELE ATUADO.
BEM DETECTADO ALGUM DEFEITO DESTE VC JA SABE É SÓ TROCAR A PEÇA DEFEITUOSA.
MAIS É CLARO QUE NÃO FALAMOS DO MOTOR DE ARRANQUE EM SE, PORTANTO VAMOS FALAR UM POUCO DELE:
NO MOTOR DE ARRANQUE GERALMENTE O QUE MAIS DÁ PROBLEMA SÃO:
ESCOVAS (CARVÃO) E BUCHAS OU ROLAMENTOS.
D : GERALMENTE FICA INTERMITENTE, HORA PEGA E OUTRAS NÃO PRINCIPALMENTE QUANDO O MOTOR ESTA FRIO.
V : COLOCA UMA MARCHA (2ª) E MOVIMENTE A MOTO PRA FRENTE E PRA TRÁS DEPOIS TENTE PARTIR SE FUNCIONAR ELA JÁ ESTA TE DIXZENDO QUE UMA HORA VOU PIFAR DE VEZ, PORTANTO MANDE SUBSTITUIR AS ESCOVAS E FAZER UMA GERAL, E FICA FELIZ PARA SEMPRE.
BEM MEU AMIGO PAULORLD ESPERO TER AJUDADO, E QUALQUER DUVIDAS ESTAREMOS AQUI.
QUANTO A LAVAR E DÁ ESTE PROBLEMA PODE CORRER ATRÁS DE UM DESTES ITENS QUE RESOLVERÁ O SEU PROBLEMA SÓ NÃO VAI PODER MERGULHAR COM A MOTO.


Carlos valeu mesmo pela aula. cheers cheers
Até imprimi... Vai ter conhecimento assim lá em Salvador!!!!
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Qui 11 Abr 2013, 08:06

Paulo R. Andreolli escreveu:blz, agora manda as fotos
abraço

Aí vai o que fiz até agora, ao menos de estética, foi envelopar. Mas não gostei do serviço, vários pontos estão soltando, tanto que nem coloquei os outros adesivos.
O restante foi no motor. Agora que algumas coisas estão rolando na parte elétrica, o que me surpreendeu, pois havia recebido um ok a respeito.
Bem vamos as fotos

Ajuda parte elétrica 2013-04-10+17.55.57

Ajuda parte elétrica 2013-04-10+17.56.07

Ajuda parte elétrica 2013-04-10+17.56.19

Ajuda parte elétrica 2013-04-10+17.56.38

Estou pensando seriamente em mandar pintá-la, caso não consiga um local que faça um serviço de envelopamento descente!?
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Qui 11 Abr 2013, 08:37

Bom dia galera.
Ontem tentei por a dita para funcionar.
Durante o processo, escutei uns barulhos esquisitos, mas continuei. Atribuí o comportamento a alguma mierda que pudesse ter feito.
Depois de muito vai e volta ela finalmente pegou, mantive a rotação em 3.000rpm por cerca de 1 minuto e baixei o afogador.
Tudo ia bem até que de repente apagou tudo, tudo mesmo. Desliguei e liguei a chave diversas vezes, e nada, é como se ela estivesse sem bateria, e não se trata de bateria arriada, é sem bateria mesmo.

Seguindo a aula do Prof. Carlos, tudo indica que o relé morreu. O comportamento após o problema, é exatamente o que ele descreveu.
Eu o troquei esta semana, mas, o que estava na moto não era o original dela, era uma adaptação de um relé da Honda. E acabei trocando por outro igual, DE TWISTER!!!!!
Uma breve explicação de como é feita a adaptação.
Originalmente ele é assim
Ajuda parte elétrica File_4_2

Daí, essa parte preta, onde está o fusível (20A, se não me engano) é retirada, e os fios do arranque e bateria são conectados diretamente. Ficando desse jeito.
Ajuda parte elétrica RELE_PARTIDA_FUT_4be2d125328dd

Apesar de me garantirem que funcionaria, e de fato funcionou, fiquei preocupado, pois não gosto de adaptações em nada, especialmente em elétrica.
Será que de alguma maneira a lavagem que fiz causou este problema? Molhou o relé, ou outra coisa, que o fez queimar, supondo que ele esteja de fato queimado?

Prof. Carlos, alguma orientação a mais? Devo procurar o relé original e substituir?
A propósito, pesquisando na Net, achei essa imagem como o relé original da F. Confere? Não o achei tão diferente do que coloquei, mas, como estou longe de ser conhecedor do caso...
Ajuda parte elétrica 1356022735_1
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Qui 11 Abr 2013, 19:18

Já ouviram o ditado: A ignorância é uma benção?
Não há nada mais mentiroso.
Seguindo a aula do Prof. Carlos, fui na caixa de fusíveis, e...?

Havia um partido, e creio ter sido culpa minha.
Lembram que falei da seção limpeza e isolamento de contatos?
Pois é, na hora de recolocar o fusível, eu e toda minha delicadeza de elefante com dor de dente, empenei uma das pernas, e aí...
Enfim, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de todos.
A F está de volta!!!! lol! lol! lol! lol!
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por nomed750 Qui 11 Abr 2013, 19:29

aew paulo!!!! parabens por ter sua nega velha de volta!!! cheers cheers

eu mesmo imprimi tbm a aula do carlão, muito boa mesmo.

e sobre essa parte de eletrica eu tive tbm na minha CB, eu fiquei com trauma até uma vez pq não sabia o que desligava o painel e quando fui ver eram os benditos dos fusiveis...

mas é bom saber desses sintomas pq em um F veia que eu pegue vou olhar isso tbm.

abraço
nomed750
nomed750
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulo R. Andreolli Qui 11 Abr 2013, 21:25

Paulo, me fez lembrar de nossa viagem para SRR, encontramos com nossos amigos por lá e um deles estava completamente frutado, sua F tinha apagado no caminho e nada a fazia voltar a vida, e ele muito puto, coitada foi colocada em uma caminhonete e levada de volta para a oficina, foi colocada a venda só por isto e dai o Lucas acabou descobrindo que foi o tal fusível, uma coisinha tão pequena e que deixou sua F e ele parados na estrada, depois desta fique atento e tenha sempre reservas.
foi uma "batalha" estes dias, mais como se diz vivendo e aprendendo, blz que esta tudo ou quase resolvido, quanto a adesivar tem muitos cara bons mas a melhor forma é ver o trabalho em outras motos antes ou partir para pintura, ja viu a Fs mais antigas, 88/89/90 tem uns grafismos lindos e como já vi que gosta da cor preta na F veja a 88 eu acho magnifica.
abraço
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Carlos Mello Qui 11 Abr 2013, 22:58

OPA PAULORLD, BELEZA QUE DEU PRA VC COMEÇAR A DESVENDAR OS MISTERIOS QUE ANTES ERAM ASSOMBROSOS E HOJE COMEÇA A FICAR MAIS FACIL E NADA DE TÃO MISTERIOSO NÃO É MESMO.
BEM QUANTO AOS RELES DE PARTIDA DAS MOTOS GERALMENTE TODAS SÃO BEM PARECIDOS PRINCIPALMENTE A FUNCIONALIDADE, O QUE DIFERENCIA É A DISPOSIÇÃO FISICA DOS RELES COM SUAS LIGAÇÕES, PORTANTO SERVE SIM ESTE RELE OU OUTRO QUE TENHA AS MESMAS CONDIÇÕES DE PODER LIGAR SEM PRECISAR FAZER MUDANÇAS.
VEJA QUE OS PARAFUSOS MAIS GROSSOS SÃO A LIGAÇÃO DO MOTOR DE ARRANQUE SENDO UM VEM DA BATERIA E O OUTRO VAI PRO MOTOR DE ARRANQUE.
OS DOIS TERMINAIS MENORES EM UM DOS MOSTRADOS E O OUTRO TERMINAL QUE FICA NA PARTE VERDE EM FRENTE AO FUZIVEL É O SINAL QUE VEM DO SISTEMA DE COMANDO DE PARTIDA.
O FUZIVEL QUE PELA COR PADRÃO AMARELO DEVE SER DE 20 AMPER É O GERAL DA MOTO.
GOSTARIA DE SALIENTAR QUE NÃO ADIANTA OS DOIS FIOS MAIS GROSSOS ESTA LIGADO SOMENTE É PRECISO LIGAR OS FIOS MAIS FINOS QUE COLOCA O RELE PARA FUNCIONAR E FAZENDO FECHAR UM CONTATO INTERNO LIGANDO ENTRE OS TERMINAIS DOS FIOS MAIS GROSSOS, OK.
SE VC QUISER FAZER UM TESTE VISUAL NO SEU RELE DE PARTIDA LIGUE NO TERMINAL QUE VAI PRA O MOTOR DE ARRANQUE UMA LAMPADA DE 12 VOLTS EM RELAÃO AO TERRA DA BATERIA OU CARCAÇA DA MOTO E DÊ PARTIDA, A LAMPADA ACENDENDO ISTO QUER DIZER QUE ESTA FUNCIONANDO NORMALMENTE.
O RELE FICA LOCALIZADO EM TAL LUGAR QUE EVITA AGUA DIRETAMENTE CASO NÃO ESTEJA PROCURE COLOCA-LO E SE POSSIVEL ISOLAR DO AMBIENTE CONTAMINADOR.
OS RELES GERALMENTE SÃO BLINDADO PARA EVITAR AQUA ENTRAR NA PARTE METALICA INTERNA.
O RELE QUE VC COLOCOU MESMO NÃO SENDO ORIGINAL SERVE TRANQUILO SEM PROBLEMA ALGUM, MAIS DE QUAL QUER FOR É BOM TESTAR COMO TE INFORMEI POIS PODE TER VINDO COM DEFEITO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Seg 15 Abr 2013, 15:40

Carlos Mello escreveu:OPA PAULORLD, BELEZA QUE DEU PRA VC COMEÇAR A DESVENDAR OS MISTERIOS QUE ANTES ERAM ASSOMBROSOS E HOJE COMEÇA A FICAR MAIS FACIL E NADA DE TÃO MISTERIOSO NÃO É MESMO.
BEM QUANTO AOS RELES DE PARTIDA DAS MOTOS GERALMENTE TODAS SÃO BEM PARECIDOS PRINCIPALMENTE A FUNCIONALIDADE, O QUE DIFERENCIA É A DISPOSIÇÃO FISICA DOS RELES COM SUAS LIGAÇÕES, PORTANTO SERVE SIM ESTE RELE OU OUTRO QUE TENHA AS MESMAS CONDIÇÕES DE PODER LIGAR SEM PRECISAR FAZER MUDANÇAS.
VEJA QUE OS PARAFUSOS MAIS GROSSOS SÃO A LIGAÇÃO DO MOTOR DE ARRANQUE SENDO UM VEM DA BATERIA E O OUTRO VAI PRO MOTOR DE ARRANQUE.
OS DOIS TERMINAIS MENORES EM UM DOS MOSTRADOS E O OUTRO TERMINAL QUE FICA NA PARTE VERDE EM FRENTE AO FUZIVEL É O SINAL QUE VEM DO SISTEMA DE COMANDO DE PARTIDA.
O FUZIVEL QUE PELA COR PADRÃO AMARELO DEVE SER DE 20 AMPER É O GERAL DA MOTO.
GOSTARIA DE SALIENTAR QUE NÃO ADIANTA OS DOIS FIOS MAIS GROSSOS ESTA LIGADO SOMENTE É PRECISO LIGAR OS FIOS MAIS FINOS QUE COLOCA O RELE PARA FUNCIONAR E FAZENDO FECHAR UM CONTATO INTERNO LIGANDO ENTRE OS TERMINAIS DOS FIOS MAIS GROSSOS, OK.
SE VC QUISER FAZER UM TESTE VISUAL NO SEU RELE DE PARTIDA LIGUE NO TERMINAL QUE VAI PRA O MOTOR DE ARRANQUE UMA LAMPADA DE 12 VOLTS EM RELAÃO AO TERRA DA BATERIA OU CARCAÇA DA MOTO E DÊ PARTIDA, A LAMPADA ACENDENDO ISTO QUER DIZER QUE ESTA FUNCIONANDO NORMALMENTE.
O RELE FICA LOCALIZADO EM TAL LUGAR QUE EVITA AGUA DIRETAMENTE CASO NÃO ESTEJA PROCURE COLOCA-LO E SE POSSIVEL ISOLAR DO AMBIENTE CONTAMINADOR.
OS RELES GERALMENTE SÃO BLINDADO PARA EVITAR AQUA ENTRAR NA PARTE METALICA INTERNA.
O RELE QUE VC COLOCOU MESMO NÃO SENDO ORIGINAL SERVE TRANQUILO SEM PROBLEMA ALGUM, MAIS DE QUAL QUER FOR É BOM TESTAR COMO TE INFORMEI POIS PODE TER VINDO COM DEFEITO.

Boa tarde.
Professor, infelizmente a coisa ainda não acabou.
Na sexta-feira, ao sair da facul, a moto apresentou o problema que mencionaste relacionado ao arranque. É como se tivesse colado/travado.
Fiz como ensinou, ela destravou e pegou, com dificuldade, mas pegou.
Já tem um tempinho que sinto essa dificuldade em ligá-la, não está mais "no estalo" como antes.
Fiquei com ela parada desde sexta, com a intenção de deixá-la na oficina hoje para verificar o arranque. Na hora de ligar, o mesmo problema, travou, fiz o mesmo procedimento, ela destravou, mas não pegou de jeito nenhum.
Durante esses dois dias ela tomou um bocado de chuva. A garagem de onde moro é aberta, e ainda não comprei capa, mas não sei se isso influenciaria em algo.
Pelo que entendi, o arranque está indo para o espaço, correto? Pelo que entendi, ele também é capaz de provocar esse problema, dificuldade de pegar com motor frio, ou muito frio.
Confesso que estou ficando desanimado, achei que a esta altura, a reforma, com exceção da pintura, estaria terminada. Há duas semanas que sofro com essa questão, ela ligada é uma seda, quando desligo sempre fico com aquela pergunta: Será que vai ligar?
O mais triste é saber que se eu vendê-la, quem pegar não vai gastar R$500,00 e vai ficar com um torpedo nas mãos. Pois pintar e pôr adesivos, eu fiz em casa na minha antiga twister. Óbvio que estamos falando de uma pintura do tipo "linda de longe" né? Chegou perto, já era.
Vou fazer um vídeo dela quando chegar em casa, assim, quem sabe, vocês podem me orientar melhor.
De qualquer forma, eu agradeço a atenção!!!!

Abraços!!!!
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Viper-SP Seg 15 Abr 2013, 16:51

Sao as escovas do motor de arranque cara da uma pesquisada pela marca Magnetron o f... é que p/ tirar o motor de arranque tem q desmontar quase q a moto inteira.

Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Carlos Mello Seg 15 Abr 2013, 18:50

OPA PAULORLD, NÃO QUER DIZER QUE O MOTOR DE ARRANQUE ESTA INDO PRO ESPAÇO E SIM AS ESCOVA (CARVÃO) GASTO, É SÓ SUBSTITUI-LO.
CASO VC TENHA ALGUM PROBLEMA É SÓ ME MANDAR O ARRANQUE QUE FAÇO A TROCA DAS ESCOVAS.
O FATO DO ARRANQUE NÃO INFLUENCIA DIRETAMENTE NO PROBLEMA.
CARA ESTOU PRECISANDO PEGAR UMA SETE GALO EM SÃO PAULO, PRECISAMENTE EM COTIA, PRA TRAZER PRA CÁ PRA SALVADOR -BA VOU FAZER UMA REVISÃO NELA ENFIM DEIXAR ELA NOVA, ESTOU VENDO UM MEIO DE TRANSPORTE PARA TAL.
DIGO A MESMA COISA PRA VC, SE QUISER MANDAR A SUA FAÇO O MESMO DEIXANDO ELA COMO NOVA.
QUANTO AO PROBLEMA DA MOTO NÃO PEGAR É PRECISO VER O QUE ESTA OCORRENDO, VAMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA DO ARRANQUE, VAMOS POR PARTE QUE NO FINAL TUDO SE RESOLVE E NÃO ACABA EM PIZZA, KKKK.

Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Seg 15 Abr 2013, 21:03

Boa noite a todos.

Viper-SP escreveu:Sao as escovas do motor de arranque cara da uma pesquisada pela marca Magnetron o f... é que p/ tirar o motor de arranque tem q desmontar quase q a moto inteira.

Valeu a dica Viper-SP!!!

Carlos Mello escreveu:OPA PAULORLD, NÃO QUER DIZER QUE O MOTOR DE ARRANQUE ESTA INDO PRO ESPAÇO E SIM AS ESCOVA (CARVÃO) GASTO, É SÓ SUBSTITUI-LO.
CASO VC TENHA ALGUM PROBLEMA É SÓ ME MANDAR O ARRANQUE QUE FAÇO A TROCA DAS ESCOVAS.
O FATO DO ARRANQUE NÃO INFLUENCIA DIRETAMENTE NO PROBLEMA.
CARA ESTOU PRECISANDO PEGAR UMA SETE GALO EM SÃO PAULO, PRECISAMENTE EM COTIA, PRA TRAZER PRA CÁ PRA SALVADOR -BA VOU FAZER UMA REVISÃO NELA ENFIM DEIXAR ELA NOVA, ESTOU VENDO UM MEIO DE TRANSPORTE PARA TAL.
DIGO A MESMA COISA PRA VC, SE QUISER MANDAR A SUA FAÇO O MESMO DEIXANDO ELA COMO NOVA.
QUANTO AO PROBLEMA DA MOTO NÃO PEGAR É PRECISO VER O QUE ESTA OCORRENDO, VAMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA DO ARRANQUE, VAMOS POR PARTE QUE NO FINAL TUDO SE RESOLVE E NÃO ACABA EM PIZZA, KKKK.

Carlos, estar indo para o espaço foi força de expressão.
Eu adoraria mandá-la para você. Mas nesse momento não tenho como, infelizmente.
O mecânico que tenho e até indiquei para um dos membros, que por sinal ficou satisfeito, é bom mesmo, nem posso culpá-lo por nada.
Esse problema ocorreu quase um mês depois que levei a moto para ele. Não tenho saída, vou ter que mandá-la para lá de novo, fazer o que...
Abaixo o vídeo de como ela está, ou melhor, não está, ligando.



Estou fazendo algo errado?
Muito tempo com o dedo no start? Pouco tempo?
Estou puxando muito o afogador? Pouco?
Ou é de fato algum problema, e a solução é rebocar?

Abraços!?
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por nomed750 Seg 15 Abr 2013, 22:24

rapaz mantenha a moto, qdo vc ver o que peode estar te dando este problema vai ser algo tão besta que vc vai se arrepender de vender a nega veia...
nomed750
nomed750
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Carlos Mello Ter 16 Abr 2013, 00:15

DURANTE AS TENTATIVAS O MOTOR DE ARRANQUE NÃO FALHOU.
BEM QUANDO VC MUDOU A CHAVE PARA A POSIÇÃO ACHO QUE PRI, TEM QUE DÁ UM TEMPO PRA QUE ENCHA OS CARBURADORES (3 MINUTOS).
PRA GENTE DIZER ALGO FICA DIFICIL, MAIS O QUE VC TEM QUE GARANTIR É A CONDIÇÃO BASICA PARA FUNCIONAR.
QUE TENHA COMBUSTIVEL NOS CARBURADORES, VERIFICANDO ABRINDO DRENOS DELES E VER SE SAI GASOLINA BASTA SÓ DOIS CARBURADORES OS DA EXTREMIDADES.
E O OUTRO É QUE ESTEJA TENDO IGNIÇÃO (CENTELHAS NAS VELAS)
O MAIS VC ESTA FAZENDO TUDO NORMAL.
ELA TEM QUE PEGAR DE PRIMA, A MINHA COM UMA SENMANA PARADO ELA PEGA DE PRIMEIRA EMBOLANDO AS VEZES UM POUCO MAIS NORMALIZA LOGO.
SE VC QUISER FAZER O SERVIÇO ME FALA QUE FAÇO UM PASSO A PASSO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Ter 16 Abr 2013, 07:12

Carlos Mello escreveu:DURANTE AS TENTATIVAS O MOTOR DE ARRANQUE NÃO FALHOU.
BEM QUANDO VC MUDOU A CHAVE PARA A POSIÇÃO ACHO QUE PRI, TEM QUE DÁ UM TEMPO PRA QUE ENCHA OS CARBURADORES (3 MINUTOS).
PRA GENTE DIZER ALGO FICA DIFICIL, MAIS O QUE VC TEM QUE GARANTIR É A CONDIÇÃO BASICA PARA FUNCIONAR.
QUE TENHA COMBUSTIVEL NOS CARBURADORES, VERIFICANDO ABRINDO DRENOS DELES E VER SE SAI GASOLINA BASTA SÓ DOIS CARBURADORES OS DA EXTREMIDADES.
E O OUTRO É QUE ESTEJA TENDO IGNIÇÃO (CENTELHAS NAS VELAS)
O MAIS VC ESTA FAZENDO TUDO NORMAL.
ELA TEM QUE PEGAR DE PRIMA, A MINHA COM UMA SENMANA PARADO ELA PEGA DE PRIMEIRA EMBOLANDO AS VEZES UM POUCO MAIS NORMALIZA LOGO.
SE VC QUISER FAZER O SERVIÇO ME FALA QUE FAÇO UM PASSO A PASSO.

Eu agradeceria sim Carlos. Até pago pela aula, afinal, nem relógio trabalha de graça.
Quanto mais eu souber sobre o funcionamento dela melhor. É minha primeira 4 cilindros, e confesso que é tão diferente das que tive, Twister e Comet, que chego a ficar abismado. Por exemplo, na Comet se ligasse com o afogador puxado, não ligava por nada, o afogador só poderia ser acionado depois da moto ligada.
Com a F fui orientado a ligar com o afogador um pouco puxado, o que em geral funciona. Mas as vezes, só quando ela liga sem o mesmo que posso puxá-lo.
Parece minha primeira moto de novo, e por um lado é...
As velas são relativamente novas, cerca de 6 meses. Quanto a posição da torneira, primeiro ela estava em PRI (direita), aliás eu a deixo assim constantemente, algo errado nisso? Depois mudei-a para a posição ON (para baixo).
Bom, quando puder, me passe o tutorial. Se o tempo deixar, mexo nela no fim de semana.

Obrigado!!!!
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Carlos Mello Ter 16 Abr 2013, 13:41

OPA PAULORLD TRANQUILO, VAMOS ENTENDER ALGUMAS COISAS, E QUANTO AO PAGAMENTO, SÓ A SUA PRESENÇA JÁ É O SUFICIENTE PARA PAGAR.
BEM VAMOS A ALGUNS DETALHES QUE VC MENCIONOU.
QUANTO A POSIÇÃO DA CHAVE DE COMBUSTIVEL :
O IDEAL É DEIXAR NAS POSIÇÕES ON OU RES E NUNCA EM PRI, PORQUE ?
NAS POSIÇÕES ON OU RES A PASSAGEM DE COMBUSTIVEL PARA OS CARBURADORES SÓ OCORRE QUANDO SE LIGA A MOTO, MESMO QUE ELA NÃO PEGUE MAIS DURANTE A PARTIDA ELA SE ABRE.
NA POSIÇÃO PRI A PASSAGEM DE COMBUSTIVEL PARA OS CARBURADORES OCORRE MESMO COM A MOTO SEM FUNCIONAR, ESTA POSIÇÃO É USADO NAS SEGUINTES CONDIÇÕES.
EM CASO DE DEFEITO NAS POSIÇÕES ON OU RES.
QUANDO EM MANUTENÇÃO NOS CARBURADORES, PARA ENCHER AS CUBAS DE COMBUSTIVEL DOS MESMOS, ANTES DE LIGAR A MOTO (COMO JÁ FALEI 3 MINUTOS ANTES DE FUNCIONAR A MOTOR) DEPOIS QUE A MOTO FUNCIONOU COLOCAR NA POSIÇÕES NORMAIS (ON OU RES)
QUAL O PERIGO DE FICAR EM PRI ?
O GRANDE PERIGO É DEIXAR NESTA POSIÇÃO POR MUITO TEMPO COM A MOTO PARADA SEM FUNCIONAR, POIS CASO HAJA ALGUM PROBLEMA EM ALGUMA VALVULA DE NIVEL EM UM OU MAIS CARBURADORES ELA VAI ENCHARCAR, ALAGANDO A CAIXA DE AR, PODENDO CHEGAR AO MOTOR CRIANDO ASSIM UM CALÇO HIDRAULICO PODENDO DANIFICAR O MOTOR.
COMO FUNCIONA A CHAVE DE COMBUSTIVEL.
NA POSIÇÃO ON E RES.
COM O FUNCIONAMENTO DO MOTOR, CRIA-SE NAS CAMARAS DE COMBUSTÃO NA FASE DE ADMISSÃO, UM VÁCUO QUE É TRANSMITIDO ATRAVÉS DE UM DOS CARBURADORES (GERALMENTE DO 4º CARBURADOR) PARA A CHAVE DE COMBUSTIVEL ONDE UMA MEMBRANA (DIAFRAGMA) DESLOCA UM EMBULO AFASTANDO O PLUG DA SEDE DE VEDAÇÃO DANDO PASSAGEM DE COMBUSTIVEL.
NA POSIÇÃO PRI.
AO VIRAR A CHAVE PARA ESTA POSIÇÃO, NA PONTA DO DIRECIONADOR INTERNO QUE FICA NA FRENTE DA CHAVE EXISTE UMA MOLA QUE É ESTENDIDA EMPURRANDO O PLUG NO SENTIDO CONTRARIO, AFASTANDO ASSIM A SEDE DO PLUG DE VEDAÇÃO, DANDO PASSAGEM DE COMBUSTIVEL.

PROPRIEDADES TERMICAS DO MOTOR
BEM ANTES VAMOS ENTENDER O QUE OCORRE COM AS PARTES MECANICAS DO MOTOR QUANDO EM FUNCIONAMENTO EM FRIO E EM QUENTE.
O MOTOR MECANICAMENTE SÃO AJUSTADOS COM FOLGAS PARA QUE FUNCIONEM SEM MUITO ATRITO E DANDO PASSAGEM DOS LUBRIFICANTES E COMBUSTIVEL EM DOSAGEM ADEQUADAS PARA UM PERFEITO FUNCIONAMENTO E ESTES AJUSTES SÃO FEITO A FRIO, OU SEJA, COM AS PEÇAS FRIAS (AMBIENTE)
COM O FUNCIONAMENTO DO MOTOR HAVERÁ AQUECIMENTO DOS METAIS QUE SÃO FORMADO AS PEÇAS DO MOTOR, ELAS IRÃO SE DILATAR AUMENTANDO OU DIMINUINDO ASSIM AS FOLGAS AJUSTADAS DO MOTOR, ONDE SÃO CONSIDERADAS AS CONDIÇÕES NORMAIS DE UM PERFEITO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
BEM VAMOS ENTENDER AGORA SOBRE O AFOLGADOR E PORQUE USAR ANTES DE LIGAR.
O AFOLGADOR É UM BY-PASS DO SISTEMA DE CONTROLE DOS CARBURADORES, QUE SÃO AS BORBOLETAS JUNTAMENTE COM OS GICLÊS, A DEPENDER DE QUANTO VC PUXAR O AFOLGADOR IRA ARRASTAR MAIS COMBUSTIVEL DEIXANDO O MOTOR MAIS ACELERADO.
PORTANTO O AFOLGADOR SERVE PARA QUE O PILOTO NÃO FIQUE ACELERANDO A MOTO DURANTE O AQUECIMENTO DO MOTOR, BAIXANDO A ACELERAÇÃO SOMENTE QUANDO VAMOS LÁ E TIRAMOS A CONDIÇÃO FUNCIONAL DO AFOLGADOR.
OS INJETADOS HOJE (TANTO AS MOTOS COMO OS CARROS) JÁ VEM COM SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA, ONDE AO LIGAR O MOTOR COM A TEMPERATURA BAIXA NO OLEO OU METAIS DO MOTOR, É MEDIDO POR UM SENSOR DE TEMPERATURA QUE ENVIA PARA A CENTRAL DE CONTROLE MANDAR ABRIR MAIS OS BICOS INJETORES E DEMAIS PEÇAS DE CONTROLE DE ACELERAÇÃO DEIXANDO O MOTOR MAIS ACELERADO A UM VALOR JÁ DETERMINADO NA CPU DE CONTROLE, BAIXANDO A ACELERAÇÃO CONFORME A TEMPERATURA VAI AUMENTANDO DEIXANDO A ACELERAÇÃO BAIXA EM UM VALOR TB JÁ DETERMINADO.
VEJA QUE OS CARBURADOS E INJETADOS AS FILOSOFIAS FUNCIONAIS SÃO AS MESMAS O QUE MUDA SÃO AS CONDIÇÕES A QUE SÃO FEITAS, OS CARBURADOS MECANICAMENTE E OS INJETADOS VIA SOFT E ELETRONICAMENTE.

ATÉ AGORA NADA DE MEXER NA MOTO, MAIS É IMPORTANTE ENTENDER PORQUE TUDO SE FAZ EM FUNÇÃO DO QUE SE QUER COMO FUNCIONA PORTANTO TUDO SÃO AJUSTADOS E CONFECCIONADO PARA A FILOSOFIA FALADO ACIMA, APESAR EXISTE MUITO DETALHES, TEM MUITO MAIS QUE ISTO, PORTANTO VAMOS POR PARTE.
ENTENDIDO A CHAVE DE COMBUSTIVEL E COMO FUNCIONA.
ENTENDIDO O AFOLGADOR, COMO FUNCIONA, PORQUE E COMO USAR.

FUNCIONAMENTO DE PARTIDA NORMAL DO MOTOR.
ESTANDO TODAS AS CONDIÇÕES SATISFEITAS JÁ COMENTADAS AQUI NESTE TÓPICO.
SE A MOTO ESTA MUITO TEMPO PARADA (ACIMA DE 3 DIAS) COLOCAR A CHAVE DE COMBUSTIVEL EM PRI POR 3 MINUTOS.
PUXAR O AFOLGADOR (GERALMENTE ATÉ A METADE É O SUFICIENTE)
DÁ PARTIDA NO MOTOR.
O QUE ACONTECE:
É SUCCIONADO COMBUSTIVEL ATRAVÉS DO AFOLGADOR (MISTURA RICA)
DEVERÁ HAVER IGNIÇÃO PODENDO FICAR FALHANDO MELHORANDO EM POUCOS MINUTOS ATÉ NORMALIZAR.
APÓS 3 A 5 MINUTOS DESATIVAR O AFOLGADOR, DEVENDO FUNCIONAR EM BAIXA (MARCHA LENTA) NORMAL.
MOTO SEM CARENAGEM LATERAL
VERIFICAÇÃO DA CARBURAÇÃO NA DEMANDA DE COMBUSTIVEL.
APÓS OS 3 MINUTOS DA CHAVE EM PRI (SE FOR O CASO) COM UMA MANGUEIRINHA (DE PREFERENCIA TRANSPARENTE) COLOCAR NA SAIDA DE UM DOS DRENO DAS CUBAS DO CARBURADOR E COM UMA CHAVE ALLEM ABRIR O DRENO VERIFICANDO SE HÁ SAÍDA DE COMBUSTÍVEL.
SE HOUVER GASOLINA ISTO QUER DIZER QUE ESTA HAVENDO ALIMENTAÇÃO NORMAL.
RETIRE O FILTRO DE AR E VEJA A CAIXA DE AR, DEVERÁ ESTA SECA SEM COMBUSTIVEL, CASO TENHA VC TEM ALGUM CARBURADOR AFOLGANDO, COM A AJUDA DE UMA LANTERNA ILUMINE OS CARBURADORES E VERIFIQUE QUAL DELES ESTA AFOLGANDO, NESTE CASO É PRECISO TIRAR OS CARBURADORES E VERIFICAR A CAUSA DO AFOGAMENTO.

VERIFICAÇÃO O PROCESSO DE IGNIÇÃO (CENTELHAMENTO)
COM A MOTO SEM O TANQUE RETIRE AS VELAS.
VERIFIQUE O ESTADO DELAS E A ABERTURA DOS ELETRODOS QUE DEVEM TER + OU - ABERTURA DE UMA LAMINA DE SERRA.
SE ESTA MOLHADA DE GASOLINA QUER DIZER QUE ESTA INDO COMBUSTIVEL MAIS NÃO ESTÁ QUEIMANDO.
COM AS VELAS NA MÃO COLOQUE NO SOQUETE DA MESMA.
ENCOSTE A CARCAÇA DA VELA EM ALGUM LUGAR NA CARCAÇA DO MOTOR ESFREGANDO PARA GARANTIR O BOM CONTATO.
LIGUE O MOTOR E DÊ PARTIDA.
DEVERÁ HAVER CENTELHA AZULADA.
FAÇA ESTE TESTE EM CADA VELA, ACONTECENDO O CENTELHAMENTO ISTO ESTA TE GARANTINDO QUE ESTA NORMAL.

BEM CARO PAULORLD, A PRINCIPIO É ISTO, ASSIM QUE PODER IREI COMPLETANDO ESTE PASSO A PASSO E DE PREFERENCIA COM A SUA AJUDA E DOS DEMAIS, COM PERGUNTAS E DÚVIDAS.








Última edição por Carlos Mello em Ter 16 Abr 2013, 18:51, editado 1 vez(es)
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por EPIFANIO Ter 16 Abr 2013, 14:00

hehehehehe...Carlão vc dá uma aula dessa e ainda coloca: a principio...hehehehe...só vc mesmo Carlão com toda tua humildade e sabedoria e a cada dia nos ensinando...Muito obrigado por essa aula e tutorial...
EPIFANIO
EPIFANIO
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Viper-SP Ter 16 Abr 2013, 14:55

o Carlao é o mestre dos magos da 750F
Carlao vc é o cara sem palavras
Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Paulorld Ter 16 Abr 2013, 20:22

Boa noite colegas de classe, e professor Carlos. Obrigado por mais uma aula, imprimi essa também. Vou montar uma apostila desse jeito.

Bem, cheguei a uma conclusão bem séria a respeito dessa situação.

O PROBLEMA DA MOTO SOU EU!!!

Porque?
Hoje quando li a última aula do Carlos pensei: Se ao menos eu tivesse deixado a torneira na posição recomendada...!!!!
Quando cheguei em casa, peguei a chave, e fui até a dita, e por pura sorte, ontem deixei a torneira na posição ON, depois do vídeo que fiz.
Virei a chave apertei o start, e ela pegou mas morreu. Seguindo a última aula, puxei um pouco o afogador tentei e nada, baixei o afogador tentei e ela pegou.
Puxei um pouco o afogador, deixei em 2.500rpm por uns 5 minutos, retornei e pronto.
Como alegria de pobre dura pouco pensei: Vou desligar e ligar de novo!!!
Fiz isso e...funcionou.
Entenderam o porque da minha conclusão?
Bom, nos últimos dias o tempo aqui no Rio anda bem ruim, mas hoje fez sol. Será que a umidade que havia seja lá onde, secou e por isso ela pegou?
Como O Viper_SP mencionou, eu posso muito bem ter molhado a(s) vela(s), e hoje por fim elas secaram.
Um sinal dessa possibilidade foi o cheiro que subiu, eu o reconheci. mas posso estar alucinando.
Caso esse quadro se mantenha, não significa que deixarei de por as aulas em prática. Neste fim de semana, alguma coisa delas será feita, com certeza.
Apesar de eu ter ciência que um problema ainda pode existir, e merece atenção. Foi recompensador seguir a orientação de quem REALMENTE sabe o que diz e ver resultado.

Não me canso de agradecer a todos pelas dicas, força positiva, e especialmente ao professor pelas aulas!?

MUITO OBRIGADO MESMO!!!!
Paulorld
Paulorld
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda parte elétrica Empty Re: Ajuda parte elétrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos