GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

+37
DiogoFIP
GORGONIO
alexandre.ataide
Marlon gs
clemenfi
cleber.ab
Dilan Esteves
Paulo R. Andreolli
Viper-SP
Eliezer Couto
geovanes
ESQUEMISTA
igaopasqueta
Fuchs
Halfa
Marcos_bjp
rma
Cristian
sergiobisnaga@uol.com.br
Argeu
marcoswiedemann
Johannsen
Ricardo
lequirino
IVALDO
branco
Giba Jr
Pin
Mauro
wagnerjp
giovani
Sessu
Romulo
Munir
Tonão
Carlos Mello
wla
41 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por wla Qua 21 Abr 2010, 14:04

Relembrando a primeira mensagem :

Bom galera,

Ocioso no feriado resolvi trocar as pastilhas de freio traseiro eu mesmo. Não há dificuldade nenhuma e com 4 ferramentas básicas você mesmo troca a pastilha em uns 10 minutos... vamos lá... aproveitei para registrar e fazer esse tutorial

1) Mas quando trocar? Normalmente as pastilhas tem um 'vazado' no meio delas, ao chegar ao fim daquele vazado tá na hora, outra forma de ver é um exame na superfície do disco de freio, riscados no disco indicam que a pastilha já era e a troca é urgente, outro motivo seria perda da eficiência nas frenagens que pode também estar associado a outros problemas tais quais disco de freio, óleo, flexiveis, etc. No meu caso ao lavar a moto percebi os riscos no disco de freio traseiro e vi que a hora da troca havia chegado.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03868


2) Uma boa sugestão é dar uma lavada na moto ou então só ali na roda traseira e sistema de freio traseiro pois é um local que acumula muita sujeira, pó de pastilha, graxa e tals. E limpo é melhor de mexer...


3) As ferramentas são básicas, um jogo de chaves que pode ser de estria 12mm e 14mm (eu usei um soquete), uma chave de boca 14mm e um alicate bico fino para pinçar as travinhas das pastilhas. E você também vai precisar das pastilhas de freio..hehehe. No caso optei por pastilhas metálicas da marca Fischer, já testadas e aprovadas por alguns donos de 'F' (custaram R$ 36) a referência é: "FJ920B/M"

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03889
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03866
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03867


4) Como não tenho um elevador ou rampa prá moto, optei pos soltar a pinça de freio, já que o acesso as pastilhas fica por baixo no caso do freio traseiro devido a posição da pinça. Um detalhe importante NUNCA APERTE O FREIO COM A PINÇA FORA DO DISCO, se fizer isso os pistões vão se fechar e você estará encrencado para colocá-los na posição correta depois.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03870
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03871
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03872


5) Após retirar a tampa plástica (fixada por pressão) da pinça, o próximo passo é retirar as travinhas que seguram os pinos e as que sustentam as pastilhas, primeiro retira-se a trava que segura os pinos, depois as 2 travas que sustentam as pastilhas, não retire os pinos antes de retiras essas travas senão elas pulam fora sob pressão e podem atingir você (olhos). Note que existem umas plaquinhas junto as pastilhas que você deverá utilizar nas novas. Use o alicate de bico para fazer isso.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03874
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03875
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03876


6) Ai estão as pastilhas velhas,

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03877


7) Os itens que você retirou, guarde numa caixa perto da moto enquanto mexe, por que achar uma travinha dessas aí depois é um porre...

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03878


Cool Olha a diferença entre as pastilhas velhas e novas

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03879
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03880


9) Iniciamos o processo inverso para a montagem, coloca-se a plaquinha e as travas nas pastilhas, e com elas dentro da pinça coloca-se os pinos, depois vem a trava dos pinos e finalmente a tampa plástica que encaixa na pinça por pressão.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03882
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03883
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03884
Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03885


10) Último passo...O detalhe mais importante é visto nesse passo, como as pastilhas velhas tem espessura menor devido ao desgaste, com as pastilhas novas a pinça não encaixará no disco de freio. A minha técnica 'mineira' é colocá-la pelas beiradas, encaixar uma beirada das pastilhas no disco e ir forçando lateralmente a pinça para que os pistões retornem um pouco e a pinça encaixe no disco novamente, exige um pouco de paciência e cuidado para não forçar muito e danificar a pastilha. Eu não recomendo mas é possível utilizar uma chave de fenda ou outra ferramenta para forçar os pistões a retornarem, mas acho que isso pode danificar as pastilhas (se estiverem instaladas) ou os próprios pistões.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03886 Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 DSC03887

Bom agora com pastilhas novas é moto na estrada....

Observações:
----------------
- Não esqueça que nos primeiros quilômetros a pastilhas ainda vão estar assentando no disco e portanto você não terá frenagens eficientes... vá com calma.
- Existe uma infinidade de marcas, modelos e preços de pastilhas de freio: Original, metálicas, semi-metálicas, orgânicas, sintetizadas e etc. Não necessariamente deve ser utilizada a mesma que eu coloquei, é importante pesquisar muito para tomar essa decisão e cuidado com pastilhas muito duras que irão consumir seu disco de freio

Se alguém quiser acrescentar algum detalhe, ou mesmo corrigir algum passo, fique a vontade, o objetivo é um tutorial correto e fácil de ser entendido, para que qualquer 'mexânico' possa fazer essa manutenção.

Falow.
wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo


Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Carlos Mello Sex 27 Set 2013, 14:26

SE REALMENTE FOI TROCADO ELA DEVE ESTAR NOVA AINDA, PRA VC VER SE ESTA GASTA BASTA OLHAR E OBSERVAR COMO TEM AQUI NO TUTORIAL, VEJA QUE O WLA MOSTRA UMA PASTILHA GASTA (SEM A RANHURA CENTRAL) E UMA BOA (COM RANHURA CENTRAL).
PRA VERIFICAR SEM TIRAR A PINÇA COMO VC NÃO SABE A EXPESSURA, (FREIO TRAZEIRO) BASTA VC TIRAR O PROTETOR DE PLASTICO PRETO QUE FICA EMBAIXO QUE É DE ENCAIXE E VISUALISAR A PASTILHA SE TEM A RANHURA, CASO TENHA REPONHA O PROTETOR DE PLASTICO E VOLTE A ANDAR E FREIAR ATÉ GASTAR.
VC VERIFICANDO O TUTORIAL DO WLA DÁ PRA VC VER TUDO COM DETALHES.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por EPIFANIO Sex 27 Set 2013, 16:31

Diogo se for comprar as pastilhas, dá uma olhada na RCA Moto que é parceira aqui do fórum, semana passada comprei com eles o filtro de ar e o cabo de embreagem e os valores são bons além do envio imediato.
EPIFANIO
EPIFANIO
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Carlos Mello Sex 27 Set 2013, 17:50

É VERDADE EPIFÂNIO TEMOS FALADO AQUI PARA TODOS O RENATO VIVO ROMANO O DONO DA RCAMOTOS TEM ATENDIDO A GENTE AQUI DO FORUM COM EXELENCIA E QUALIDADE, SÓ TEMOS A AGRADECER, EU MESMO O QUE TIVER QUE COMPRAR E ELE TIVER NÃO ME PREOCUPO EM PROCURAR JÁ FECHO COM ELE.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por EPIFANIO Sex 27 Set 2013, 21:11

É isso aí Carlão e da mesma forma é o pessoal da Daut Race, que estão estão dando uma atenção especial para o pessoal do fórum.
EPIFANIO
EPIFANIO
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Carlos Mello Sáb 28 Set 2013, 08:59

BEM LEMBRADO EPIFÂNIO A DAUT-RACE TEM A MESMA EXELÊNCIA.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por DiogoFIP Sáb 28 Set 2013, 11:00

Irmão Carlos Mello e EPIFANIO , irei as dicas que vocês me passaram .. hoje a tarde dai passo o relato por aqui .. e a compra irei dar prioridade o site da RCA . obrigado pela atenção
DiogoFIP
DiogoFIP
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Eliezer Couto Qua 25 Dez 2013, 18:07

Pessoal, Boa Tarde! Levando em consideração que a moto boa parte do tempo é usada em perímetro urbano,quantos KM deveria durar uma par de pastilhas traseira? Sei que ha variação de acordo com o usuário, ainda sim, qual a média! Troquei a minha e com 3.000 km ja ta na hora de trocar novamente, coloque a mesma partilha/marca informada nesse tutorial. Abraços,
Eliezer Couto
Eliezer Couto
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 263
Idade : 47
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Carlos Mello Qua 25 Dez 2013, 19:02

OPA MEU CARO ELIEZER COUTO ESTE TIPO DE MATERIAL NÃO VENCE COM O TEMPO E POR KM RODADOS E SIM POR USO MESMO (A NÃO SER POR DETERIORAÇÃO DOS COMPONENTES DAS PASTILHAS), PORTANTO INSPECIONE AS PASTILHAS E VERIFIQUE O DESGASTES CONFORME O ENTALHO CENTRAL QUE INFORMA O ESTADO DELAS.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Eliezer Couto Qui 26 Dez 2013, 11:42

Carlos, Ok, por favor, qual seriá a (MÉDIA) de Km que uma pastilha rodar? De 3.000 a 5.000 km ?De 5.000 a 10.000 km?...
Qual erá a (MÉDIA) de KM que a pastilha traseira da sua F rodadava?
Grato,
Elliezer
Eliezer Couto
Eliezer Couto
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 263
Idade : 47
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Carlos Mello Sex 27 Dez 2013, 00:55

OK MEU QUERIDO ELIEZER COUTO AS PASTILHAS DA MINHA F JÁ ESTÃO COM MAIS DE 25 KM RODADO NA ULTIMA REVISÃO AINDA TEM MUITO MATERIAL PRA GASTAR.
MAIS GERALMENTE PODE CONSIDERAR PARA FAZER UMA INSPEÇÃO COM 15 A 20 MIL KM
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por jackson rogerio lopes Seg 24 Fev 2014, 09:45

amigo que ajuda aiii.. este fim de semana segui sua diga e troquei a minha pastilha. observei que a minha nao tem os encosta da pastilha. e ja de cara ta saindo um pó que indica que ta gastando a pastilha, o meu ta na medida 4,5 mm e nao muito riscado, e a antiga pastilha só durou uns 2,000 kms , agora coloqueii marca fischer e ja ta gastando gostaria de saber quanto tempos vcs andam com um pastilha traseira e se ja trocaram o disco, a minha gsx 750 f 2007 e ta 29,000 apenas
jackson rogerio lopes
jackson rogerio lopes
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Data de inscrição : 11/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por dioginespd Seg 24 Fev 2014, 18:48

Eu coloquei uma TRW e me durou mais de 10mil o valor é meio alto mas vale a pena
dioginespd
dioginespd
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 203
Idade : 38
Data de inscrição : 20/09/2012

http://www.infosd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla - Página 5 Empty Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos