GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trocando as velas da F!

+14
Viper-SP
CHARLES CARVALHO
Fuchs
ESQUEMISTA
chn750
alexandre.ataide
curd
Marcos_bjp
TERMINATOR
Romulo
Sessu
Carlos Mello
wla
mvlinfo
18 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Dom 11 Jul 2010, 21:51

Relembrando a primeira mensagem :

Como as velas das motos de quatro cilindros ficam bem embaixo do tanque, podemos imaginar que é muito difícil efetuar sua troca em casa. Requer um pouco de paciência e algumas poucas ferramentas. Quem não quiser tirar as carenagens, basta tirar os três parafusos superiores de cada lado da carenagem para poder abrir um pouco para tirar tanque, devido a torneirinha. Depois que fizerr isso, retire o banco e com uma chave 10mm retire os dois parafusos que prendem o tanque. Appos retirar esses parafusos, vem a parte mais chata, que se for possível é bom ter algué para te ajudar a segurar o tanque ou contar com algum calço grande, pois terá 5 conexões para tirar do tanque como na foto abaixo: as duas mangueiras de gasolina que vão no registro, a mangueira do "ladrão", a mangueira do vácuo e a conexão elétrica da bóia de combustível.

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030629i

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030630x

Depois disso é só retirar o tanque e deixar de lado. Verá uma barra que segue de um lado ao outro do quadro, bem em cima de onde fcam as velas. terá que retirar essa peça como nas fotos.

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030631z

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030632

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030633w

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030634

Agora pegue a chave de vela original, pois ela tem uma borracha interna que segura a vela, tornando o trabalho mais fácil, já que literalmente elas ficam no buraco. Note que há uma bobina para cada duas velas, e sobre elas há um capa de plástico para proteçõa contra água em excesso. Afaste um pouco esse plástico que verá os cachimbos das velas. Cada cachimbo tem bastante isolamento contra água, sendo uma borracha na conexõ do cabo supressor com o cachimbo, outra ao redor do cachimbo que será encaixado ao redor do orifício da vela e por último um que envolve o cachimbo e a vela. Tudo isso para evitar isolamento de corrente por água quando chove.

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030635

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030636l

Verá somente a ponta da vela. Encaixe a chave e utilize uma chave de boca 17mm para soltar e depois continue somente com as mãos. Quando sentir que a rosca acabou, basta puxar a vela, pois ela estará presa a chave pela borracha interna. Agora é só fazer o inverso. Prender a vela nova na chave e parafusar até o final com as mãos. Quando não for mais, aperte com a chave de boca. Note que toda vela tem duas arruelas de alumínio para a vedação ideal. Por isso o aperto não pode ser excessivo edeve-se evitar fazer com o motor quente, já que o encaixe também é de alumínio e aperto excessivo pode acabar com a rosca. Aí, só retífca.

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030641i

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030642

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030643o

Agora basta encaixar o cachimbo na vela, encaixar a proteção que veda o local da vela e verificar se a proteção de borracha que protege a coneção também está corretamente colocada. No caso da minha, sempre tive problemas e chuvas com a falha de um dos cilindros, e pensava ser essa proteção que tampa o orifício das velas. Sempre comentei com mecânicos desse problema davam seus palpites, mandava arrumar, mas sempre aparecia. Nada melhor que conhecer a própria moto para saber o que está ruim e o que está bom. No caso da minha, descobri dois cachimbos literalmente "fodidos". Certamente é a causa das falhas que tenho com chuvas. Comprei os protetores a toa, já que os meus estavam perfeitos. Custou R$ 15,00 cada na Suzuki sob encomeda. Mas como já estavam comprados, toquei os quatro.

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030645j

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030644w

Trocando as velas da F! - Página 2 P1030647

Repita o procedimento com as outras três velas e o serviço está pronto. Aproveite, pegue uma lanterna e dê uma geral, para verificar se não falta nenhuma mangueira, se tem fiação comprometida pelo calor do motor. Assim conhecerá mais sua moto. Qualquer dúvida estou a disposição e espero que o tutorial ajude. Grande abraço a todos, Marco.

Trocando as velas da F! - Página 2 Imagemforum



mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo


Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Carlos Mello Seg 21 Mar 2011, 01:52

VALEU CARP ESQUEMISTA, O QUE VALE É A CONCIENTIZAÇÃO E PROFISSIONALISMO.
ESSA É A DIFERENÇA DE MECANICOS E TECNICOS MECANICOS:
O MECANICO FAZ POR VER E O QUE MANDAM, ENFIM NÃO PENSAM O PORQUE E COMO.
O TECNICO AVALIAM ANTES DE FAZER, ENFIM PENSAM.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por CHARLES CARVALHO Sex 23 Nov 2012, 16:51

Amigos me tirem uma dúvida, essa moto tem dois filtros de gasolina?
CHARLES CARVALHO
CHARLES CARVALHO
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 24
Idade : 46
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Sex 23 Nov 2012, 16:54

Sim! Um para cada dois carburadores.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por CHARLES CARVALHO Sex 23 Nov 2012, 16:58

Há tá mas é das F abaixo de 98?
CHARLES CARVALHO
CHARLES CARVALHO
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 24
Idade : 46
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Viper-SP Sex 23 Nov 2012, 19:15

As Mickeys 87-96 nao tem este filtro e tem 2 mangueiras de alimentacao dos buras
As Monicas 97-08 tem este filtro e tem apenas 1 mangueira de alimentacao dos buras
Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Paulo R. Andreolli Sex 23 Nov 2012, 20:42

as F 2008 a qual tenho só tem um filtro de combustível (original de fábrica) este que estamos vendo na foto com certeza foi adaptado para a divisão entre os carburadores, é fundamental a troca deste filtro quando a sua cor fica do marrom escuro para o preto, começa a dar problemas em alta velocidade, tive este problema e troquei faz uns 400km a F está lisinha não corta mais em alta, outro importante é o filtro de ar tem a mesma eficiência, troquei por modelo similar ao original, mantendo as mesmas características.
Outras dicas são para as velas, a recomendação do fabricante é para usar somente velas:
NGK, CR8EK, U24ETR, se a vela de ignição está apresentando uma aparência úmida ou uma coloração escura, substitua por esta vela.
NGK, CR9EK, U27ETR, STANDARD
NGK, CR10EK, U31ETR, Se a vela de ignição está apresentando uma aparência congelada ou uma coloração branca, substitua por esta vela.
Nossas Fs (mônicas)utilizam velas do tipo resistiva isto evita interferências nas peças eletrônicas, instalar uma vela de ignição incorreta pode causar interferência eletrônica no sistema da motocicleta, resultando em problemas de performance. (cuidado com velas não indicadas pelo fabricante da motocicleta) as Fs podem ter algumas adaptações de peças mas quando se trata de funcionamento mecânico (motor) pode não dar resultado positivo.
Outro exemplo são para as Mickey, não tem indicação nem recomendações para usar velas Iridium.
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por alexandre.ataide Dom 03 Mar 2013, 23:28

Pegando o gancho aí no post do Paulo R. Andreolli, realmente as Mickey não têm indicação para uso de velas iridium. Pelo que percebi em vários Foruns, a vantagem que pode haver em usar vela de iridium é uma só: durabilidade. Encomendei um jogo de iridium no ebay e estou aguardando chegar. Arrisquei na DR9EIX porque possui as mesmas dimensões de rosca (diâmetro e comprimento) e da porca (hexágono), além de ter o mesmo grau térmico (9) da vela comum original recomendada, que é a JR9C. Minha expectativa é só mesmo de aumentar o tempo de troca. Quando estiverem instaladas volto para atualizar os amigos sobre a funcionalidade! O filtro do fuscão tá aprovado, andando que só, rsrsrsrsrsrsrs...
alexandre.ataide
alexandre.ataide
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por gusmano Seg 05 Ago 2013, 13:30

hoje é dia de tirar as velas e ver se deu calço hidraulico por causa da torneirinha em PRI...vou seguir este tutorial!

abs
avatar
gusmano
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 136
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Seg 05 Ago 2013, 16:18

gusmano escreveu:hoje é dia de tirar as velas e ver se deu calço hidráulico por causa da torneirinha em PRI...vou seguir este tutorial!

abs

Boa sorte, mas a torneira em PRI não dá calço hidráulico. No máximo encharca a boia se ela estiver muito antiga. Também fácil de verificar, mas necessário retirar os carburadores.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Seg 05 Ago 2013, 16:20

Paulo R. Andreolli escreveu:as F 2008 a qual tenho só tem um filtro de combustível (original de fábrica) este que estamos vendo na foto com certeza foi adaptado para a divisão entre os carburadores, é fundamental a troca deste filtro quando a sua cor fica do marrom escuro para o preto, começa a dar problemas em alta velocidade, tive este problema e troquei faz uns 400km a F está lisinha não corta mais em alta, outro importante é o filtro de ar tem a mesma eficiência, troquei por modelo similar ao original, mantendo as mesmas características.
Outras dicas são para as velas, a recomendação do fabricante é para usar somente velas:
NGK, CR8EK, U24ETR, se a vela de ignição está apresentando uma aparência úmida ou uma coloração escura, substitua por esta vela.
NGK, CR9EK, U27ETR, STANDARD
NGK, CR10EK, U31ETR, Se a vela de ignição está apresentando uma aparência congelada ou uma coloração branca, substitua por esta vela.
Nossas Fs (mônicas)utilizam velas do tipo resistiva isto evita interferências nas peças eletrônicas, instalar uma vela de ignição incorreta pode causar interferência eletrônica no sistema da motocicleta, resultando em problemas de performance. (cuidado com velas não indicadas pelo fabricante da motocicleta) as Fs podem ter algumas adaptações de peças mas quando se trata de funcionamento mecânico (motor) pode não dar resultado positivo.
Outro exemplo são para as Mickey, não tem indicação nem recomendações para usar velas Iridium.

As F's mais antigas possuem dois filtros, um para cada dupla de carburador. É original e não adaptado.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por gusmano Seg 05 Ago 2013, 16:29

mvlinfo escreveu:
gusmano escreveu:hoje é dia de tirar as velas e ver se deu calço hidráulico por causa da torneirinha em PRI...vou seguir este tutorial!

abs

Boa sorte, mas a torneira em PRI não dá calço hidráulico. No máximo encharca a boia se ela estiver muito antiga. Também fácil de verificar, mas necessário retirar os carburadores.


hummmmmm.... menos mal!!! Nem tentei liga-la para evitar alguma merda maior...então não preciso me preucupar com calço?

abs
avatar
gusmano
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 136
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Viper-SP Seg 05 Ago 2013, 16:48

Eu tiraria as velas e ligava p/ "guspir" o combustivel hein pq vc disse que chegou a pingar gasolina no chao.

E agora pintou uma duvida hein, a minha moto não tem estes filtros, pelo menos no manual de reparo que eu tenho as Mickeys realmente não possuem filtros de combustivel e pelo que eu me recordo as Mickeys do Marlon q era a mais "cabaça" que eu ja vi e a do Paulao tb nao tinha

Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Seg 05 Ago 2013, 16:57

gusmano escreveu:
mvlinfo escreveu:
gusmano escreveu:hoje é dia de tirar as velas e ver se deu calço hidráulico por causa da torneirinha em PRI...vou seguir este tutorial!

abs

Boa sorte, mas a torneira em PRI não dá calço hidráulico. No máximo encharca a boia se ela estiver muito antiga. Também fácil de verificar, mas necessário retirar os carburadores.


hummmmmm.... menos mal!!!  Nem tentei liga-la para evitar alguma merda maior...então não preciso me preucupar com calço?

abs

Calço somente quando entra água no motor, pode ficar tranquilo!
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Viper-SP Seg 05 Ago 2013, 16:59

Confirmado com os gringos do Katriders

Mickey - Originalmente, nao tem filtro de combustivel se quizer colocar pode
Monica - Originalmente TEM filtro de combustivel que precisa ser trocado regulamente senao a moto falha

Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por gusmano Seg 05 Ago 2013, 17:40

mvlinfo escreveu:
gusmano escreveu:
mvlinfo escreveu:
gusmano escreveu:hoje é dia de tirar as velas e ver se deu calço hidráulico por causa da torneirinha em PRI...vou seguir este tutorial!

abs

Boa sorte, mas a torneira em PRI não dá calço hidráulico. No máximo encharca a boia se ela estiver muito antiga. Também fácil de verificar, mas necessário retirar os carburadores.


hummmmmm.... menos mal!!!  Nem tentei liga-la para evitar alguma merda maior...então não preciso me preucupar com calço?

abs

Calço somente quando entra água no motor, pode ficar tranquilo!

boa man!!! Valeu!! De qq forma, vou leva-la ao médico para verificar o oleo/filtro , na verdade..trocar!

abs
avatar
gusmano
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 136
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por felipebq Qui 08 Ago 2013, 09:37

muito bom
felipebq
felipebq
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 363
Idade : 41
Data de inscrição : 20/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Alexandre Araujo Dom 15 Set 2013, 21:35

Opa MVLINFO, gostei mto do tutorial, porem surgiu uma duvida, ja retirei o tanque da minha F 99 por varias vezes e não encontrei as 5 conexões no tanque que vc cita acima, outra coisa na minha so tem um filtro de combustivel e verifiquei que na sua tem dois, poderias explicar? Abraço.
Alexandre Araujo
Alexandre Araujo
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 54
Idade : 59
Data de inscrição : 14/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Dom 15 Set 2013, 21:40

Parece, segundo o pessoal postou, que as F's mais antigas importadas para o Brasil, a J.Toledo montou com dois filtro, pois no manual de peças consta assim. A 99 é diferente da minha. Além das conexões do combustível, tem a do vácuo, importante para mandar combustível para os carburadores quando a moto está ligada.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Alexandre Araujo Seg 16 Set 2013, 14:49

Vlw, wvlinfo!! Fiquei com receio que a minha estivesse faltando algo.
Alexandre Araujo
Alexandre Araujo
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 54
Idade : 59
Data de inscrição : 14/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por mvlinfo Seg 16 Set 2013, 18:28

Alexandre Araujo escreveu:Vlw, wvlinfo!! Fiquei com receio que a minha estivesse faltando algo.
Tranquilo! Qualquer dúvida, é só dar um grito. rsrsrs
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando as velas da F! - Página 2 Empty Re: Trocando as velas da F!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos