GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trocando as velas da F!

+14
Viper-SP
CHARLES CARVALHO
Fuchs
ESQUEMISTA
chn750
alexandre.ataide
curd
Marcos_bjp
TERMINATOR
Romulo
Sessu
Carlos Mello
wla
mvlinfo
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Dom 11 Jul 2010, 21:51

Como as velas das motos de quatro cilindros ficam bem embaixo do tanque, podemos imaginar que é muito difícil efetuar sua troca em casa. Requer um pouco de paciência e algumas poucas ferramentas. Quem não quiser tirar as carenagens, basta tirar os três parafusos superiores de cada lado da carenagem para poder abrir um pouco para tirar tanque, devido a torneirinha. Depois que fizerr isso, retire o banco e com uma chave 10mm retire os dois parafusos que prendem o tanque. Appos retirar esses parafusos, vem a parte mais chata, que se for possível é bom ter algué para te ajudar a segurar o tanque ou contar com algum calço grande, pois terá 5 conexões para tirar do tanque como na foto abaixo: as duas mangueiras de gasolina que vão no registro, a mangueira do "ladrão", a mangueira do vácuo e a conexão elétrica da bóia de combustível.

Trocando as velas da F! P1030629i

Trocando as velas da F! P1030630x

Depois disso é só retirar o tanque e deixar de lado. Verá uma barra que segue de um lado ao outro do quadro, bem em cima de onde fcam as velas. terá que retirar essa peça como nas fotos.

Trocando as velas da F! P1030631z

Trocando as velas da F! P1030632

Trocando as velas da F! P1030633w

Trocando as velas da F! P1030634

Agora pegue a chave de vela original, pois ela tem uma borracha interna que segura a vela, tornando o trabalho mais fácil, já que literalmente elas ficam no buraco. Note que há uma bobina para cada duas velas, e sobre elas há um capa de plástico para proteçõa contra água em excesso. Afaste um pouco esse plástico que verá os cachimbos das velas. Cada cachimbo tem bastante isolamento contra água, sendo uma borracha na conexõ do cabo supressor com o cachimbo, outra ao redor do cachimbo que será encaixado ao redor do orifício da vela e por último um que envolve o cachimbo e a vela. Tudo isso para evitar isolamento de corrente por água quando chove.

Trocando as velas da F! P1030635

Trocando as velas da F! P1030636l

Verá somente a ponta da vela. Encaixe a chave e utilize uma chave de boca 17mm para soltar e depois continue somente com as mãos. Quando sentir que a rosca acabou, basta puxar a vela, pois ela estará presa a chave pela borracha interna. Agora é só fazer o inverso. Prender a vela nova na chave e parafusar até o final com as mãos. Quando não for mais, aperte com a chave de boca. Note que toda vela tem duas arruelas de alumínio para a vedação ideal. Por isso o aperto não pode ser excessivo edeve-se evitar fazer com o motor quente, já que o encaixe também é de alumínio e aperto excessivo pode acabar com a rosca. Aí, só retífca.

Trocando as velas da F! P1030641i

Trocando as velas da F! P1030642

Trocando as velas da F! P1030643o

Agora basta encaixar o cachimbo na vela, encaixar a proteção que veda o local da vela e verificar se a proteção de borracha que protege a coneção também está corretamente colocada. No caso da minha, sempre tive problemas e chuvas com a falha de um dos cilindros, e pensava ser essa proteção que tampa o orifício das velas. Sempre comentei com mecânicos desse problema davam seus palpites, mandava arrumar, mas sempre aparecia. Nada melhor que conhecer a própria moto para saber o que está ruim e o que está bom. No caso da minha, descobri dois cachimbos literalmente "fodidos". Certamente é a causa das falhas que tenho com chuvas. Comprei os protetores a toa, já que os meus estavam perfeitos. Custou R$ 15,00 cada na Suzuki sob encomeda. Mas como já estavam comprados, toquei os quatro.

Trocando as velas da F! P1030645j

Trocando as velas da F! P1030644w

Trocando as velas da F! P1030647

Repita o procedimento com as outras três velas e o serviço está pronto. Aproveite, pegue uma lanterna e dê uma geral, para verificar se não falta nenhuma mangueira, se tem fiação comprometida pelo calor do motor. Assim conhecerá mais sua moto. Qualquer dúvida estou a disposição e espero que o tutorial ajude. Grande abraço a todos, Marco.

Trocando as velas da F! Imagemforum



mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por wla Dom 11 Jul 2010, 22:29

Boa Marco!!!! Tutorial bacana.

Tb gosto de fazer essa troca de vela pelo mesmo motivo que você... a oportunidade de dar uma verificada na moto, dar uma boa olhada no que fica escondido pela carenagem.

Uma coisa que você falou e é muito importante reforçar é o cuidado no momento de rosquear as velas e o aperto final... se você rosquear a vela errado ou apertar demais vai se ferrar todo... se espanar aquela rosca da vela ali é retífica na certa...parece um detalhe bobo mas exige muita atenção!!! Tem gente que utiliza torquímetro para não correr riscos. Eu tb dou um spray de WD40 na rosca das velas novas antes de colocá-las no lugar, é isso aí!

Falow WLA.
wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Carlos Mello Dom 11 Jul 2010, 23:05

Muito bom o TUTORIAL, mais o que mais gostei foi o SORRISO do serviço feito e com perfeição.
Valeu MARCÃO, só pra ilustrar mais uma dica:
As velas novas vem com arruelas sem esmagar, isso corresponde a 1/4 de volta para esmagar e garantir a vedação, potanto depois que rosqueou a vela com a mão até não consegui mais aperte com a chave de vela 1/4 de volta, o que garante aperto e vedação.
OBSERVAÇÂO
As roscas tanto a femea do motor como a da velas tem que estar limpas e sem rebarbas para que possa enroscarcom a mão.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Sessu Sáb 24 Jul 2010, 23:17

Marco, mais uma vez ajudando bastante .....
Vou ter que imprimir esse tópico inteiro ....

E como disse o Carlão ... espero estar com esse seu sorriso depois da batalha vencida ....rs
Sessu
Sessu
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 560
Idade : 52
Data de inscrição : 21/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Seg 26 Jul 2010, 02:37

Sessu, é igual a primeir vez com uma mulher... No começo até se treme um pouco, mais depois de tatear bastante fazemos até no escuro. Vai com fé (rsrsrs). Abraço.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Romulo Seg 26 Jul 2010, 09:18

valeu pelo tutorial e pelas dicas , muito bom
Romulo
Romulo
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1325
Idade : 60
Data de inscrição : 10/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por TERMINATOR Seg 02 Ago 2010, 22:25

Valeu pela dica. Vou guardar para quando fizer a troca da minha.
TERMINATOR
TERMINATOR
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 146
Idade : 55
Data de inscrição : 27/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Seg 02 Ago 2010, 22:41

É isso aí pessoal! É gratificante quando podemos ajudar. E qualquer dúvida que surgir podem postar que não ficará sem reposta minha ou da galera do fórum.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Marcos_bjp Sex 15 Out 2010, 13:02

Tutorial exelente Xara, ja apanhei muito ao trocar velas, nunca tirei a barra acima do motor, e poriço tinha q arrumar chaves expeciais emprestadas, isto qdo conseguia a chave...
Grande abraço
Marcos_bjp
Marcos_bjp
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por curd Sex 15 Out 2010, 13:15

Com tanta dica e passo a passo, da pra fazer um manual para iniciantes.
Parabéns time...
curd
curd
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 456
Idade : 60
Data de inscrição : 07/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Marcos_bjp Sex 15 Out 2010, 13:39

Por minha magrela ser um poko antiga 95, não tenho a chave de vela e tambem não sei a medida correta se é 16mm ou 17mm. Pois agora q aprendi, vou comprar uma chave e eu mesmo farei a troca. Xará se puder dar mas esta dica da medida e si encontra com facilidade no mercado...
Grande abraço
Marcos_bjp
Marcos_bjp
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por wla Sáb 16 Out 2010, 18:38

Marcos blz...

É 16mm mesmo... dizem ser a mesma chave de vela do fiat uno fire... e tem de ser uma chave de vela longa pois a vela fica enfiada lá dentro do cilindro e é bom tb ter aquela borrachinha por dentro da chave que "agarra" a vela depois de solta prá ficar fácil tirar lá de dentro, ok.

Falow WLA
wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Carlos Mello Dom 17 Out 2010, 00:55

É isso ae WLA falou tudo, e digo mais aquela borrachinha que o WLA se referiu evita tambem a quebra da porcelana da vela, centralizando a vela na chave.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por alexandre.ataide Qui 30 Dez 2010, 20:17

Alguém sabe qual é a abertura do eletrodo das velas, para calibrá-las antes da troca? Se elas já não vierem de fábrica na abertura correta, a colocação sem calibrar vai ser um problema né? Eu tinha um carro que a abertura coincidia exatamente com a largura de uma lâmina de serra, daí era só comprar as velas, dar uma pancadinha com o cabo da chave de fenda no eletrodo, botar na abertura correta e ir pro abraço!

Abs,
Alexandre.Ataide
alexandre.ataide
alexandre.ataide
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Qui 30 Dez 2010, 21:08

Ataíde, no site do fabricante tem a tabela com as aberturas. Mas sinceramente, nunca tive que mexer nesse detalhe. Se a vela não cair com o eletrodo voltado para baixo, não vejo necessidade dessa regulagem.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Carlos Mello Qui 30 Dez 2010, 21:21

ALEXANDRE.ATAIDE A MEDIDA É ESTA MESMO 0.07 A 0.08 MM (ABERTURA DA LAMINA DE SERRA)ISTO SE VC USAR AS VELAS COMVECIONAIS, CASO SEJA AQUELA DE 3 ELETRODOS (-) AS 3 TEM QUE FICAR A MESMA DISTANCIA DA DO ELETRODO CENTRAL (+)
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por alexandre.ataide Sex 31 Dez 2010, 08:14

Beleza, MVLINFO! Na verdade eu ando com um problema parecido com o seu: você falou que tá fazendo faculdade depois de velho, pois eu estou fazendo pós-graduação depois de velho, kkkkkk, e daí na pressão para terminar isso acabo não pesquisando direito. Vi num post do Carlos Mello, em que ele trata da parte elétrica, em especial da parte de ignição, falando em abertura de 0,8 a 0,9 mm. Eu acredito que o padrão é que as velas venham de fábrica com 1,0mm de abertura e precisariam de um "totozinho" no eletrodo pra abaixar esse 0,1 a 0,2mm na abertura, mas se você já retira da caixinha, instala e não percebe alterações, talvez seja preciosismo e nao seja mesmo necessário checar a abertura dos eletrodos das velas novas! Pra dizer a verdade eu só comecei a me ligar em detalhes assim depois que migrei para o mundo dos 4 canecos. Quando tinha monocilíndricas, só trabalhava com o ouvido, rsrsrsrsrsrsrs...

Abraços
Alexandre
alexandre.ataide
alexandre.ataide
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Sex 31 Dez 2010, 16:27

Faz parte da vida! Quem fica parado é defunto. O importante é buscar conhecimento, compartilhar com todo mundo, e ficar de bem com a vida. Sinceramente nunca percebi as aberturas dos eletrodos, pois creio eu que para ter certeza, somente com um paquímetro. Mas 4 cilindros é tudo de bom. Está na família certa. Abraço, Marco.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Carlos Mello Sex 31 Dez 2010, 18:13

OPA VOU ENTRAR NA CONVERSA, CARO ALEXANDRE.ATAIDE, SE 36 ANOS É VELHO ENTÃO O QUE DIZ DE MIM COM 54 ANINHOS MARAVILHOSOS E OLHA QUE NÃO FAÇO FACULDADE TÃO POUCO MESTRADO MAIS CONTINUO ESTUDANDO, O QUE O MVLINFO FALOU É CERTO QUEM FICA PARADO É DIFUNTO, ESTOU PENSANDO FAZER VESTIBULAR PRA MEDICINA, E QUEM SABE.
AS VELAS JÁ VEM DE FABRICA REGULADO E PRA EVITAR QUE RECEBA ALGUMA PANCADA E VENHA DESRREGULAR ELA VEM COM UM CILINDRO PROTEGENDO NÃO SÓ A ROSCA COMO A PARTE DO ELETRODO.
PRA REGULAR EXISTE UM JOGO DE CALIBRADORES QUE SÃO VARIAS LAMINAS COM VARIAS MEDIDAS E LÁ VC ENCONTRA A MEDIDA PRA AJUSTAR A ABERTURA DAS VELAS, QUE POR SINAL É A EXPESSURA DA LAMINA DE SERRA SCARRET.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por alexandre.ataide Sex 31 Dez 2010, 18:52

Pois, é, grande Carlos, foi por esse motivo que fiz a ressalva nesse tópico sobre a calibragem da abertura. Sempre vi meu pai fazer isso nas velas dos Opalas lá de casa toda vez que tirava pra limpar. A propósito, voce sabe que tem uma galera que coloca as velas do Pálio Fire nas F e falam que fica uma beleza. Tem conhecimento de alguém que já usou? Comprei hoje o filtro de ar do Fusca e os parafusos pra fazer a adaptação. Tô pensando em aproveitar pra trocar as velas tb e talvez teste essas!
alexandre.ataide
alexandre.ataide
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por chn750 Dom 20 Mar 2011, 18:35

muito legal o tuto ,valeu
chn750
chn750
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 224
Idade : 61
Data de inscrição : 31/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por ESQUEMISTA Dom 20 Mar 2011, 19:47

Bem a vela da F nova é a CR9EK e da antiga antes de 98 JR9C,
CR9EK,onde C = Diâmetro de Rosca 10 mm x Sextavado 16 mm R = Resistiva 9= Grau Térmico E = Comprimento da Rosca 19 mm K=2 eletrodos laterais já a
JR9C J = Diâmetro de Rosca 12 mm x Sextavado 18 mm R = Resistiva 9= Grau Térmico C = Comprimento da Rosca 19mm
ja as velas do Palio fire BKR6E BK = Diâmetro da rosca 14 mm x Sextavado 16 mm R = Resistiva 6 = Grau Térmico E = Comprimento da Rosca 19,0 mm

Bem o que podemos concluir pra começar que o diametro da rosca é diferente, o que pode causar comprometimento da rosca onde fica a vela ai é retifica na certa,e ainda o grau termico é diferente a do palio fire é uma vela mais quente...bem na minha opinião não vale a pena correr esse risco...mais a galera do forum pode responder melhor..
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Carlos Mello Dom 20 Mar 2011, 20:23

OPA BEM OBSERVADO E ACONTENTO CARO ESQUEMISTA, JÁ ENCONTREI CASOS ABSURDOS, PORTANTO PESSOAL, MUITO CUIDADO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Fuchs Dom 20 Mar 2011, 22:28

o fato de uma vela caber nao significa q ela sirva
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por ESQUEMISTA Dom 20 Mar 2011, 22:36

ë meus amigos o Fuchs escreveu bem so pq serve eles colocam,trabalhei 5 anos com injeçao eletronica de carros vcs não tem noção do que os mechanicos fazem ai um mecanico ficou louco comigo pois o cliente levou um carro e constatei que as vela eram novas porem erradas o que causava interferencia na central eletronica...o cara me disse eu sou mecanico a 20 anos e vela é tudo igual.....fazer o que fora que fui obrigado uma vez a colocar vela de fiat palio em uma BMW essa foi pra acabar...por isso larguei a oficina pois se for pra fazer algo gosto de fazer certo...abraço
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos