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Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

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Mensagem por wla Qua 21 Abr 2010, 14:04

Relembrando a primeira mensagem :

Bom galera,

Ocioso no feriado resolvi trocar as pastilhas de freio traseiro eu mesmo. Não há dificuldade nenhuma e com 4 ferramentas básicas você mesmo troca a pastilha em uns 10 minutos... vamos lá... aproveitei para registrar e fazer esse tutorial

1) Mas quando trocar? Normalmente as pastilhas tem um 'vazado' no meio delas, ao chegar ao fim daquele vazado tá na hora, outra forma de ver é um exame na superfície do disco de freio, riscados no disco indicam que a pastilha já era e a troca é urgente, outro motivo seria perda da eficiência nas frenagens que pode também estar associado a outros problemas tais quais disco de freio, óleo, flexiveis, etc. No meu caso ao lavar a moto percebi os riscos no disco de freio traseiro e vi que a hora da troca havia chegado.

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2) Uma boa sugestão é dar uma lavada na moto ou então só ali na roda traseira e sistema de freio traseiro pois é um local que acumula muita sujeira, pó de pastilha, graxa e tals. E limpo é melhor de mexer...


3) As ferramentas são básicas, um jogo de chaves que pode ser de estria 12mm e 14mm (eu usei um soquete), uma chave de boca 14mm e um alicate bico fino para pinçar as travinhas das pastilhas. E você também vai precisar das pastilhas de freio..hehehe. No caso optei por pastilhas metálicas da marca Fischer, já testadas e aprovadas por alguns donos de 'F' (custaram R$ 36) a referência é: "FJ920B/M"

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4) Como não tenho um elevador ou rampa prá moto, optei pos soltar a pinça de freio, já que o acesso as pastilhas fica por baixo no caso do freio traseiro devido a posição da pinça. Um detalhe importante NUNCA APERTE O FREIO COM A PINÇA FORA DO DISCO, se fizer isso os pistões vão se fechar e você estará encrencado para colocá-los na posição correta depois.

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5) Após retirar a tampa plástica (fixada por pressão) da pinça, o próximo passo é retirar as travinhas que seguram os pinos e as que sustentam as pastilhas, primeiro retira-se a trava que segura os pinos, depois as 2 travas que sustentam as pastilhas, não retire os pinos antes de retiras essas travas senão elas pulam fora sob pressão e podem atingir você (olhos). Note que existem umas plaquinhas junto as pastilhas que você deverá utilizar nas novas. Use o alicate de bico para fazer isso.

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6) Ai estão as pastilhas velhas,

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7) Os itens que você retirou, guarde numa caixa perto da moto enquanto mexe, por que achar uma travinha dessas aí depois é um porre...

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Cool Olha a diferença entre as pastilhas velhas e novas

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9) Iniciamos o processo inverso para a montagem, coloca-se a plaquinha e as travas nas pastilhas, e com elas dentro da pinça coloca-se os pinos, depois vem a trava dos pinos e finalmente a tampa plástica que encaixa na pinça por pressão.

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10) Último passo...O detalhe mais importante é visto nesse passo, como as pastilhas velhas tem espessura menor devido ao desgaste, com as pastilhas novas a pinça não encaixará no disco de freio. A minha técnica 'mineira' é colocá-la pelas beiradas, encaixar uma beirada das pastilhas no disco e ir forçando lateralmente a pinça para que os pistões retornem um pouco e a pinça encaixe no disco novamente, exige um pouco de paciência e cuidado para não forçar muito e danificar a pastilha. Eu não recomendo mas é possível utilizar uma chave de fenda ou outra ferramenta para forçar os pistões a retornarem, mas acho que isso pode danificar as pastilhas (se estiverem instaladas) ou os próprios pistões.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 2 DSC03886 Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 2 DSC03887

Bom agora com pastilhas novas é moto na estrada....

Observações:
----------------
- Não esqueça que nos primeiros quilômetros a pastilhas ainda vão estar assentando no disco e portanto você não terá frenagens eficientes... vá com calma.
- Existe uma infinidade de marcas, modelos e preços de pastilhas de freio: Original, metálicas, semi-metálicas, orgânicas, sintetizadas e etc. Não necessariamente deve ser utilizada a mesma que eu coloquei, é importante pesquisar muito para tomar essa decisão e cuidado com pastilhas muito duras que irão consumir seu disco de freio

Se alguém quiser acrescentar algum detalhe, ou mesmo corrigir algum passo, fique a vontade, o objetivo é um tutorial correto e fácil de ser entendido, para que qualquer 'mexânico' possa fazer essa manutenção.

Falow.
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Mensagem por branco Seg 06 Set 2010, 21:57

Boa noite a todos só para acrescentar Giovani verifique tambem se as pinças de freio não estão prezas pois caso esteja preza ela vai aquecer e vai faltar freio e ao esfriar o freio retorna ok abraços
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Mensagem por IVALDO Sáb 11 Set 2010, 20:13

Wla, PARABÉNS pela aula para troca de pastilhas. Imagino que deva ter dado mais trabalho em preparar este material pra nós, do que a troca das pastilhas em si. Tenho certeza que a turma do fórum é realmente interessada em sempre passar experiências a diante, e me sinto muito orgulhoso em fazer parte do grupo "apesar de novato e um pouco ausente".
Ao acionar o freio traseiro, percebo um barulho (apito) chato, visualmente as pastilhas estão novas, porém o disco um pouco feio, muito arranhado, certamente o antigo dono da moto deve ter trocado as pastilhas anteriores já nas últimas, e a nova que colocou deve ser "pereba" como dizemos aqui no Nordeste. Mas agora terei como desmontar e dar uma olhada, obrigado!!!
Não tinha noção que há tipos diferentes de pastilha. Metálica? semi?...
Se algum amigo puder me dar um Help!!! e recomendar a mais aconselhável, pois as originais o preço é uma piada.

Abraço a todos.
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Mensagem por wla Sáb 11 Set 2010, 21:34

IVALDO, blz

Cara troque essa pastilha aí que acaba esse chiado... a pastilha pode ter vitrificado, ou ser de má qualidade mesmo.

Criei o tópico abaixo falando dos diferentes tipos de pastilha de freio, dá uma olhada lá ok.

https://gsx750f.forumeiros.com/freios-f18/quais-os-tipos-de-pastilha-de-freio-t949.htm#13308

Falow WLA.

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Mensagem por Carlos Mello Dom 12 Set 2010, 00:21

Eu compro com a RCAMOTOS.COM.BR da FISCHER
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Mensagem por IVALDO Sex 01 Out 2010, 20:31

Valeu pessoal, obrigado pelas dicas.

Grande abraço!!!!!!!!!!!!
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Mensagem por Carlos Mello Dom 03 Out 2010, 16:05

KD vc IVALDO tem andado sumido, fica mais um pouco com a gente, vez ou outra dá um aló
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Mensagem por IVALDO Dom 03 Out 2010, 19:54

Pois é Carlão. Meu computador andou me fazendo raiva, quebrando várias vezes, por isso estava ausente. Acabei fazendo um up-grade para resolver o problema.
Mas agora estou de volta.

Grande abraço!!!
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Mensagem por Carlos Mello Dom 03 Out 2010, 21:18

Cara seja muito bem vindo, e essa terra maravilhosa como é que vai, um dia deste vou falar com a mulher que vou aqui e volto já, e dá uma chegada até ai.
Foi o ESTADO onde mais me divertir, passeando pelo lado NORTE, as dunas e praias de GENIPABÚ, e pelo SUL, o MIRANTE DOS GOLFINHOS até a PRAIA de PIPA. Foram 4 dias MARAVILHOSOS. OLHA eu ae na PRAIA DO MEIO, e na entrada de PIRANGI:



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Mensagem por wla Dom 03 Out 2010, 22:26

Show heim Carlão...heheheh
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Mensagem por IVALDO Seg 04 Out 2010, 21:13

Meu amigo, vc é um quase Potiguar, um verdadeiro aventureito e conhece a terrinha mesmo ein!!! Massa!!!!!!!!!!!!!!!!
Fique a vontade, a hora que quizer vir, será muito bem recebido por mim e meus amigos e conhecerá também outros lindos lugares que a terrinha também oferece.
Fico lhe aguardando.

Um grande abraço.
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Mensagem por Carlos Mello Seg 04 Out 2010, 21:40

PODE ME AGUARDAR ASSIM QUE TIVER DE IR TE AVISO E QUEM SABE VAMOS JUNTOS COM OS DEMAIS DA REGIÃO ATE AE, NÉ NÃO WLA E SPYDER E OS DEMAIS.
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Mensagem por wla Seg 04 Out 2010, 21:53

Carlos Mello escreveu:PODE ME AGUARDAR ASSIM QUE TIVER DE IR TE AVISO E QUEM SABE VAMOS JUNTOS COM OS DEMAIS DA REGIÃO ATE AE, NÉ NÃO WLA E SPYDER E OS DEMAIS.

Meu lema atual é me chama que eu vou!!!!
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Mensagem por Carlos Mello Seg 04 Out 2010, 23:25

vá esquentando as turbinas
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Mensagem por lequirino Qua 13 Out 2010, 18:50

Eu sou "Besta" e não sabia, troquei minhas pastilhas abrindo ao meio o cáliper de freio traseiro soltando os dois parafusos. eheheheh Aprendi agora.
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Mensagem por Ricardo Seg 31 Jan 2011, 20:21

ótimo tutorial, parabéns WLA. Gostaria de uma opinião. Troquei as pastilhas traseiras e reparei que o dico está esquentando mesmo sem eu usar o freio. Então coloquei a moto no cavalete central. ao girar a roda reparei que a pastilha encosta de leve no disco, não chegando a segurar a roda. Meu mecânico disse que é normal, mas não me convenceu. Alguém saberia me informar. Obrigado
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Mensagem por Carlos Mello Seg 31 Jan 2011, 20:35

OPA CARO RICARDO, O SEU MEÂNICO TEM RAZÃO AS PASTILHAS DE FREIO FICA ENCOSTADA NO DISCO MAIS SEM FAZER FRICÇÃO NENHUM.
UMA OUTRA COISA É COMO VER SE ESTA PRENDENDO O FREIO, É COLOCAR NO DESCANÇO DO CENTRO COMO VC FEZ GIRAR A RODA E FREIAR SOLTANDO O FREIO VERIFICAR DE IMEDIATO SE A RODA ESTA LIVRE, SE TIVER TUDO EM RIBA (LEGAL) SE TIVER PRENDENDO TENS ALGO ERRADO.
QUENTO AO AQUECIMENTO NO DISCO COM PASTILHAS NOVAS É RELATIVAMENTE NORMAL, ACABA COM O ACENTAMENTO DAS MESMAS DESDE QUE ESTEJAM COMO FALEI ACIMA.
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Mensagem por Ricardo Ter 01 Fev 2011, 07:33

Obrigado Carlos Melo, como sempre vc é 10, vou fazer o teste por aqui, depois te falo. Abraço
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Mensagem por Carlos Mello Ter 01 Fev 2011, 20:39

VAI FUNDO MEU IRMÃO RICARDÃO
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Mensagem por Johannsen Ter 08 Fev 2011, 20:56

Galera achei isto num site e achei interesante repasar sobre os diferentes tipos de materias das pastilhas de freios

Quais os Tipos de Pastilha de Freio?

Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.

Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.

Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.

Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.

Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.

S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.

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Mensagem por Carlos Mello Qua 09 Fev 2011, 00:28

MUITO LEGAL ESSA MATERIA, O NOSSO FORUM TAMBEM É CULTURA, PARABENS CARO JOHANNSEN, BELA MATÉRIA.
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Mensagem por marcoswiedemann Ter 27 Set 2011, 11:00

Muito bom esse topico.
Troquei as pastilhas agora de manha não levei 30 min.
Alem de trocar as pastilhas aproveitei pra limpa e lubrifica todo o sistema de freio.
Agora a duvida tenho que troca as dianteiras tambem, sera que vai ser facil assim.
Ou tem algum segredo.
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Mensagem por Argeu Ter 27 Set 2011, 11:47

Muito bom! Agora pessoal, será que todo mundo percebeu que antes de substituir as pastilhas, o WLA se preocupou em fazer as unhas dos pés e mãos, certamente com receio dos comentários "maldosos" do nosso amigo Carlos. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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Mensagem por Carlos Mello Ter 27 Set 2011, 19:02

KKKKKKKKK E OLHA A SANDALIAS HAVAIANAS QUE ELE ESTA USANDO, SÃO AS ORIGINAIS, KKKKKKKKKKKKK
SE VC ESTIVER COM AS PASTILHAS NOVAS NA MÃO PORQUE NÃO TROCAR, VAI SE TÃO FACIL COMO ESTAS QUE VC TROCOU, SEM PROBLEMA ALGUM, VAMOS LÁ MÃOS A OBRA. O SEGREDO É QUE VC VAI DESCOBRIR E DIZER AQUI DEPOIS, COMO VC DESCOBRIU TROCANDO A DA TRAZEIRA.
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Mensagem por sergiobisnaga@uol.com.br Dom 25 Dez 2011, 08:44

Alguém poderia dar alguma dica onde comprar as pastilhas para a trazeira e para a dianteira da GSXF 750, 2007. A dica pode ser quanto a Marca, Modelo e Preços!!
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Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 2 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Carlos Mello Dom 25 Dez 2011, 23:26

OPA SERGIOBISNAGA@UOL.COM.BR, NÓS TEMOS UM PARCEIRO AQUI NO FORUM QUE VENDE ACESSE O SITE DELE, MAIS SERIA INTERESSANTE ANTES DÁ UMA LIDA NO NOSSO TÓPICO:
https://gsx750f.forumeiros.com/t1425-rca-motos-flexiveis-aeroquip
EU MESMO COMPREI LÁ NÃO SÓ AS PASTILHAS COMO O AEROQUIPE, RECOMENDO O RENATO ROMANO É GENTE FINISSIMA. (100%)
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