Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
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Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
Relembrando a primeira mensagem :
Bom galera,
Ocioso no feriado resolvi trocar as pastilhas de freio traseiro eu mesmo. Não há dificuldade nenhuma e com 4 ferramentas básicas você mesmo troca a pastilha em uns 10 minutos... vamos lá... aproveitei para registrar e fazer esse tutorial
1) Mas quando trocar? Normalmente as pastilhas tem um 'vazado' no meio delas, ao chegar ao fim daquele vazado tá na hora, outra forma de ver é um exame na superfície do disco de freio, riscados no disco indicam que a pastilha já era e a troca é urgente, outro motivo seria perda da eficiência nas frenagens que pode também estar associado a outros problemas tais quais disco de freio, óleo, flexiveis, etc. No meu caso ao lavar a moto percebi os riscos no disco de freio traseiro e vi que a hora da troca havia chegado.
2) Uma boa sugestão é dar uma lavada na moto ou então só ali na roda traseira e sistema de freio traseiro pois é um local que acumula muita sujeira, pó de pastilha, graxa e tals. E limpo é melhor de mexer...
3) As ferramentas são básicas, um jogo de chaves que pode ser de estria 12mm e 14mm (eu usei um soquete), uma chave de boca 14mm e um alicate bico fino para pinçar as travinhas das pastilhas. E você também vai precisar das pastilhas de freio..hehehe. No caso optei por pastilhas metálicas da marca Fischer, já testadas e aprovadas por alguns donos de 'F' (custaram R$ 36) a referência é: "FJ920B/M"
4) Como não tenho um elevador ou rampa prá moto, optei pos soltar a pinça de freio, já que o acesso as pastilhas fica por baixo no caso do freio traseiro devido a posição da pinça. Um detalhe importante NUNCA APERTE O FREIO COM A PINÇA FORA DO DISCO, se fizer isso os pistões vão se fechar e você estará encrencado para colocá-los na posição correta depois.
5) Após retirar a tampa plástica (fixada por pressão) da pinça, o próximo passo é retirar as travinhas que seguram os pinos e as que sustentam as pastilhas, primeiro retira-se a trava que segura os pinos, depois as 2 travas que sustentam as pastilhas, não retire os pinos antes de retiras essas travas senão elas pulam fora sob pressão e podem atingir você (olhos). Note que existem umas plaquinhas junto as pastilhas que você deverá utilizar nas novas. Use o alicate de bico para fazer isso.
6) Ai estão as pastilhas velhas,
7) Os itens que você retirou, guarde numa caixa perto da moto enquanto mexe, por que achar uma travinha dessas aí depois é um porre...
Olha a diferença entre as pastilhas velhas e novas
9) Iniciamos o processo inverso para a montagem, coloca-se a plaquinha e as travas nas pastilhas, e com elas dentro da pinça coloca-se os pinos, depois vem a trava dos pinos e finalmente a tampa plástica que encaixa na pinça por pressão.
10) Último passo...O detalhe mais importante é visto nesse passo, como as pastilhas velhas tem espessura menor devido ao desgaste, com as pastilhas novas a pinça não encaixará no disco de freio. A minha técnica 'mineira' é colocá-la pelas beiradas, encaixar uma beirada das pastilhas no disco e ir forçando lateralmente a pinça para que os pistões retornem um pouco e a pinça encaixe no disco novamente, exige um pouco de paciência e cuidado para não forçar muito e danificar a pastilha. Eu não recomendo mas é possível utilizar uma chave de fenda ou outra ferramenta para forçar os pistões a retornarem, mas acho que isso pode danificar as pastilhas (se estiverem instaladas) ou os próprios pistões.
Bom agora com pastilhas novas é moto na estrada....
Observações:
----------------
- Não esqueça que nos primeiros quilômetros a pastilhas ainda vão estar assentando no disco e portanto você não terá frenagens eficientes... vá com calma.
- Existe uma infinidade de marcas, modelos e preços de pastilhas de freio: Original, metálicas, semi-metálicas, orgânicas, sintetizadas e etc. Não necessariamente deve ser utilizada a mesma que eu coloquei, é importante pesquisar muito para tomar essa decisão e cuidado com pastilhas muito duras que irão consumir seu disco de freio
Se alguém quiser acrescentar algum detalhe, ou mesmo corrigir algum passo, fique a vontade, o objetivo é um tutorial correto e fácil de ser entendido, para que qualquer 'mexânico' possa fazer essa manutenção.
Falow.
Bom galera,
Ocioso no feriado resolvi trocar as pastilhas de freio traseiro eu mesmo. Não há dificuldade nenhuma e com 4 ferramentas básicas você mesmo troca a pastilha em uns 10 minutos... vamos lá... aproveitei para registrar e fazer esse tutorial
1) Mas quando trocar? Normalmente as pastilhas tem um 'vazado' no meio delas, ao chegar ao fim daquele vazado tá na hora, outra forma de ver é um exame na superfície do disco de freio, riscados no disco indicam que a pastilha já era e a troca é urgente, outro motivo seria perda da eficiência nas frenagens que pode também estar associado a outros problemas tais quais disco de freio, óleo, flexiveis, etc. No meu caso ao lavar a moto percebi os riscos no disco de freio traseiro e vi que a hora da troca havia chegado.
2) Uma boa sugestão é dar uma lavada na moto ou então só ali na roda traseira e sistema de freio traseiro pois é um local que acumula muita sujeira, pó de pastilha, graxa e tals. E limpo é melhor de mexer...
3) As ferramentas são básicas, um jogo de chaves que pode ser de estria 12mm e 14mm (eu usei um soquete), uma chave de boca 14mm e um alicate bico fino para pinçar as travinhas das pastilhas. E você também vai precisar das pastilhas de freio..hehehe. No caso optei por pastilhas metálicas da marca Fischer, já testadas e aprovadas por alguns donos de 'F' (custaram R$ 36) a referência é: "FJ920B/M"
4) Como não tenho um elevador ou rampa prá moto, optei pos soltar a pinça de freio, já que o acesso as pastilhas fica por baixo no caso do freio traseiro devido a posição da pinça. Um detalhe importante NUNCA APERTE O FREIO COM A PINÇA FORA DO DISCO, se fizer isso os pistões vão se fechar e você estará encrencado para colocá-los na posição correta depois.
5) Após retirar a tampa plástica (fixada por pressão) da pinça, o próximo passo é retirar as travinhas que seguram os pinos e as que sustentam as pastilhas, primeiro retira-se a trava que segura os pinos, depois as 2 travas que sustentam as pastilhas, não retire os pinos antes de retiras essas travas senão elas pulam fora sob pressão e podem atingir você (olhos). Note que existem umas plaquinhas junto as pastilhas que você deverá utilizar nas novas. Use o alicate de bico para fazer isso.
6) Ai estão as pastilhas velhas,
7) Os itens que você retirou, guarde numa caixa perto da moto enquanto mexe, por que achar uma travinha dessas aí depois é um porre...
Olha a diferença entre as pastilhas velhas e novas
9) Iniciamos o processo inverso para a montagem, coloca-se a plaquinha e as travas nas pastilhas, e com elas dentro da pinça coloca-se os pinos, depois vem a trava dos pinos e finalmente a tampa plástica que encaixa na pinça por pressão.
10) Último passo...O detalhe mais importante é visto nesse passo, como as pastilhas velhas tem espessura menor devido ao desgaste, com as pastilhas novas a pinça não encaixará no disco de freio. A minha técnica 'mineira' é colocá-la pelas beiradas, encaixar uma beirada das pastilhas no disco e ir forçando lateralmente a pinça para que os pistões retornem um pouco e a pinça encaixe no disco novamente, exige um pouco de paciência e cuidado para não forçar muito e danificar a pastilha. Eu não recomendo mas é possível utilizar uma chave de fenda ou outra ferramenta para forçar os pistões a retornarem, mas acho que isso pode danificar as pastilhas (se estiverem instaladas) ou os próprios pistões.
Bom agora com pastilhas novas é moto na estrada....
Observações:
----------------
- Não esqueça que nos primeiros quilômetros a pastilhas ainda vão estar assentando no disco e portanto você não terá frenagens eficientes... vá com calma.
- Existe uma infinidade de marcas, modelos e preços de pastilhas de freio: Original, metálicas, semi-metálicas, orgânicas, sintetizadas e etc. Não necessariamente deve ser utilizada a mesma que eu coloquei, é importante pesquisar muito para tomar essa decisão e cuidado com pastilhas muito duras que irão consumir seu disco de freio
Se alguém quiser acrescentar algum detalhe, ou mesmo corrigir algum passo, fique a vontade, o objetivo é um tutorial correto e fácil de ser entendido, para que qualquer 'mexânico' possa fazer essa manutenção.
Falow.
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
SE REALMENTE FOI TROCADO ELA DEVE ESTAR NOVA AINDA, PRA VC VER SE ESTA GASTA BASTA OLHAR E OBSERVAR COMO TEM AQUI NO TUTORIAL, VEJA QUE O WLA MOSTRA UMA PASTILHA GASTA (SEM A RANHURA CENTRAL) E UMA BOA (COM RANHURA CENTRAL).
PRA VERIFICAR SEM TIRAR A PINÇA COMO VC NÃO SABE A EXPESSURA, (FREIO TRAZEIRO) BASTA VC TIRAR O PROTETOR DE PLASTICO PRETO QUE FICA EMBAIXO QUE É DE ENCAIXE E VISUALISAR A PASTILHA SE TEM A RANHURA, CASO TENHA REPONHA O PROTETOR DE PLASTICO E VOLTE A ANDAR E FREIAR ATÉ GASTAR.
VC VERIFICANDO O TUTORIAL DO WLA DÁ PRA VC VER TUDO COM DETALHES.
PRA VERIFICAR SEM TIRAR A PINÇA COMO VC NÃO SABE A EXPESSURA, (FREIO TRAZEIRO) BASTA VC TIRAR O PROTETOR DE PLASTICO PRETO QUE FICA EMBAIXO QUE É DE ENCAIXE E VISUALISAR A PASTILHA SE TEM A RANHURA, CASO TENHA REPONHA O PROTETOR DE PLASTICO E VOLTE A ANDAR E FREIAR ATÉ GASTAR.
VC VERIFICANDO O TUTORIAL DO WLA DÁ PRA VC VER TUDO COM DETALHES.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
Diogo se for comprar as pastilhas, dá uma olhada na RCA Moto que é parceira aqui do fórum, semana passada comprei com eles o filtro de ar e o cabo de embreagem e os valores são bons além do envio imediato.
EPIFANIO- Moderador
- Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
É VERDADE EPIFÂNIO TEMOS FALADO AQUI PARA TODOS O RENATO VIVO ROMANO O DONO DA RCAMOTOS TEM ATENDIDO A GENTE AQUI DO FORUM COM EXELENCIA E QUALIDADE, SÓ TEMOS A AGRADECER, EU MESMO O QUE TIVER QUE COMPRAR E ELE TIVER NÃO ME PREOCUPO EM PROCURAR JÁ FECHO COM ELE.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
É isso aí Carlão e da mesma forma é o pessoal da Daut Race, que estão estão dando uma atenção especial para o pessoal do fórum.
EPIFANIO- Moderador
- Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
BEM LEMBRADO EPIFÂNIO A DAUT-RACE TEM A MESMA EXELÊNCIA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
Irmão Carlos Mello e EPIFANIO , irei as dicas que vocês me passaram .. hoje a tarde dai passo o relato por aqui .. e a compra irei dar prioridade o site da RCA . obrigado pela atenção
DiogoFIP- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
Pessoal, Boa Tarde! Levando em consideração que a moto boa parte do tempo é usada em perímetro urbano,quantos KM deveria durar uma par de pastilhas traseira? Sei que ha variação de acordo com o usuário, ainda sim, qual a média! Troquei a minha e com 3.000 km ja ta na hora de trocar novamente, coloque a mesma partilha/marca informada nesse tutorial. Abraços,
Eliezer Couto- Burgman 400
- Número de Mensagens : 263
Idade : 47
Data de inscrição : 10/08/2012
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
OPA MEU CARO ELIEZER COUTO ESTE TIPO DE MATERIAL NÃO VENCE COM O TEMPO E POR KM RODADOS E SIM POR USO MESMO (A NÃO SER POR DETERIORAÇÃO DOS COMPONENTES DAS PASTILHAS), PORTANTO INSPECIONE AS PASTILHAS E VERIFIQUE O DESGASTES CONFORME O ENTALHO CENTRAL QUE INFORMA O ESTADO DELAS.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
Carlos, Ok, por favor, qual seriá a (MÉDIA) de Km que uma pastilha rodar? De 3.000 a 5.000 km ?De 5.000 a 10.000 km?...
Qual erá a (MÉDIA) de KM que a pastilha traseira da sua F rodadava?
Grato,
Elliezer
Qual erá a (MÉDIA) de KM que a pastilha traseira da sua F rodadava?
Grato,
Elliezer
Eliezer Couto- Burgman 400
- Número de Mensagens : 263
Idade : 47
Data de inscrição : 10/08/2012
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
OK MEU QUERIDO ELIEZER COUTO AS PASTILHAS DA MINHA F JÁ ESTÃO COM MAIS DE 25 KM RODADO NA ULTIMA REVISÃO AINDA TEM MUITO MATERIAL PRA GASTAR.
MAIS GERALMENTE PODE CONSIDERAR PARA FAZER UMA INSPEÇÃO COM 15 A 20 MIL KM
MAIS GERALMENTE PODE CONSIDERAR PARA FAZER UMA INSPEÇÃO COM 15 A 20 MIL KM
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
amigo que ajuda aiii.. este fim de semana segui sua diga e troquei a minha pastilha. observei que a minha nao tem os encosta da pastilha. e ja de cara ta saindo um pó que indica que ta gastando a pastilha, o meu ta na medida 4,5 mm e nao muito riscado, e a antiga pastilha só durou uns 2,000 kms , agora coloqueii marca fischer e ja ta gastando gostaria de saber quanto tempos vcs andam com um pastilha traseira e se ja trocaram o disco, a minha gsx 750 f 2007 e ta 29,000 apenas
jackson rogerio lopes- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Data de inscrição : 11/04/2013
Re: Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla
Eu coloquei uma TRW e me durou mais de 10mil o valor é meio alto mas vale a pena
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